Herbário Caririense Dárdano de Andrade-Lima completa 24 anos de existência

Hoje dia 19 de setembro de 2016 o Herbário Caririense Dárdano de Andrade-Lima (HCDAL) da Universidade Regional do Cariri completa 24 anos de existência. Fundado em 19 de setembro de 1992 pelo Reitor Manoel Edílson do Nascimento, tendo como primeira curadora a Professora Maria Ivonete Carneiro de Oliveira Louro no ano de sua criação, o HCDAL possuía um acervo com cerca de 330 exsicatas.

Atualmente o acervo está sendo informatizado com o auxílio do programa Brahms, tendo sido digitalizadas 6.416 exsicatas. O acervo está disponibilizado através do INCT Herbário Virtual da Flora e dos Fungos do Brasil e no Reflora. Além disso, a partir de 2016 a coleção será fotografada e disponibilizada aos portais mencionados.

Abrigado em uma área de aproximadamente 60 m2, o acervo é acomodado em armários de metal e a climatização é proporcionada por dois aparelhos de ar-condicionado e quatro desumidificadores. Atualmente, foi finalizado sua ampliação e aquisição de equipamentos orçados em 660 mil reais, financiados pelo FINEP.

Em comemoração aos 24 anos do HCDAL a curadoria do referido herbário em parceria com as Pró-Reitoria de Extensão e de Graduação promovem a abertura no Restaurante Universitário da exposição “Chapada de Flor” retratando as flores das espécies nativas da Chapada do Araripe.