Lato Sensu em Cinema Documentário
Vagas: 50
Valor da Inscrição: R$ 50,00
Investimento: 18 parcelas de R$ 230,00
Período de Inscrição: 28 de janeiro a 28 de fevereiro de 2019
Início das aulas: 29 de março de 2019
Coordenador: Prof. Dr. Sérgio Henrique Carvalho Vilaça
E-mail: especializacao.cine@urca.br
Contato: Simone Oliveira
Tel: (88) 9 9903-4335
Sobre o Curso
O Curso de Especialização Lato Sensu em Cinema Documentário apresenta uma metodologia organizada em disciplinas presenciais, com aulas concentradas em dois dias sexta a noite (3 horas) e aos sábados durante manhã e tarde (8 horas). A carga didática corresponde a 39 créditos, sendo que cada crédito equivale a 15 horas perfazendo um total de 585 horas para integralização curricular. A hora aula corresponde a 60 minutos para as disciplinas teóricas e 120 minutos para as disciplinas práticas de acordo com a Resolução Nº 005/2015 – CEPE. O curso terá duração de 18 meses dividido em dois períodos: primeiro período destinado a oferta de 15 disciplinas obrigatórias e segundo período para elaboração do trabalho de conclusão. Para o período de elaboração e defesa do TCC será destinado 6 créditos que corresponde a 90 horas. As disciplinas apresentam carga horária de 01 crédito, 02 créditos, 4 créditos e 6 créditos de acordo com as especificidades formativas exigidas pelos campos conceituais e proposta de aprendizagem de cada uma.
Objetivo geral
Além de desenvolver, aprofundar e aprimorar conhecimentos adquiridos na graduação, a especialização irá fornecer instrumentos teóricos e práticos ao cursista, a fim de aperfeiçoar a leitura que fazem do meio social, ambiental e cultural no qual estão inseridos, aprimorando sua capacidade de refletir e criar ensaios audiovisuais sobre essa realidade. Especificidade intrínseca do cinema documentário. Desenvolver, aprofundar, aprimorar e instrumentalizar sobre teorias e práticas do cinema documentário tendo nos ensaios audiovisuais potencias para a reflexão sobre questões sociais, ambientais e culturais e aprender a produzir, fruir e mediar o cinema documentário.
Objetivos específicos
– Formar novos documentaristas na região do Cariri Cearense;
– Atualizar professores para o uso de novas tecnologias audiovisuais para a produção de conteúdos didáticos inovadores;
– Fomentar a fruição do cinema documentário na região do Cariri Cearense;
– Contribuir para a cultura audiovisual;
– Qualificar mão de obra especializada na produção audiovisual.
Público
Profissionais em Comunicação, Cinema, Imagem e Som, Audiovisual, Design, Jornalismo, Marketing e Publicidade, Rádio e Televisão. Bacharéis em Artes e/ou Licenciaturas na área de Artes Visuais, Letras, Pedagogia, Arquitetura, Teatro, Artes Cênicas, Dança, Música, Educação Artística, Ciências Sociais, Ciências da Informação, Moda, Tecnólogos em nível superior.
Estrutura Curricular
Carga Horária: 585
Disciplinas
Metodologia do Trabalho Científico MCT
Funções técnicas na produção documental
História do documentário
Fotografia e as relações estéticas e narrativas com o documentário
Modalidades do Documentário
Documentário Etnográfico
Roteiro e Projeto
Documentário de acervos
Documentário Nordestino
Pesquisa iconográfica e audiovisual
Financiamento audiovisual e direito autoral
Direção de fotografia e captação de som
Produção audiovisual
Modalidades de TCC híbrido
Montagem e edição no documentário
Orientação TCC
Avaliação
A avaliação tem como objetivo diagnosticar a aprendizagem e evolutiva dos estudantes em cada disciplina. Haverá duas avaliações qualitativas, com produções acadêmicas sobre os assuntos abordados durante a oferta da disciplina, uma durante o curso da disciplina, outra no final. Sendo que a média das duas deve ser igual ou maior que sete para o estudante ser aprovado. As avaliações serão apresentadas a critério dos professores, podendo ser em diversos formatos:
Provas escritas;
Seminários presenciais sobre conteúdos específico de cada disciplina do Curso;
Realização das atividades propostas nas disciplinas práticas;
Participação em atividades fora do horário do curso;
Desempenho geral durante o desenvolvimento do curso.
A avaliação deverá ser especificada no plano de ensino de cada disciplina, porém são estabelecidos como instrumentos de avaliação para conclusão do Curso de Especialização em Cinema Documentário a produção de um curta-metragem documentário e a elaboração de monografia de acordo com o especificado abaixo:
1. Curta-Metragem
Filme documentário realizado em plataforma digital. Cada aluno será responsável pela direção de um documentário de até 10 minutos. O roteiro, a produção e a direção deverão estar sob sua responsabilidade.
2. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
Os alunos deverão apresentar uma monografia sobre algum aspecto do universo do cinema documentário ou a relação deste com outras áreas de conhecimento. Esse processo de pesquisa, o cumprimento da carga horária mínima e a participação na produção do filme são imprescindíveis para a formação do aluno e o recebimento do certificado de Especialização em Cinema Documentário.
CERTIFICAÇÃO
Terá direito ao certificado o aluno que obtiver 85% de frequência em todas as disciplinas, com média 7.0 em cada disciplina cursada e o conceito satisfatório na monografia final.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
1 – Cópia de RG e CPF
2 – Cópia do Diploma ou Declaração de Conclusão de Graduação
3 – Carta de Motivação
4 – Ficha de Inscrição preenchida