Histórico
 

De acordo com a Resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Regional do Cariri- URCA, em 11 de julho de 2001, Resolução CEPE Nº 04/2001 foi instituído o Laboratório de Química-Biológica. Sua criação representou o início das atividades de pesquisas na URCA com envolvimento de professores, alunos e colaboradores de outras instituições, que se interessam em temas característicos da Química, Bioquímica e Biologia. Quanto à sua organização, o Laboratório de Química-Biológica é formado por quatro divisões: Divisão de Química de Produtos Naturais; Divisão de Bioquímica e Biologia Molecular; Divisão de Química Ambiental e Divisão de Química Macromolecular e Aplicada.

Desde o início de 2002, representando a Divisão de Química de Produtos Naturais, está em pleno funcionamento o Laboratório de Pesquisas de Produtos Naturais - LPPN. Suas atividades de pesquisa (em nível de Iniciação Científica) são voltadas exclusivamente para estudos com metabólitos secundáriosde origens vegetal e animal – substâncias orgânicas resultantes de vias metabólicas celulares secundárias, que do ponto de vista humano estão relacionados com medicamentos, aromas, corantes, sabores, larvicidas, inseticidas naturais, etc.

Em 30 de Abril de 2008 foi criado oficialmente o Laboratório de Pesquisas de Produtos Naturais (LPPN) sob a coordenação do Prof. José Galberto Martins da Costa – Departamento de Química Biológica. O LPPN agrega pesquisadores e estudantes desta IES e de instituições parceiras na formação e qualificação profissional. Com a implantação do Programa de Pós-Graduação em Bioprospecção Molecular/URCA, e com a adesão de outros Programas (RENORBIO) as atividades alcançaram níveis de mestrado e doutorado, elevando as qualidades das publicações e garantindo captação de recursos através de projetos.

 
(c) 2011 Laboratório de Pesquisa de Produtos Naturais. Todos os direitos reservados / Universidade Regional do Cariri - URCA
Desenvolvimento Web: Régis Monteiro Nogueira