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defesa de dissertação de Mestrado da estudante Maria Derlandia neste dia 28 de fevereiro
Qui, 27 de Fevereiro de 2020 10:19

MARIA DERLANDIA DE ARAÚJO JANUÁRIO

28/ 2/ 2020
Auditório do CCT - Campus CRAJUBAR (Juazeiro do Norte, CE) - 16h

Orientação: Dr. Francisco Augusto Silva NobreBanca examinadora:  Dr. Alexandre Magno Rodrigues Teixeira ( URCA)Dra. Roseli Barbosa (URCA)
Dr. Edgard Morya (IIN-ELS1)

 

 

RESUMO

Nos últimos anos, os estudos do campo da neurociência vêm progredindo e ganhando destaque através de bases científicas e descobertas ligadas ao processo de aprendizagem. Isso é sem dúvida, uma revolução para o meio educacional, pois o interesse pelo funcionamento do cérebro e suas potencialidades, junto ao progresso tecnológico, tem garantido um avanço científico significativo, cooperando para o entendimento da mente humana. Dessa forma, esse trabalho teve por finalidade desenvolver, aplicar e avaliar os resultados de aprendizagem em uma intervenção pedagógica, através de uma sequência de ensino à luz da Neurociência Educacional, e um Produto Educacional, composto por um folheto de cordel em formato de História em Quadrinho sobre Relatividade Restrita. Adotamos uma abordagem da pesquisa qualitativa e de pesquisa-ação para realização da intervenção pedagógica, que aconteceu em cinco encontros, em uma turma do nono ano do Ensino Fundamental de um colégio da cidade de Juazeiro do Norte – CE. A sequência de ensino, desenvolvida e aplicada, contém cinco etapas fundamentadas nas contribuições teóricas de Mora e Cosenza; Guerra, que trazem para a sala de aula o conhecimento sobre as emoções, a atenção, as memórias, o humor, a motivação e ambiente de estudo, que são elementos que contribuem no processo ensino-aprendizagem. Através do folheto de cordel intitulado, “Uma viagem arretada para uma tá de Relatividade”, foi possível oferecermos aulas dinâmicas, superando os métodos tradicionais que inibem a atuação criativa do estudante.
Palavras-chave: Neurociência Educacional, Cordel, História em Quadrinhos, Relatividade Restrita.


AABSTRACT

In recent years, studies in the field of neuroscience have progressed and gained highlight through scientific bases and discoveries applied to the learning process. This is undoubtedly a revolution for educational teaching, as the interest in the functioning of the brain and its potential, along with technological progress, has guaranteed a significant scientific advance, cooperating for the understanding of the human mind. In this way, this work had the use of developing, applying and evaluating the learning results in a pedagogical intervention, through a sequence of teaching in the light of Educational Neuroscience, and an Educational Product, composed of a cordel leaflet in Comic Book format about Special Relativity. We took a qualitative research and research-action approach to carry out pedagogical intervention, which took place in five meetings, in a class of the ninth grade in an elementary school in the city of Juazeiro do Norte - CE. The teaching sequence, developed and applied, contains five stages based on the theoretical contributions of Mora and Cosenza; Guerra, who brings to the classroom knowledge about emotions, attention, such as memories, humor, motivation and study environment, which are the elements that contribute to the teaching-learning process. Through the cordel leaflet entitled, "A great trip to a such relativity", it was possible to offer dynamic classes, surpassing traditional methods that inhibit the student's creative activity.
Keywords: Educational Neuroscience, Cordel, Comics, Special Relativity.
Att.Professor Claudio DantasCoordenação do MNPEF_POLO31_URCA

 

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