Chapada-01

A Chapada do Araripe

A área da Chapada do Araripe e seu entorno caracterizam-se pelo clima tropical úmido. Esta região está submetida a condições climáticas subúmidas e com regime de chuvas bastante irregular, uma vez que a distribuição anual das chuvas se caracteriza pela grande concentração em poucos meses.

Na região, as chuvas mais significativas ocorrem no mês de fevereiro, quando se inicia a chamada “quadra chuvosa”, podendo estender-se até junho, dependendo das condições oceânicas e atmosféricas atuantes. O regime de chuvas varia em média de 700 a 1.000mm/ano.

As variações térmicas anuais na área da Chapada do Araripe são muito baixas, sendo que as temperaturas médias situam-se geralmente entre 23º C e 27º C. O período de maio a agosto é o mais ameno, com temperaturas médias entre 21º C e 25º C.

Todas estas condições climáticas intrínsecas a esta região são diretamente condicionadas pela Chapada do Araripe, uma vez que seu relevo interage com as massas de ar, proporcionando um clima relativamente ameno em relação ao entorno semiárido. Estas características climáticas também refletem na flora e fauna locais.

Fonte: Geopark Araripe