Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Defesa de dissertação do mestrando Jeovane Leite de Souza dia 29 de Junho de 2018
Sex, 15 de Junho de 2018 14:03

Defesa de Dissertação de Mestrado:

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO
FUNDAMENTAL COM UM KIT DE VELOCIDADE
ESCALAR MÉDIA

Jeovane Leite de Souza
29/06/2018

Campus Crajubar
Sala do Núcleo de Pesquisa Profª Joelma Monteiro de Souza
14h00min

Orientação: Profª.   Drª.  Eloisa Maia Vidal

Banca examinadora: Dr. Mário Henrique Pacheco (UFCA),  Dr. Wilson Hugo Cavalcante Freire (URCA),  Dr. George Pimentel Fernandes (URCA),  Profª. Dra. Eloisa Maia Vidal(UECE), Presidente.

RESUMO

Nesse trabalho, propõe-se o estudo da velocidade média no ensino fundamental, mais precisamente no 9 ano, onde os alunos estão fazendo uma transição para o ensino médio. Os conceitos de física no ensino fundamental são propostos pelo os PCN's com o intuito de que os alunos possam desenvolver suas habilidades com a interação entre a teoria e a prática. Por essa relação harmoniosa, buscou-se a criação de um kit de velocidade média, feito com equipamento de baixo custo com a fnalidade de que os alunos pudessem ter a oportunidade de fazer uma comparação justa entre o assunto abordado nos livros que recebem das editoras e com o professor, esse mediador indispensável na reprodução do conhecimento, dar uma certa visão sobre a física fundamental para a formação do conhecimento científco. Onde os alunos por meio do cotidiano vivenciam situações e fenômenos que podem fazer de seu conhecimento prévio com esse kit, um levantamento de novos pontos que evoluem em seu pensamento sobre o conceito de velocidade media e partir do uso desse produto educacional, transformar sua opinião que já é de seu contexto diário, em uma aprendizagem mais signifcativa em âmbito cientifco, capaz de promover a interdisciplinaridade entre o cálculo e a opinião expressa escrita em um linguagem motivacional e dar continuidade de seus estudos no ensino médio para cada vez mais evoluir no seu processo de ensino de física na Educação.
Palavras-chave: Velocidade Média; Ensino de Física; Aprendizagem Signifcativa; Conhecimento Científico


ABSTRACT

In this paper, it is proposed to study the average speed in elementary education, more precisely in the ninth year, where students are making a transition to high school. The concepts of physics in fundamental education are proposed by the NCP's in order for students to develop their skills with the interaction between theory and practice. This harmonious relationship sought to create a medium-speed kit made with low-cost equipment so that students could have the opportunity to make a fair comparison between the subject addressed in the books they receive from the publishers and with the teacher, this indispensable mediator in the reproduction of knowledge, give a certain insight into the fundamental physics for the formation of scientifc knowledge. Where students through everyday life experience situations and phenomena that can make their prior knowledge with this kit, a survey of new points that evolve in their thinking about the concept of average speed and from the use of this educational product, transform their opinion that is already in its daily context, in a more meaningful learning in the scientifc feld, able to promote the interdisciplinarity between the calculation and expressed opinion written in a motivational language and give continuity of his studies in high school to increasingly evolve in his process of physics teaching in Education.
Key-word: Media Velocity, Physics Teaching, Signifcant Learning, Scientifc Knowledge

 

 

 

Calendário

Setembro 2019
D 2a 3a 4a 5a 6a S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 1 2 3 4 5

URCA - Universidade Regional do Cariri - Rua Cel. Antônio Luis, 1161 - 63.100-000 - Pimenta - Crato/CE
Fone: (88) 3102.1212 / 3102.1204 - E-mail: urca@urca.br / gabinete@urca.br Ver localização no mapa
© 2015 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados