Órgãos Vinculados

Acesso Rápido


Telefones úteis
Página Inicial Últimas Notícias Mais defesas concluídas julho e agosto turma 2017.2
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Mais defesas concluídas julho e agosto turma 2017.2
Sex, 25 de Outubro de 2019 17:04

Mais duas defesas foram concretizadas no programa de Mestrado Profissional em Educação da URCA nos meses de julho e agosto de 2019.

A estudante Francisca Maria defendeu sua pesquisa intitulada: "Diversidade e diferença na escola: perspectivas e desafios frente aos novos arranjos familiares" sob a orientação da professora Dra Iara Araújo e obteve mais um êxito para o curso e com uma temática tão necessária e relevante para os dias de hoje.

 

 

Francisca deu seu importante relato de como foi seu caminho e de sua pesquisa até este feliz momento de conclusão do seu trabalho: "A experiência de cursar um Mestrado Profissional em Educação foi desafiadora e gratificante ao mesmo tempo. Desafiadora porque são muitas noites de sono perdidas, longas horas de estudo, sem nos afastarmos de nossas atividades profissionais e, gratificante por ser um curso na nossa região, em nossa universidade e com linhas de pesquisas com temas atuais e urgentes. Minha pesquisa intitulada: Diversidade e diferenças na escola: perspectivas e desafios frente aos novos arranjos familiares busca operacionalizar a problemática das diferenças e diversidades no contexto escolar por meio de observações nas práticas cotidianas e entrevistas com gestores e professores, percebendo de que forma a escola vem acolhendo e dialogando com os diferentes arranjos familiares que se pronunciam através dos alunos que acolhe. Acreditamos, que esse estudo vá contribuir para o estreitamento da relação entre família, gênero e educação, ressaltando a necessidade e urgência  de um currículo que contemple o respeito aos direitos humanos, diversidades e igualdade."

Outra estudante que pôde comemorar foi Katissa Galgania, que defendeu sua pesquisa de mestrado com o tema: "Nível de bem estar espiritual em adeptos de religião africana", a orientação foi do professor Dr. Glauberto Quirino e a experiência de trabalhar essa temática dentro da educação foi enriquecedora para a aluna e para o programa, como a própria menciona em seu depoimento.

"O  mestrado profissional em Educação representou um caminho novo na minha vida pessoal e profissional. Não foi um atalho mais sim uma nova forma de olhar um mundo sobre uma perspectiva da  ancestralidade, saúde espiritual e bem estar. Com essa experiência pude enxergar além dos sintomas educacionais muitas possibilidades de resgatar  histórias  perpassadas pela humanidade cheia de preconceitos e estigmas. A ação e a emoção resumem esse ciclo concluído com muita dedicação e amor, amigos e aprendizagem." Afirmou Katissa após a conclusão de sua defesa e sua aprovação.

Parabenizamos as estudantes!

 

Calendário

Abril 2020
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2

URCA - Universidade Regional do Cariri - Rua Cel. Antônio Luis, 1161 - 63.100-000 - Pimenta - Crato/CE
Fone: (88) 3102.1212 / 3102.1204 - E-mail: urca@urca.br / gabinete@urca.br Ver localização no mapa
© 2015 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados