Órgãos Vinculados

Acesso Rápido


Telefones úteis
Página Inicial Últimas Notícias Novas defesas de dissertações ocorridas
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Novas defesas de dissertações ocorridas
Ter, 14 de Maio de 2019 18:23

Duas novas defesas de dissertação foram realizadas no mês de abril. No dia 22 de Abril, a mestranda Maria Belo Silva Lima, apresentou no campus Pimenta da URCA a conclusão de sua pesquisa intitulada "O Estágio Curricular Supervisionado em Gestão Escolar como instrumento de aproximação da prática pedagógica universidade e escola: um olhar dos estagiários do curso de Pedagogia sobre suas contribuições e limitações", sob orientação da professora  Dra. Maria Socorro Lucena Lima.

 

 

 

Na banca examinadora estavam presentes as docentes Dra. Francione Charapa Alves, coorientadora, a Dra. Zuleide Fernandes de Queiroz, membro interno do programa e a Dra. Elisangela André da Silva Costa, membro Externo da UNILAB. Maria falou um pouco sobre o êxito ao término do curso: "Terminar o mestrado profissional em educação é, nessa atual conjuntura, um passo a mais no nosso crescimento profissional e político e, ao mesmo tempo, um grande desafio que nos motiva a ter uma postura cada vez mais reflexiva do nosso papel social enquanto  educador. Apesar de  termos ciência da importância da educação no crescimento pessoal e profissional de todas as pessoas nos deparamos com  políticas governamentais que fragmentam o conhecimento, direcionado-o somente a uma classe social. Espero que um dia todos os professores tenham condições políticas e estruturais de dar continuidade a sua formação para que nas suas práticas educativas tornem a  aprendizagem cada vez mais significativa para si mesmos e, principalmente para os educandos".

Também no campus Pimenta, no dia 26 de abril foi o momento que o mestrando Alexandre Ribeiro da Silva defendeu sua dissertação para a banca examinadora. Com o tema "INSTALAÇÕES GEOGRÁFICAS: UMA CONTRIBUIÇÃO AO ENSINO E A APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL",  orientada pelo Prof Dr. Emerson Ribeiro e com os professores avaliadores Dr. George Pimentel  Fernandes, como membro interno e  a Dra. Sandra Maria Fontenele Magalhães como membro externa da Universidade Estadual do Vale do Acaraú a pesquisa obteve aprovação.


 

Através da fala de Alexandre é possível perceber todo o sucesso do ciclo que se fecha: "No âmbito pessoal, foi a realização de um sonho, poder fazer um mestrado, em que tive a experiência da superação cotidiana de minhas limitações, realmente  foi uma conquista. No âmbito profissional, foi  a oxigenação  de minha prática pedagógica e abertura para novas reflexões  da atual conjuntura educacional. Agradeço a todos que contribuíram com oportunidades inclusivas a minha aprendizagem. Gratidão a todos do programa".

O programa do mestrado profissional em educação da URCA parabeniza os agora mestres da turma 2017.2.

 

Calendário

Julho 2020
D 2a 3a 4a 5a 6a S
28 29 30 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 1

URCA - Universidade Regional do Cariri - Rua Cel. Antônio Luis, 1161 - 63.100-000 - Pimenta - Crato/CE
Fone: (88) 3102.1212 / 3102.1204 - E-mail: urca@urca.br / gabinete@urca.br Ver localização no mapa
© 2015 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados