Matriz Curricular
Os alunos do PROF-ARTES deverão cumprir o mínimo de 28 (vinte e oito) créditos distribuídos:
– 16 (dezesseis) créditos deverão ser de disciplinas obrigatórias;
– 04 (quatro) créditos deverão ser de Disciplinas de Fundamentação (que também são consideradas obrigatórias);
– 08 (oito) créditos deverão ser de Disciplinas Optativas.
Número de créditos mínimo para Defesa: 28 créditos
Carga horária em disciplinas: 420 horas/aula
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
DISCIPLINA | C.H. | CRÉDITOS | EMENTA |
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Metodologias de Pesquisa | 60 | 4 | Ementa: Principais tendências da pesquisa em artes na contemporaneidade. Estudo de abordagens e técnicas de pesquisa a partir de diferentes correntes epistemológicas. O processo, a escritura e o pensamento científicos: níveis de problematização. |
A Experiencia Artística e a Prática do Ensino de Artes na Escola (Abordagens Metodológicas) | 60 | 4 | Ementa: O sentido da experiência e o contexto escolar. Ensino da arte - experiência estética e experiência artística. O jogo (físico, verbal, imagético ou sonoro) colado ao espaço, ao lugar, às memórias, à voz do aluno. A repetição (re-elaboração) e a ritualização como prática formativa. O sentido do texto - escrito, oral, imagético, musical na aquisição de conhecimentos em arte. A estética do ambiente e do meio (da instrumentalização) A pedagogia como cultura e a cultura como pedagogia. |
Elaboração de Trabalho de Conclusão Final 1 | 60 | 4 | Ementa: Atividade de fase final de elaboração do Trabalho de Conclusão Final, sob a supervisão de um Comitê de Orientação. |
Elaboração de Trabalho de Conclusão Final 2 | 60 | 4 | Ementa: Atividade de fase final de elaboração do Trabalho de Conclusão Final, sob a supervisão de um Comitê de Orientação. |
Elaboração de Projetos e Tecnologias Digitais para o Ensino das Artes (Disciplina de Fundamentação EAD) | 30 | 2 | Ementa: Fundamentos e crítica dos processos de criação, ensino das artes e elaboração de projetos em arte educação. Fundamentos para apropriação das TICs. Embasamento para o desenvolvimento de competências específicas em postagem, representação e recuperação de informação na WEB em plataforma da UAB, MOODLE e outras. |
Fundamentos Teóricos da Arte na Educação (Disciplina de Fundamentação EAD) | 30 | 2 | Ementa: Aspectos históricos e historiográficos das Artes e seus desdobramentos no Ensino Fundamental e Médio. Avaliação das propostas da Escola para o ensino das Artes, de sua pedagogia de inclusão. O papel das políticas afirmativas. |
DISCIPLINAS OPTATIVAS POR ORDEM ALFABÉTICA – (clique aqui)