URCA aprova participação no Programa de Pós-graduação em Rede com o Mestrado Profissional em Artes (PROF-ARTES)

2 de junho de 2020 - 12:47

A Universidade Regional do Cariri (URCA) amplia seu ingresso na rede de formação de professores em nível de pós-graduação stricto sensu, com a aprovação de sua participação no Programa de Pós-graduação em Rede com o Mestrado Profissional em Artes (PROF-ARTES). Assim, a Instituição expande seus programas em rede, fortalecendo o objetivo de atuar na formação docente continuada. A Instituição já atua, nesta perspectiva, com os Mestrados Profissionais em Rede em Física, Matemática e História.

Tal empreitada manifesta a capacidade e qualificação do corpo docente do Centro de Artes Profa. Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau da URCA, que foi comunicado em 23 de abril de 2020, através do Ofício PROF-ARTES nº. 04/2020 (UDESC) de seu ingresso na Rede Nacional, passando a integrar o conjunto das Universidades Associadas. Em 08 de maio de 2020, a aprovação e ingresso foi confirmado por meio do Ofício nº 102/2020-CPCF/CGPC/DED/CAPES.

O Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Artes – PROF-ARTES, iniciou suas atividades em 2014 em 11 universidades e em 2018, por meio de chamada pública, propôs ampliação da Rede com oferta de 5 vagas para ingresso de novas instituições. Em setembro de 2019, o CArtes recebeu comunicado da aprovação de seu projeto e candidatura, porém o ingresso de novas instituições associadas aguardava confirmação da CAPES. Com a ampliação da Rede, o Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Artes – PROF-ARTES, passa de 11 para 15 universidades associadas e a URCA/Centro de Artes é a única estadual da região Nordeste a integrar a Rede Nacional.

Entenda o PROF-ARTES

O PROF-ARTES é um Programa de Pós-Graduação, stricto sensu, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação. O Programa tem como área de Concentração Ensino de Artes e duas linhas pesquisas: 1-Processos de ensino, aprendizagem e criação em artes; 2-Abordagens teórico-metodológicas das práticas docentes.

O Programa é voltado para a formação continuada de docentes de Artes da Educação Básica pública. Isso significa que, para participar do PROF-ARTES os candidatos e candidatas deverão ser docentes da Educação Básica pública (Ensino Fundamental e Ensino Médio), portadores de diploma de nível superior reconhecidos pelo MEC, e devem estar ministrando aulas de artes (Artes Cênicas, Artes Visuais e Música) em Instituições Escolares e/ou Culturais Públicas. Durante todo o curso de mestrado, os selecionados deverão manter sua atividade na escola durante o Mestrado Profissional.

De acordo com a estrutura curricular do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Artes – PROF-ARTES, os alunos deverão cumprir 28 (vinte e oito) créditos, sendo 16 (dezesseis) créditos das disciplinas obrigatórias, mais 04 créditos das Disciplinas de Fundamentação (que também são consideradas obrigatórias) e 08 (oito) créditos de Disciplinas Optativas.

Outras informações poderão ser consultadas na Página Web do Programa https://www.udesc.br/ceart/profartes e nos próximos dias na Página Web do Centro de Artes da URCA http://cartes.urca.br

Instituições de Ensino Superior Associadas:

Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Universidade de Brasília (UnB)
Universidade Federal do Ceará (UFC)
Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Universidade Federal do Pará (UFPA)
Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Universidade Regional do Cariri (URCA)
Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
Instituto Federal de Goiás (IFG)