ITEC PARTICIPA DE PROJETO DE PRESERVAÇÃO DO GEOSSÍTIO SANTA FÉ.

17 de dezembro de 2018 - 11:00

Através de parceria firmada entre a Universidade Regional do Cariri – URCA, Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri e Instituto de Arqueologia do Cariri – IAC, o Instituto Tecnológico do Cariri – ITEC foi convidado para compor a equipe técnica com a tarefa de elaborar projeto topográfico para subsidiar o projeto de estruturação arquitetônica do Geossítio Santa Fé, em Crato-CE que tem como objetivo principal o plano de estruturação e socialização do Geossítio Santa Fé para visitação pública.

O Geossítio Arqueológico Santa Fé está situado no município de Crato, Chapada do Araripe, região do Cariri cearense. Trata-se de importante referência da presença do homem pré-colonial e de suas relações com o ambiente da Chapada, apresentando conjuntos de gravuras pintadas que demonstram elementos técnicos, forma e tema singulares, no Nordeste brasileiro, razão pela qual se faz necessária sua conservação, preservação e visibilidade pública, dando condições para que a comunidade em geral possa se sentir engajada no processo, que inspire participação coletiva, acessibilidade, apropriação do espaço e responsabilidade por este bem arqueológico.

No dia 10/12/18 foi executado o levantamento topográfico planialtimétrico no Sitio de Arte Rupestre Santa Fe E. Foi feito o detalhamento do Abrigo sobre rocha na Formação Exu da Chapada do Araripe onde possuem registros rupestres através de gravuras.