Inserção Social

 

 

ANO / DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E PRODUÇÃO

2018 Projeto de inovação”Competências essenciais em promoção da saúde no ambiente de trabalho”, vinculado ao mestrado,volta-se para a criação de aplicativo paradiagnóstico de enfermagem, sendo premiadono Prêmio Maria Miriam da Nóbrega da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), sob orientação do Professor DrGlauberto da Silva Quirino.

 

2018 A integração e cooperação do PMAE através da publicação conjunta de DP do PMAE com docentes de instituições parceiras, como a Universidade Federal do Ceará (Fortaleza eCariri), Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual Vale do Acaraú, UNILAB e Rede Nordeste de Saúde da Família (RENASF).

 

2018 Organização e/ou apoio em eventos locais, através da presença e/ou participação na organização de Docentes Permanentes do Programa, como: i) Audiência para tratar de sistema de cotas na URCA, ii) III Campanha dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, iii) II Mostra de experiências exitosas no combate à violência contra a mulher, iv) II Semana Pedagógica da URCA, v) Setembro Verde Cariri, vi) VI Cine PET – HIV/AIDS, a luta permanece, vii) Café cultural PET – empreendedorismo em enfermagem e 20º Semana de Enfermagem da URCA (SENURCA). De cunho regional destaque-se: i) Seminário Regional de evidências científicas em captação e transplante de órgãos e ii) 3º Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem.

 

2018 Os docentes permanentes e discentes participaram ativamente de eventos científicos relevantes, na socialização e debatecientífico da sua produção intelectual com a comunidade.

 

 

ANO / AÇÕES SOCIAIS DESENVOLVIDAS

2019, 2020, 2021 Projetos de extensão desenvolvidos:

Projeto: Arte, Música e Esperança (AME): promoção do bem-estar e qualidade de vida no ambiente acadêmico, que tem como coordenador a professora ALISSAN KARINE LIMA MARTINS     e tem como objetivo de promover espaços de expressão de arte e música para promoção do bem-estar e qualidade de vida no ambiente acadêmico.

 

Projeto: ATENÇÃO ÀS DOENÇAS NEGLIGENCIADAS NA GESTÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE E DE ENFERMAGEM, que tem como coordenador a professora EDILMA GOMES ROCHA CAVALCANTE e tem como objetivo prevenir e solucionar problemas de saúde, promover a melhoria da qualidade da atenção e contribuir com implementação de politicas públicas de saúde mais efetiva.

 

Projeto: CUIDE DO CORAÇÃO, que tem como coordenador a professora EMILIANA BEZERRA GOMES e tem como objetivo Trata-se de um projeto de extensão universitária com o intuito de promover saúde cardiovascular na população, especialmente a adulta jovem.

 

Projeto: Prevenção do uso de drogas no ambiente escolar: uma abordagem para educadores e educandos de escolas públicas, que tem como coordenador a professora ALISSAN KARINE LIMA MARTINS e tem como objetivo com objetivo de desenvolver espaços de reflexão sobre a prevenção do uso de drogas para educadores e educandos de escolas públicas.

 

Projeto: VIOLÊNCIA CONTRA IDOSOS: REDUZINDO VULNERABILIDADES NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA, que tem como coordenador a professora GRAYCE ALENCAR ALBUQUERQUE e tem como objetivo objetivando-se assim propiciar o diálogo e a troca de experiências por ambos, além da propagação das informações no meio social. Buscou-se o uso de oficinas como recurso metodológico, fomentando a participação e envolvimento dos sujeitos nas temáticas a serem abordadas.

 

Projeto: PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA VIRTUAL EM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO, sob coordenação da PROFESSORA GRAYCE ALENCAR ALBUQUERQUE, que objetiva orientar os adolescentes sobre as possibilidades de manifestação de violência no espaço online.

 

2018 Projetos de extensão sob responsabilidade de docentes permanentes e/ou em parceria com mestrandos PMAE:

1) Cuide de/do Coração, sob coordenação da professora Drª Emiliana Bezerra Gomes e da Drª Célida Juliana de Oliveira, que objetiva identificar riscos cardiovasculares em adolescentes e formar uma rede de multiplicadores na promoção da saúde cardiovascular em escolas municipais do Ensino Médio deJuazeiro do Norte e em uma Escola Técnica Profissionalizante em Crato.

 

2) Adolescer com Saúde, sob coordenação da professora Drª Fátima Antero de Sousa Machado, que tem como objetivo a promoção da educação sexual a adolescentes do 9º ano do Ensino Fundamental de escolas municipais de Crato.

 

3) Prevenção do uso de drogas no ambiente escolar: uma abordagem para educadores e educandos de escolas públicas, sob coordenação da Drª Álissan Karine Lima Martins, que objetiva reduzir riscos em ambientes escolares.

 

4) Prevenção da violência contra a mulher nas Estratégias Saúde da Família, sob coordenação da professora Drª Grayce Alencar Albuquerque, que objetiva orientar a população e os profissionais da ESF para o enfrentamento do problema.

 

5) Prevenção da violência contra o idoso nas Estratégias Saúde da Família, sob coordenação da professora Drª Grayce Alencar Albuquerque, que objetiva orientar a população e os profissionais da ESF para o enfrentamento do problema.

 

2017 Projetos de extensão sob responsabilidade de docentes permanentes e/ou em parceria com mestrandos PMAE:

1) Bora Viver com saúde?, sob a coordenação do professor Dr Antônio Germane Alves Pinto, que objetiva trabalhar aspectos de promoção da saúde com a coletividade.

2) Arte, Música e Esperança (AME): promoção do bem-estar e qualidade de vida no ambiente acadêmico, sob coordenação da Drª Álissan Karine Lima Martins, com objetivo de promover espaços de expressão de arte e música para promoção do bem-estar e qualidade de vida no ambiente acadêmico.

 

PREMIAÇÕES DOCENTES PMAE

2019

Menção Honrosa Célida Juliana de Oliveira- Pela dedicação, comprometimento e excelente trabalho desenvolvido junto ao Programa de Metrado Acadêmico em Enfermagem, Universidade Regional do Cariri.

 

Menção Honrosa Célida Juliana de Oliveira, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem URCA.

 

Menção honrosa para o trabalho “Relato de experiência sobre o projeto de extensão: Cuide do seu Jovem Coração”, XXII Semana de Iniciação Científica da URCA.

 

Menção Honrosa Célida Juliana de Oliveira, Universidade Regional do Cariri.

 

2º Lugar – Prêmio Noraci Pedrosa Moreira – Trabalho Cuidado de Enfermagem no Planejamento Reprodutivo: Limites e Desafios. Silva Filho, JA.; Teodoro, LPP; Torres, GMC; Quirino, GS; Pinto, AGA., Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn).

 

7º Lugar – Prêmio Trabalhos Científicos – III Congresso de Educação Física Escolar do Ceará (CONGREFE) – Agostinho Neto, J; Dutra, MCG; Vasconcelos, GC; Pinto, AGA; Sousa, MS., Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar (GEPEFE) – Universidade Estadual do Ceará (UECE).

 

Menção Honrosa Arlete de Sá Barreto pelo 3º Lugar – Trabalho apresentado Conhecimento de agentes comunitários de saúde acerca da hanseníase, 21º semana de Enfermagem da URCA.

 

Menção Honrosa trabalho apresentado Fatores desencadeantes do comportamento destrutivo em saúde na enfermagem, I Simpósio Multiprofissional de Segurança do Paciente.

 

Menção Honrosa trabalho apresentado Comportamento destrutivo no trabalho em saúde: uma análise do banco de teses e dissertação da capes, I Simpósio Multiprofissional de Segurança do Paciente.

 

Menção honrosa 1º lugar trabalhos apresentados Pôster – Caracterização dos casos de violência contra a mulher notificados pela vigilância epidemiológica em Iguatu – CE, XXII Semana de Iniciação Científica URCA Iguatu.

 

Menção honrosa 3º lugar trabalhos apresentados Pôster – Percepções de acadêmicos de enfermagem sobre um seminário de violência obstétrica: relato de experiência, III Mostra de trabalhos de pesquisa e extensão – Observatório da Violência URCA.

 

Menção honrosa 2º lugar trabalhos apresentados Pôster – LGBTfobia: Perfil de vítimas e ocorrências de agressões no Brasil de 2014 a 2017, III Mostra de trabalhos de pesquisa e extensão – Observatório da Violência URCA.

 

Menção honrosa 1º lugar trabalhos apresentados Pôster – Violência contra a mulher: perfil dos agressores notificados em delegacia especializada no interior do Ceará, III Mostra de trabalhos de pesquisa e extensão – Observatório da Violência URCA.

 

Menção honrosa 2º lugar trabalhos apresentados Oral – Perfil das vítimas de violência doméstica atendidas e notificadas pelo setor saúde, III Mostra de trabalhos de pesquisa e extensão – Observatório da Violência URCA.

 

Menção honrosa Célida Juliana de Oliveira, Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri.

 

2º Lugar no Prêmio Arlete de Sá Barreto pelo trabalho “Estratégias para o cuidado de enfermagem em saúde mental no acompanhamento de um pré-escolar”, 21a Semana de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri – URCA.

 

1º Classificado no Prêmio Jane da Fonseca Proença, Associação Brasileira de Enfermagem.

 

Professora Homenageada Turma 2019.1 Enfermagem URCA, Turma 2019.1 – Curso de Enfermagem Campus Pimenta

 

Menção Honrosa (3º lugar na modalidade pôster) – Conceito da violência obstétrica: uma revisão da literatura, Observatório da Violência e dos Direitos Humanos da URCA.

 

Menção Honrosa (3º lugar na modalidade oral) – Sentimentos de mulheres que sofrem violência no ambiente de trabalho: revisão integrativa, Observatório da Violência e dos Direitos Humanos da URCA.

 

 

2020

3º lugar no Prêmio Maria Miriam Lima da Nóbrega? o trabalho DIAGNÓSTICOS E INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM AO PACIENTE SUBMETIDO À REVASCULARIZAÇÃO MIOCÁRDICA de autoria de Josefa Fernanda Evangelista d, Associação Brasileira de Enfermagem – ABEn RN.

 

Trabalho premiado (Prêmio Telma Ribeiro Garcia – 1º lugar) no 17° SENADEN e 14° SINADEN OnLine: Proposta de subconjunto terminológico da CIPE® para o cuidado à pessoa com insuficiência cardíaca, Comissão Permanente de Sistematização da Prática de Enfermagem (COMSISTE) Nacional.

 

Menção Honrosa – IX Semana de Enfermagem FJN – Trabalho: 200 anos de Florence Nightingale: Teoria Ambientalista frente a Pandemia de COVID-19, Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN).

 

Menção Honrosa – IX Semana de Enfermagem FJN – Trabalho: O SUS cuida de você em todos os momentos: políticas e estratégias em tempos de pandemia COVID19, Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN).

 

Prêmio Profa. Arlete de Sá Barreto – Melhor Revisão – 22a. Semana de Enfermagem da URCA (SENURCA) – Assistência de enfermagem às mulheres em amamentação com trauma mamilar, Universidade Regional do Cariri (URCA).

 

Prêmio trabalho completo – Professora Arlete de Sá Barreto, 22ª Semana de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri – SENURCA.

 

Menção Honrosa ao trabalho científico, II Simpósio de Urgência e Emergência da Universidade Federal do Pernambuco.

 

Prêmio Telma Ribeiro Garcia, 17° Seminário Nacional Diretrizes Educação em Enfermagem 14° Simpósio Nacional Diagnóstico Enfermagem.

 

Menção Honrosa na II Conferência de Gerontologia com o trabalho completo “Medidas de enfrentamento para idosos com COVID-19 à luz da Teoria Adaptativa de Callista Roy, Universidade Regional do Cariri.

 

 

2021

Menção Honrosa – I Simpósio Caririense Online Sobre Educação e Prática Interprofissional em Saúde (Cuidado Interprofissional na Saúde em Tempos de Pandemia da COVID-19), Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET-Saúde interprofissionalidade – URCA.

 

2º. lugar – Prêmio profa. Karla Jimena Araújo Jesus Sampaio Trabalho “Gestão do cuidado em saúde: fragmentação ou integralidade das ações no contexto da COVID-19, Semana de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri.

 

3º. lugar – Prêmio profa. Karla Jimena Araújo Jesus Sampaio Trabalho “Repercussões a longo prazo na saúde de pessoas acometidas por COVID-19: revisão narrativa, Semana de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri.

 

3º. lugar – Prêmio profa. Karla Jimena Araújo Jesus Sampaio Trabalho Recomendações para manobra de pronação em pacientes com COVID-19: quais as evidências para a prática, Semana de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri.

 

Prêmio de melhor capítulo no livro “Doenças Negligenciadas: leishmaniose” – Distribuição espaço-temporal das espécies de flebotomíneos identificadas no triângulo Crajubar, Editora Omnis Scientia.