Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Lista de Notícias

Marcos Antonio de Souza Silva

19/ 2/ 2020
Auditório do CCT - Campus CRAJUBAR (Juazeiro do Norte, CE) - 9h

Orientação: Dr. Francisco Eduardo de Sousa FilhoBanca examinadora:

Dr. Job Saraiva Furtado Neto (Membro interno/ UFCA)

Dr. Jair Stefanini Pereira de Ataíde (Membro externo/ UFPB)

 

 

RESUMO

Esta dissertação de mestrado tem como objetivo desenvolver e avaliar um protótipo interativo que visa simular as instalações elétricas de uma residência, por meio da construção de uma maquete residencial, com o uso da plataforma arduino, para apoiar o estudo de eletricidade no ensino médio, especificamente, no conteúdo de circuitos elétricos. Associada a construção do protótipo desenvolveu-se uma sequência didática, com base na teoria sociointeracionista de Vygotsky, para a realização de uma intervenção didática em uma escola pública de tempo integral da cidade de Iguatu - CE. A sequência didática está dividida em três etapas: (i) práticas experimentais; (ii) desenvolvimento de projetos com arduino; (iii) e a construção do protótipo. O uso de tecnologias foi considerado nesta proposta, pois por meio da elaboração de um aplicativo de celular os estudantes puderam controlar, no protótipo, o funcionamento do sistema de iluminação, por exemplo, a abertura e fechamento da porta e do portão, assim como o acionamento do sistema de alarme da maquete. A proposta permitiu que os estudantes exploraressem vários conceitos físicos (ex. corrente elétrica, tensão, associação de resistores, etc.). O protótipo (maquete) serviu de meio para despertar e atrair o interesse dos alunos pela Física. Aplicamos a proposta de trabalho em uma escola pública localizada no município de Iguatu no estado do Ceará. A partir dos dados obtidos durante a observação das práticas realizadas e por meio de relatórios entregues pelos alunos, constatamos a importância da presença do professor durante o processo de ensino e aprendizagem, interferindo de forma pontual, observando o desempenho deles e provocando-os para a problematização dos conteúdos programáticos sobre eletricidade associando a teoria e a prática experimental. O estudo revelou que a sequência proposta ajudou os estudantes na compreensão de conceitos da física e puderam vincular estes conceitos com sua realidade mais imediata. Mostrou que é possível tornar o ensino de física mais atrativo, participativo e adequado, com o uso de instrumentos tecnológicos, para facilitar a aprendizagem dos conceitos básicos de eletricidade.

Palavras-chave: Eletricidade, Protótipo interativo, Arduino, Ferramentas e signos.


AABSTRACT

This master's thesis the aim of this work is to develop and evaluate reporting the development of an interactive prototype that aims to simulate the electrical installations of a residence through the construction of a residential model using the Arduino platform to support the study of electricity in high school, specifically, in the content of electrical circuits. Associated with the construction of the prototype, a didactic sequence was developed, based on Vygotsky's socio-interactionist theory, to carry out a didactic intervention in a full-time public school in the city of Iguatu - CE. We divide the didactic sequence into three stages: (i) experimental practices; (ii), project development with arduino; (iii) and the construction of the prototype. The use of technologies was considered in this proposal, because through the elaboration of a cell phone application the students were able to control, in the prototype, the functioning of the lighting system, for example, the opening and closing of the door and gate, as well as the quick activation of the model alarm system. The proposal allowed within the environment it will be possible for students to explore various physical concepts (eg, electric current, voltage, resistor association, etc.). The prototype (model) served as a means to awaken and attract we understand that a visually attractive model will arouse students' interest in Physics. We applied the work proposal in a public school located in the municipality of Iguatu in the state of Ceará. From the data obtained during the observation of the practices performed and through the reports delivered by the students, we found the importance of the presence of the teacher during the teaching and learning process, interfering in a punctual way, observing their performance and provoking the students - asking them questions that lead them to problematize the programmatic contents on electricity, associating theory and experimental practice. Rethink the contents studied in a practical way. The study revealed that In addition, we realized that the application of the proposed sequence helped students to understand concepts of physics and were able to link these concepts with their most immediate reality. Showed that it is possible to make physics education more attractive, participatory and appropriate, with the use of technological instruments, to facilitate the learning of the basic concepts of electricity.

Keywords: Electricity, Interactive prototype, Arduino, Tools and signs.

 

Filtrar Título     Exibir # 
# Título do Artigo
1 DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DE JARDEANNY ALENCAR SAMPAIO
2 defesa de dissertação de Mestrado da estudante Maria Derlandia neste dia 28 de fevereiro
3 A estudante do MNPEF e Professora do Departamento de Física da URCA Maria Derlandia é aprovada no Doutorado em Ensino de Física do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.
4 Resultado final do Processo Seletivo ao Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física para Turma 2020
5 Data e horário da entrevista_2etapa_Seleção_MNPEF_turma 2020
6 LISTA DOS CANDIDATOS APROVADOS PARA REALIZAR A 2 ETAPA DO PROCESSO SELETIVO PARA O MESTRADO PROFISSIONAL NACIONAL EM ENSINO DE FÍSICA_TURMA 2020
7 Lista dos inscritos para o Processo Seletivo para o Mestrado Profissional em Ensino de Física - Turma 2020
8 PRORROGADAS AS INSCRIÇÕES ATÉ DIA 18 DE AGOSTO PARA O PROCESSO SELETIVO AO MNPEF PARA TURMA 2020
9 Resultado Final do Processo Seletivo do MNPEF_Turma2019
10 Classificados para Defesa de Memorial_Seleção do MNPEF_Turma2019
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Próximo > Fim >>
Página 1 de 9

Calendário

Agosto 2020
D 2a 3a 4a 5a 6a S
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31 1 2 3 4 5

URCA - Universidade Regional do Cariri - Rua Cel. Antônio Luis, 1161 - 63.100-000 - Pimenta - Crato/CE
Fone: (88) 3102.1212 / 3102.1204 - E-mail: urca@urca.br / gabinete@urca.br Ver localização no mapa
© 2015 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados