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Defesas concluídas
Sex, 16 de Agosto de 2019 21:42

Mais duas vezes foram registradas no programa do Mestrado Profissional em Educação da URCA. O estudante Osvaldo Bezerra concluiu sua pesquisa de dissertação que tratou sobre a inserção de jovens do ensino médio das escolas profissionalizantes da região metropolitana do cariri apresentando seus ricos resultados para a banca avaliadora.

 

 

 

Osvaldo deu um depoimento muito significante sobre a importância da conclusão do mestrado em sua vida pessoal e profissional: "Pesquisar, analisar e procurar compreender o funcionamento da educação nas Escolas Estaduais de Educação Profissional do Estado do Ceará - EEEPs foi sem dúvida uma empreitada desafiadora, porém compensatória, pois é nessa modalidade da educação pública que venho atuando há seis anos. E nesses anos de experiência, me veio o desejo de compreender melhor quais os propósitos dessa educação no estado, o que espera e pensa o jovem que ingressa em uma escola profissional e por que boa parte desses jovens não está conseguindo, após egresso, sua inserção no mercado de trabalho. A pesquisa bibliográfica ou teórica foi fundamental nesse processo de busca e encontro com algumas respostas, a análise crítica e aprofundada de alguns autores que foram importantes referências, forneceram a base para uma interpretação crítica e mais aprofundada dos dados. A pesquisa de campo e o contato mais próximo com as EEEPs pesquisadas possibilitaram comparar dados e resultados em busca de uma análise mais consistente. Foi possível constatar com a pesquisa desenvolvida que o projeto governamental de criação da rede de escolas profissionais do estado consistiu em um grande projeto educacional, que tem contribuído consideravelmente com a educação do estado. Porém, há pontos questionáveis e a serem criticados com base na pesquisa desenvolvida. O primeiro deles é a permanência de fortes traços do tecnicismo ainda presentes na organização estrutural e pedagógica destas escolas, a adoção do Manual de Tecnologia Empresarial Socioeducacional (TESE) tem sido aplicada como uma “espécie de receita” para o funcionamento das EEEPs, muitas vezes comparando o funcionamento dessas escolas aos das empresas, ignorando assim, a sua realidade enquanto instituição pública de ensino. Assim, ao apresentar-se como solução para os problemas da educação, a TESE desconsidera a complexa teia de fatores que influenciam o processo de ensino e aprendizagem em uma instituição pública, é como se a realidade de crise econômica (desemprego, exclusão social), política (corrupção, ingerência do dinheiro público), social (crise de valores éticos) e a violência que atingem tantos jovens não influenciassem a realidade escolar. Através desta pesquisa realizada pude vivenciar uma rica experiência que contribuiu significativamente para um maior conhecimento da minha prática docente nas EEEPs, espero assim, ter contribuído para a construção do conhecimento sobre o tema e de modo particular sobre a realidade mais específica das escolas profissionais da Região Metropolitana do Cariri – RMC e dos jovens que nela ingressam e concluem o Ensino Médio. Por fim, gostaria de destacar a importância do Programa de Mestrado Profissional em Educação – MPEDU, da Universidade Regional do Cariri - URCA, que ao oportunizar vagas para professores da educação básica, viabiliza as suas pesquisas, melhorando assim as suas as práticas docentes. Tem sido muito gratificante encontrar na universidade um espaço de discussão e de participação dos professores da rede pública. Certamente as pesquisas desenvolvidas nas escolas da Região do Cariri e no seu entorno, irão impactar de forma positiva, contribuindo para estudos e pesquisas em diversas temáticas na área da educação."

O programa expressa sua mais profunda alegria com mais um mestre formado e disposto a contribuir com a educação da região. Outra colega que finalizou seus trabalhos de pesquisa de dissertação foi a estudante Jaqueline Herculano, que apresentou em sua defesa os resultados de um trabalho em educação relacionado a inclusão de pessoas com deficiência, tema de bastante relevância na atualidade.

 

"Participar da primeira turma do Mestrado profissional da URCA, foi muito importante para a minha formação de professora da Educação Básica. Trabalho com inclusão de pessoas com deficiência e minha pesquisa foi realizada nessa direção. Agreguei valores inestimáveis nos dois anos do curso, algo que irei levar para minha vida pessoal e profissional. Agradeço imensamente cada professor que fez parte da minha história na URCA e de forma especial ao meu orientador prof. Dr. George Pimentel. Valeu!!" Disse Jaqueline após sua defesa.

 

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