Órgãos Vinculados

Acesso Rápido


Telefones úteis
Página Inicial Últimas Notícias Defesas de Dissertação
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Defesas de Dissertação
Seg, 17 de Junho de 2019 22:30

Mais defesas de dissertação foram realizadas no programa de Mestrado Profissional em Educação da URCA. O mestrando Edilânio Rodrigues Macário defendeu sua dissertação no dia 04 de junho  sob orientação do professor Dr. Josier Ferreira e deu um relato sobre sua experiência no mestrado.

"O Mestrado Profissional em Educação me proporcionou uma apropriação  das mais diversas temáticas que precisam ser debatidas e que cercam a cena escolar atualmente, fazendo com que a academia se aproximasse, notadamente, com a Educação Básica. Possibilitou uma maior ampliação para o tema Educação, constituindo-se como forma de resistência frente à política de cortes desferida contra a pesquisa, a produção científica e intelectual pelo atual governo. Portanto, as palavras que definem tal momento são: realização, por ter conseguido concluir esta etapa importante da minha vida; e abertura para aprender sempre mais, descobrindo sempre novos horizontes intelectuais e abarcando mais conhecimentos face à vida que se desdobra." Afirmou Edilânio, para a alegria de todos os envolvidos no programa.

Segue registro do dia da sua defesa.
.
No dia 28 de maio foi a vez da mestranda Margarida Maria de Souza Santos Albuquerque que defendeu sua dissertação sobre o livro didático de matemática, sob a orientação da professora Dra Ariza Rocha. Também temos o registro desse momento ímpar para o programa.

Margarida também deu seu depoimento para o programa: "O Mestrado em Educação era um sonho que parecia distante, mas que a URCA me possibilitou realizar. Foi uma fase importante da minha vida, na qual vivenciei momentos riquíssimos de trocas de experiências e de construção de “novos” conhecimentos; Através das discussões das temáticas abordadas pelos docentes do PMEDU, consegui ampliar a minha leitura do mundo e compreender o contexto educacional que estamos inseridos. Assim, acredito que todos nós melhoramos enquanto ser social, com os aprendizados que adquirimos durante as aulas e nos momentos de estudos individuais. Cada um com foco na sua pesquisa e todos com o mesmo objetivo, que é contribuir para formação de uma sociedade justa e melhor para todas/os. Nesse sentido, com a minha pesquisa “O livro didático e a Matemática Moderna na perspectiva de Osvaldo Sangiorgi (1960-1980)” esperamos contribuir para melhoria do processo de ensino-aprendizagem da disciplina de matemática e proporcionar aos educadores fundamentação teórica, que os auxiliem a (re)significarem sua prática pedagógica. Resultando como produto quatro artigos e um ebook, por enquanto pois a pesquisa não se encerra por aqui, esta aberta a outros olhares e novas perspectivas. A palavra que me define é GRATIDÃO, a todos docentes do PMEDU e aos caros colegas de turma."

Parabenizamos os recentes mestres em educação.


 

Calendário

Setembro 2019
D 2a 3a 4a 5a 6a S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 1 2 3 4 5

URCA - Universidade Regional do Cariri - Rua Cel. Antônio Luis, 1161 - 63.100-000 - Pimenta - Crato/CE
Fone: (88) 3102.1212 / 3102.1204 - E-mail: urca@urca.br / gabinete@urca.br Ver localização no mapa
© 2015 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados