Órgãos Vinculados

Acesso Rápido


Telefones úteis
Página Inicial Últimas Notícias Defesas realizadas
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Defesas realizadas
Qua, 07 de Agosto de 2019 09:58

Duas novas defesas foram realizadas pelo programa de Mestrado Profissional em Educação da URCA na linha de pesquisa de formação de professores, currículo e ensino.

A aluna Rebeca Baia defendeu sua dissertação com o tema "A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE A ARTE DE NARRAR E O OLHAR PELA “JANELA” DE QUEM EDUCA" sob orientação da professora Dra. Dulcinéa Loureiro, com a presença de grande público entre amigos, familiares e comunidade acadêmica.

 

"A mestranda deu seu depoimento sobre a conclusão de sua pesquisa. A arte de narrar promove encontros, e é graças a esta belíssima arte milenar que hoje estamos todxs juntxs aqui para mais um feliz encontro. Foi mediado pelo interesse na literatura, seja ela oral ou escrita, que nos encontramos e nos reencontramos.Um encontro de partilhas, aprendizagens, vivências e experiências, em que cada um de nós podemos nos relacionar com as narrativas. Estou muito feliz com nossos encontros! E tudo que vivemos, compartilhamos, estudamos, experienciamos, só foi possível pelo envolvimento e amor a esta temática tão essencial, que nos humaniza, porém tão negligenciada nos espaços educacionais. Desejo que possa haver cada vez mais aprendizagem, desenvolvimento e encontros mediados pela arte de narrar. Eu diria: Tempo, histórias e café: a arte de unir as pessoas." (Rebeca Baia)

Assim como o mestrando Leilson Barros que defendeu sua pesquisa de dissertação intitulada "#CHEGUEIENSINOMÉDIO: EDUCAÇÃO E TRABALHO, DESAFIOS DE UMA AÇÃO DE INTEGRAÇÃO E AS IMPLICAÇÕES DA GERAÇÃO NEM-NEM (2017-2018)", orientada pela coordenadora do programa a professora Dra. Zuleide Queiroz.

 

O aluno também deu seu depoimento sobre esse momento rico de conclusão para o mestrado.

"O trabalho é uma breve reflexão sobre a juventude, o espaço e o tempo social que ocasionaram no surgimento da geração titulada “geração nem-nem”, ou seja, aqueles que nem estudam e nem trabalham, a partir da escola profissional. Esta reflexão se mostra importante porque a juventude, ao fazer suas escolhas, as fazem de acordo com as circunstâncias apresentadas, sendo essas determinadas pelo tempo histórico e social vivenciado, vinculados ao desenvolvimento e interesses da formação do capital humano. Todo esse trabalho é fruto do Programa de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Regional do Cariri – URCA, programa esse que possibilitou o acesso a formação stricto sensu no interior do Estado do Ceará, ampliando espaços que só eram acessados caso fôssemos aos grandes centros. Com isso, podemos mostrar as pesquisas desenvolvidas no interior e facilitar o acesso a essas formações àqueles que muitas vezes não tem condições de buscar essa formação nas capitais, assumindo assim uma função social importante da educação, ampliar os espaços de formações." (Leilson Barros)

 

Calendário

Setembro 2019
D 2a 3a 4a 5a 6a S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 1 2 3 4 5

URCA - Universidade Regional do Cariri - Rua Cel. Antônio Luis, 1161 - 63.100-000 - Pimenta - Crato/CE
Fone: (88) 3102.1212 / 3102.1204 - E-mail: urca@urca.br / gabinete@urca.br Ver localização no mapa
© 2015 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados