Órgãos Vinculados

Acesso Rápido


Telefones úteis
Área de Concentração e Linhas de Pesquisa
Ter, 07 de Março de 2017 18:03

 

O CMAE tem como eixo estruturador a área de concentração Cuidado de Enfermagem e Saúde, que abrange temáticas relacionadas ao cuidado de enfermagem e práticas de saúde nas diferentes fases do ciclo vital humano.

Nesse sentido, o cuidar de Enfermagem refere-se a uma dimensão das práticas de atenção à saúde, dirigidas às pessoas, famílias e comunidades, o que engloba comportamentos, técnicas, processos, padrões cognitivos e ações interativas.

Esta Área de Concentração tem duas linhas pesquisa: Enfermagem e Saúde nas Dimensões Pública e Coletiva e Cuidado de Enfermagem e Saúde nas Diferentes Fases do Ciclo Vital

 

 

Linhas de Pesquisa e Eixos Temáticos

 

Linha 1) Enfermagem e Saúde nas Dimensões Pública e Coletiva

Ementa: Envolve pesquisas relacionadas ao cuidado de enfermagem e saúde no processo saúde/doença prestado aos indivíduos nos grupos sociais, às famílias e às comunidades. Inclui projetos de pesquisa que têm por objeto a saúde como um fenômeno social, com a finalidade de compreender o processo saúde/doença na dimensão coletiva e propor cuidados em saúde processos e gestão da Enfermagem..

Esta linha tem como eixos temáticos:

a) Cuidado de Enfermagem no contexto da promoção da saúde

Descrição: Compreende estudos relativos ao cuidado em saúde e enfermagem direcionado aos indivíduos nos grupos sociais, às famílias e às comunidades, nos diferentes contextos de saúde, sociais e de ensino, com ênfase na promoção da saúde.
Responsável: Profa. DrªMaria de Fátima Antero Sousa Machado
http://lattes.cnpq.br/4194885068583094

b) Cuidado de Enfermagem no contexto da saúde ambiental

Descrição: Visa estudar as relações entre saúde e ambiente e suas implicações para o cuidado de Enfermagem nas diferentes formas de intervenção que propiciem conhecimentos para a conservação do meio ambiente, promoção da saúde e ampliação do cuidado de enfermagem de indivíduos, famílias e comunidades.
Responsável: Profa. DrªMaria do Socorro Vieira Lopes
http://lattes.cnpq.br/3903909065831668

c) Enfermagem no contexto da gestão e produção subjetiva do cuidado

Descrição: Pretende discutir os processos sociais que envolvem a vida e a manutenção da saúde no nível individual e coletivo, os modos de subjetivação das práticas assistenciais e dos modelos de atenção à saúde, bem como, analisar as fragilidades e potencialidades na gestão e planejamento do cuidado em saúde com ênfase no processo de trabalho, resolutividade da atenção e integralidade.
Responsável: Prof. Dr. Antônio Germane Alves Pinto
http://lattes.cnpq.br/5229474868285400

d) Cuidado de Enfermagem e Epidemiologia nas Políticas, Programas e Serviços de Saúde

DescriçãoInvestiga os determinantes sociais do processo saúde-doença da coletividade de agravos específicos nos territórios (por exemplo, doenças transmissíveis e endêmicas), considerando aspectos relacionados às desigualdades existentes entre classes e distintos grupos sociais. Assim, como evidenciar as distribuições espaciais e temporais, com ênfase no impacto sobre a reorganização da rede, a reestruturação da oferta, as condições de acesso da população e no engajamento político-social.
Responsável: Profa. Drª. Edilma Gomes Rocha Cavalcante
http://lattes.cnpq.br/9472678147369173

e) Cuidado de Enfermagem no contexto da sexualidade e reprodução humanas

Descrição: Investiga os cuidados de Enfermagem, práticas e experiências de homens e mulheres referentes à sexualidade e à reprodução em diferentes contextos socioculturais observando suas posições no cuidado à saúde pública e coletiva. Assim como, analisa a articulação da reprodução e da sexualidade às questões de gênero, expressões, experiências e práticas sociais, culturais, políticas e de saúde relacionando-as à promoção da saúde.
Responsável: Prof. Dr. Glauberto da Silva Quirino
http://lattes.cnpq.br/6349376581215170

f) Cuidado de Enfermagem no contexto da promoção da saúde da pessoa com deficiência

Descrição: Investiga aspectos relativos à promoção da saúde e o cuidado de enfermagem às pessoas com deficiência na perspectiva de identificar fatores de risco, perfil de saúde/doença e produzir e validar tecnologias assistivas e de educação em saúde adaptados para pessoas com deficiência, com a finalidade de promover a qualidade de vida.
Responsável: Profa. Drª. Evanira Rodrigues Maia
http://lattes.cnpq.br/8560595563251523

g) Cuidado de Enfermagem no contexto das representações de gênero, vulnerabilidades e violências

Descrição: Abordar as principais condições que atingem segmentos populacionais e são responsáveis pelas inúmeras vulnerabilidades sociais, com destaque para as questões que envolvem a sexualidade, identidade de gênero e orientação sexual e suas consequências, como as violências. Neste contexto, objetiva ainda discutir como o cuidado de enfermagem, como estratégia de prevenção e enfrentamento se materializa, a partir das implicações da profissão na promoção da saúde da saúde, prevenção, diagnóstico e intervenção nas condições de vulnerabilidades sociais e violência.
Responsável: Profa. Drª. Grayce Alencar Albuquerque
http://lattes.cnpq.br/7641791864825372

 

Linha 2) Cuidado de Enfermagem e Saúde nas Diferentes Fases do Ciclo Vital

Ementa: Envolve estudos acerca das ações e intervenções de Enfermagem em situações clínicas e das respostas humanas ao processo saúde-doença nas diferentes fases do ciclo vital. Inclui projetos de pesquisa que tem por objeto a assistência de enfermagem, a fim de propor cuidados de enfermagem nas esferas da prevenção, do diagnóstico, do tratamento e da reabilitação.

Esta linha tem como eixos temáticos:

a) Cuidado de Enfermagem na saúde cardiovascular nas diferentes fases do ciclo vital

Descrição: Contempla o processo de cuidar de enfermagem e saúde e o uso de tecnologias em pessoas com doenças cardiovasculares agudas e crônicas nos níveis primário, secundário e terciário de atendimento, visando a promoção da saúde, prevenção de complicações cardiovasculares e a segurança do paciente.
Responsáveis: Profa. Drª. Célida Juliana de Oliveira - http://lattes.cnpq.br/3824650739951352
Profa. Drª. Emiliana Bezerra Gomes - http://lattes.cnpq.br/5714284649141237

b) Cuidado de Enfermagem no contexto da promoção, prevenção e tratamento do câncer nas diferentes fases do ciclo vital

Descrição: Engloba estudos que visam conhecer a distribuição, magnitude e tendência da doença oncológica e dos seus fatores de risco na população, com a identificação de seus condicionantes sociais, econômicos e ambientais, com o objetivo de subsidiar cuidados de Enfermagem nas esferas da atenção primária, secundária e terciária de atendimento.
Responsável: Profa. Drª. Vitória de Cássia Félix Rebouças
http://lattes.cnpq.br/4423631244267147

c) Cuidado de Enfermagem no contexto da promoção, prevenção e tratamento do diabetes mellitus nas diferentes fases do ciclo vital

Descrição: Engloba estudos que objetivam conhecer a problemática do diabetes mellitus tipo 1 e 2 no contexto da saúde pública brasileira, suas implicações na saúde do indivíduo, família, comunidade e implementação de cuidados de enfermagem voltados ao atendimento das suas necessidades. Ainda, tem como foco a avaliação em saúde/e ou de serviços de saúde no contexto desse agravo.
Responsável: Profa. Drª. Ana Maria Parente Garcia Alencar
http://lattes.cnpq.br/2258952716221165

d) Cuidado de Enfermagem baseado em evidências e as tecnologias de Enfermagem e de saúde

Descrição: Contempla a prática de cuidados de enfermagem e de saúde baseados em evidências nos níveis de atenção primária, secundária e terciária, no âmbito da prevenção, promoção, recuperação e reabilitação, assim como a gestão, avaliação e inovação de tecnologias de enfermagem e de saúde.
Responsável: Profa. Drª. Maria Corina Amaral Viana
http://lattes.cnpq.br/2465308576513090

e) Cuidado de Enfermagem no contexto da promoção da saúde e prevenção de doenças à saúde da mulher nas diferentes fases do ciclo vital

Descrição: Aborda o contexto da atenção à promoção e à prevenção de condições, especialmente crônicas, que afetam à saúde da mulher, com base nas boas práticas e incorporação de tecnologias no cuidado de enfermagem, considerando o perfil demográfico e epidemiológico da mulher brasileira, nas diferentes fases de seu ciclo vital. 
Responsáveis: Profa. Drª. Dayanne Rakelly de Oliveira - http://lattes.cnpq.br/6991055689853701
Profa. Drª. Rachel de Sá Barreto Luna Callou Cruz - http://lattes.cnpq.br/5656221323124299

f) Cuidado de Enfermagem na promoção da saúde mental nas diferentes fases do ciclo vital

Descrição: Pesquisas observacionais, metodológicas e de intervenção sobre o cuidado de enfermagem nos diferentes níveis de atenção com ênfase sobre a promoção da saúde mental nas fases do ciclo vital dos vários grupos populacionais, quais sejam, infância, adolescência, adulta e idosa.
Responsável: Profa. Álissan Karine Lima Martins
http://lattes.cnpq.br/9488295463653611


 

Calendário

Setembro 2019
D 2a 3a 4a 5a 6a S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 1 2 3 4 5

URCA - Universidade Regional do Cariri - Rua Cel. Antônio Luis, 1161 - 63.100-000 - Pimenta - Crato/CE
Fone: (88) 3102.1212 / 3102.1204 - E-mail: urca@urca.br / gabinete@urca.br Ver localização no mapa
© 2015 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados