Romance do Pavão Misterioso

 

 

 

 

A obra Romance do Pavão Misterioso é o maior clássico do cordel. Folheto mais vendido em todos os tempos, foi escrito por José Camelo de Melo Rezende no final dos anos 20. João Melquíades Ferreira da Silva tomou posse da história e a publicou como se fosse dele, antes de Rezende.

 

A palavra “romance” no título garante tratar-se de uma narrativa feita nos moldes tradicionais: tem 32 páginas, em versos de sete sílabas ou redondilhas maiores, e sua matéria diz respeito a uma aventura de amor e de heroísmo.

 

O enredo do Romance do Pavão Misterioso é a aventura de um rapaz, chamado Evangelista, que ao contemplar a beleza de Creuza, donzela conservada prisioneira pelo conde (seu pai), sente-se invadido por um forte desejo: tirar a moça do sobrado do conde e tomá-la como mulher. Evangelista foge com Creuza, ajudado por um pavão mecânico.

 

 


Título: Romance do Pavão Misterioso Historia Completa
Autor: João Melquíasdes Ferreira da Silva
Ano: N/C
N° de páginas: 32
Editor Proprietário: José Bernardo da Silva
Impressão: Tipografia São Francisco
Local: Juazeiro do Norte – CE
Fonte: FCRB

 

Obs. No final da década de 1920 João Melchíades publicou na Paraíba o romance “História do Pavão Misterioso”, obra creditada a José Camelo, que denuncia o plágio. Entretanto, a autoria do romance continua a ser atribuída a João Melchíades, sendo que até hoje se discute a verdadeira autoria da obra.