Acesso Rápido

O que você precisa?

Formas de Contato

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto

O Vice-Reitor

PDF Imprimir
Postado por: Departamento de Tecnologia da Informação (1)

  

FRANCISCO DO O' DE LIMA JÚNIOR

 

Ingressou na Universidade Regional do Cariri (URCA) em meados de 1996, sendo aprovado em primeiro lugar no vestibular para o curso de Bacharelado em Ciências Econômicas.
 
A escolha por cursar Economia se deu pelo desejo e gosto de ser professor, pesquisador e estudar as temáticas relacionadas aos processos de desenvolvimento econômico. 
  
 
 
 
 
 
 
 
 
Como aluno da Economia, esteve engajado com a pesquisa desde os primeiros semestres sendo bolsista de Iniciação Científica desenvolvendo pesquisas relacionadas à dinâmica econômica regional em diversas perspectivas. Estudou pesquisas sobre a estrutura produtiva e o emprego da Região do Cariri com destaque para aglomerado urbano formado pelas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha.
  
 
Esse período também foi marcado pela inserção na militância do movimento estudantil do Curso e da Universidade como um todo, tendo ocupado a Diretoria do Centro Acadêmico Martins Filho. Representou, no período de 1999 a 2001, o corpo discente no Colegiado de Curso de Ciências Econômicas e no Colegiado Departamental. Durante este período também foi o representante dos discentes do Centro de Estudos Sociais Aplicados – CESA, formado naquele momento pelos cursos de Economia, Direito e Pedagogia, no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE.
   
 
Antes da finalização do curso foi selecionado para fazer parte da equipe de Assessoria de Planejamento – ASSEPLAN, como estagiário de projetos e estatísticas. 
Em seguida, após a conclusão do Curso de Ciências Econômicas, no ano de 2001, foi aprovado no Concurso para Professor Substituto na vaga de Análise Microeconômica do Departamento de Economia da URCA. Antes da renovação do contrato pelo período de mais um ano fui aprovado no Concurso pra professore Efetivo da mesma vaga, assumindo em 2002.
 
Ainda no estágio probatório participou do movimento “Reitor Eleito, Reitor Empossado”, que defendia a nomeação dos Profs. Plácido Cidade Nuvens e João Luís do Nascimento Mota como reitor e vice-reitor da URCA. Neste momento, foi um dos cinco docentes que, na madrugada de 18 de julho de 2003, pernoitou na ocupação do Gabinete da Reitoria juntamente com estudantes que foram retirados pela Tropa de Choque da Polícia Militar sob a mira de armas.
 
 
Aprovado através do Exame Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação em Economia – ANPEC, para o mestrado, concorreu a vagas de mestrado em todos os centros de pós-graduação em economia do Brasil sendo selecionado para o Programa de Pós-graduação em Economia da Universidade Federal da Bahia, da Universidade Federal da Paraíba e do Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia/MG, sendo este último o centro onde cursou a pós-graduação. 
 
Defendeu sua dissertação de mestrado em 2008, intitulada “SUDENE e forças sociais nordestinas: papel institucional face ao novo marco regulatório de intervenção estatal e de desenvolvimento nos anos 2000”, orientada pelo Prof. Dr. Niemeyer de Almeida Filho, atual presidente da Sociedade Brasileira de Economia Política – SEP.
 
 
Retornou para o Departamento de Economia da URCA assumindo a função de Coordenador do Curso de Graduação em Ciências Econômicas. Em seguida, assumiu a chefia do Departamento Financeiro da URCA, a convite da administração do reitor Prof. Plácido Cidade e da vice-reitora Profa. Otonite Cortez. Em parceria com os funcionários reestruturou o setor, em decorrência das necessidades impostas pela consolidação do Sistema de Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários – MAPP, em todos os órgãos da administração pública do estado do Ceará, que acompanha as execuções relativas aos investimentos.
 
 
Em 2010 foi aprovado na seleção do Doutorado no Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas – IE/UNICAMP, na Linha de Pesquisa em Desenvolvimento Econômico, com Área de Concentração em Desenvolvimento Regional e Urbano. Na UNICAMP trabalhou com grandes pesquisadores no campo da pesquisa econômica brasileira como o Prof. Dr. Wilson Cano, um dos fundadores da corrente de formação histórico-estruturalista do desenvolvimento brasileiro. 
 
 
Defendeu em 2014 a tese de doutorado “Estrutura produtiva e rede urbana no Estado do Ceará durante o período de 1980-2010”, sob a grandiosa orientação do Prof. Dr. Fernando Cézar de Macedo Mota. É Pesquisador Colaborador do Centro de Estudos do Desenvolvimento Econômico – CEDE-IE/UNICAMP, núcleo de pesquisa ao qual esteve vinculado durante o curso de doutorado.
 
 
Ainda na fase do doutorado realizou Estágio Doutoral no Institut für Geographie – Universität Innsbruck – Áustria (Instituto de Geografia da Universidade de Innsbruck) com financiamento do Programa de Bolsas de Doutorado Sanduiche no Exterior – PDSE, da CAPES. Neste estágio, teve a honra de ser supervisionado pelo Prof. Dr. Phd Martin Coy, realizando pesquisa suporte da tese sobre “Dinâmica urbana das cidades médias, governança territorial e as tendências do capitalismo contemporâneo”. Como resultado da boa relação institucional desenvolvida, se mantive como Membro Visitante do Arbeitsgruppe Entwicklungs-und Nachhaltigkeitsforschung – AGEF (Grupo de Trabalho e Pesquisas em Desenvolvimento Regional Sustentável), na Universidade de Innsbruck.
 
 
Após o doutorado retornou a URCA, em abril de 2014, quando foi convidado para assumir a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário – PRODUN. Dentre as principais atividades desenvolvidas a partir de então estão a consolidação das demandas contidas na ampliação do custeio finalístico da URCA referente principalmente à Assistência Estudantil, em parceria com a Pró-reitor de Assuntos Estudantis – PROAE e demais Pró-reitorias.
 
 
Mesmo dedicado às atividades administrativas se manteve  na liderança do Grupo de Pesquisas em Territorialidades Econômicas e Desenvolvimento Regional e Urbano – GETEDRU, ligado ao Departamento de Economia, DE-URCA. Tal grupo congrega pesquisadores de diversos departamentos da URCA e de outras Instituições (UFRPE-Campus de Serra Talhada, UERN, UFRN, UNICAMP) que trabalham na referida temática.

 


 

Serviços



URCA - Universidade Regional do Cariri - Rua Cel. Antônio Luis, 1161 - 63.100-000 - Pimenta - Crato/CE

CNPJ 06.7408.640/001-26 / Fone: (88) 3102.1212 / 3102.1204 - E-mail: urca@urca.br / gabinete@urca.br

© 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados