Matriz Curricular

 

Os alunos do PROF-ARTES deverão cumprir o mínimo de 28 (vinte e oito) créditos distribuídos:

– 16 (dezesseis) créditos deverão ser de disciplinas obrigatórias;

– 04 (quatro) créditos deverão ser de Disciplinas de Fundamentação (que também são consideradas obrigatórias);

– 08 (oito) créditos deverão ser de Disciplinas Optativas.

Número de créditos mínimo para Defesa: 28 créditos

Carga horária em disciplinas: 420 horas/aula

 

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

DISCIPLINAC.H.CRÉDITOSEMENTA
Metodologias de Pesquisa604Ementa: Principais tendências da pesquisa em artes na contemporaneidade. Estudo de abordagens e técnicas de pesquisa a partir de diferentes correntes epistemológicas. O processo, a escritura e o pensamento científicos: níveis de problematização.
A Experiencia Artística e a Prática do Ensino de Artes na Escola (Abordagens Metodológicas)604Ementa: O sentido da experiência e o contexto escolar. Ensino da arte - experiência estética e experiência artística. O jogo (físico, verbal, imagético ou sonoro) colado ao espaço, ao lugar, às memórias, à voz do aluno. A repetição (re-elaboração) e a ritualização como prática formativa. O sentido do texto - escrito, oral, imagético, musical na aquisição de conhecimentos em arte. A estética do ambiente e do meio (da instrumentalização) A pedagogia como cultura e a cultura como pedagogia.
Elaboração de Trabalho de Conclusão Final 1604Ementa: Atividade de fase final de elaboração do Trabalho de Conclusão Final, sob a supervisão de um Comitê de Orientação.
Elaboração de Trabalho de Conclusão Final 2604Ementa: Atividade de fase final de elaboração do Trabalho de Conclusão Final, sob a supervisão de um Comitê de Orientação.
Elaboração de Projetos e Tecnologias Digitais para o Ensino das Artes (Disciplina de Fundamentação EAD)302Ementa: Fundamentos e crítica dos processos de criação, ensino das artes e elaboração de projetos em arte educação. Fundamentos para apropriação das TICs. Embasamento para o desenvolvimento de competências específicas em postagem, representação e recuperação de informação na WEB em plataforma da UAB, MOODLE e outras.
Fundamentos Teóricos da Arte na Educação (Disciplina de Fundamentação EAD)302Ementa: Aspectos históricos e historiográficos das Artes e seus desdobramentos no Ensino Fundamental e Médio. Avaliação das propostas da Escola para o ensino das Artes, de sua pedagogia de inclusão. O papel das políticas afirmativas.

 

DISCIPLINAS OPTATIVAS POR ORDEM ALFABÉTICA – (clique aqui)