Acesso Rápido

O que você precisa?

Formas de Contato

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto

O Reitor

PDF Imprimir
Postado por: Departamento de Tecnologia da Informação (2)

  

JOSÉ PATRÍCIO PEREIRA MELO 

José Patrício Pereira Melo, brasileiro, Professor e Advogado, fez o curso de Direito na URCA, entre 1994 e 1997, quando atuou intensamente no movimento estudantil, sendo Presidente do Centro Acadêmico Luiz de Borba Maranhão e membro do Diretório Central dos Estudantes da URCA, momento em que presidiu o Primeiro Encontro dos Estudantes de Direito da URCA.

 

A liderança estudantil o aproximou da Reitora Violeta Arraes e, posteriormente, do Reitor Plácido Cidade Nuvens, momentos de grande aprendizagem sobre o universo acadêmico e de valorização do serviço público, cidadania, dos direitos humanos e da atuação republicana.

 

 

Entre 1998 e 2001 foi professor temporário da URCA, se destaquando na defesa do meio ambiente, tendo sido o Presidente e principal articulador do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Salgado e Vice-Presidente do Fórum Nacional de Comitês de Bacia. Também fez parte do grupo que criou a Fundação de Desenvol Tecnológico do Cariri (FUNDETEC) e a Fundação Araripe, espaços onde esteve à frente da Secretaria Geral Adjunta e da Assessoria Jurídica.

 

 

Em 2002, por meio de concurso público, ingressou no serviço público estadual para lecionar no Curso de Direito, na disciplina de Estágio, do Núcleo de Práticas Jurídicas; mais tarde, em 2007/2008, colaborou na implantação do Núcleo de Práticas Jurídicas no Curso de Direito da URCA em Iguatu. Como integrante da Fundação Araripe contribui com os movimentos sociais de proteção do meio ambiente e do desenvolvimento regional sustentável tendo organizado, ao lado do Dr. Pierre Gervaiseau (Secretário Geral da Fundação Araripe), o primeiro Colóquio de Direitos, Culturas e Ciências do Cariri, com publicação do Cadernos de Direitos, Culturas e Ciências.
  

 

Em 2004, participou pela Fundação Araripe da coordenação da Exposição Ciências da Terra, Ciências da Vida – Chapada do Araripe, na FAAP, em São Paulo; o evento que se tornou a mais importante vitrine para o Sudeste do Brasil da biodiversidade do Cariri, da URCA e do Museu de Paleontologia da URCA, o que resultou, em 2006, na Criação do Geopark Araripe. Em 2007 concluiu o mestrado em Direito pela Universidade Federal do Ceará com o tema da apropriação privada das águas das fontes do Cariri e a validade das normas constitucionais de proteção ao meio ambiente, sendo o Direito Ambiental uma das principais referências como professor e pesquisador. Criou o Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos Fundamentais e a Revista Direito & Dialogicidade, a partir da proposição do Programa de Assessoria Jurídica da URCA – PAJE.

 

Em 2009 assumiu a coordenação do Projeto Geopark Araripe, oportunidade na qual a URCA foi inserida no plano internacional e no cenário do desenvolvimento regional, com o reconhecimento da Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (UNESCO) e a Rede Global de Geoparques (GGN) que outorgou o Selo Verde para o Geopark Araripe. Hoje o Geopark Araripe se tornou expert em Geoparques, atuando em colaboração com demais membros da rede global de geoparks, no mundo inteiro.Ocupou o cargo de Chefe de Gabinete da Reitoria da URCA na gestão do Prof. Plácido Cidade Nuvens. Foi com este desempenho que se credenciou para a vice-reitoria juntamente com a Reitora Professora Otonite Cortez.

 


No exercício de cargos, na pesquisa, em publicações e ações docentes sempre se pautou no diálogo, na simplicidade e na defesa intransigente dos Direitos Humanos, sendo contrário às ações extremistas e intempestivas. Juntamente com a professora Otonite Cortez não mediu esforços para a criação de vários cursos de pós-graduação stricto sensu tendo uma atuação determinante na busca, elaboração do projeto e aprovação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Doutorado Interinstitucional em Direito com a Pontífica Universidade Católica/PR e Mestrado Interinstitucional em Direito com a Univeridade de Santa Curz do Sul (UNISC).

 

 

Especialista em História do Brasil com pesquisa em Direito das Famílias. Doutorando em Direito Civil pela Universidade de Buenos Aires e Doutorando em Direito Econômico e Socioambiental pela PUC/PR, desenvolve estudos e pesquisas sobre os Índios Cariris e as condições jurídicas de sua expulsão do território pelos colonizadores.

 

Serviços



URCA - Universidade Regional do Cariri - Rua Cel. Antônio Luis, 1161 - 63.100-000 - Pimenta - Crato/CE

CNPJ 06.7408.640/001-26 / Fone: (88) 3102.1212 / 3102.1204 - E-mail: urca@urca.br / gabinete@urca.br

© 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados