URCA participa da 6ª edição da Fortaleza Brazil Stone Fair 2022

23 de novembro de 2022 - 00:42

Realizada a 6ª edição da Fortaleza Brazil Stone Fair 2022 no Centro de Eventos do Ceará. A Universidade Regional do Cariri – URCA esteve presente no evento através do Instituto de Tecnologia do Cariri (ITEC), junto ao Centro de Tecnologia Mineral do Cariri (CTMC). O evento foi realizado de 6 a 11 de novembro.

O evento é uma exposição internacional de granitos, quartzitos, mármores, limestones, pedras laminadas, máquinas, equipamentos e insumos para a cadeia produtiva das rochas ornamentais e de revestimento. A meta é ampliar a integação com os profissionais de arquitetura, construção civil, designers e decoração, visando a valorização dos produtos naturais.

O CTMC/ITEC/URCA oportunizou o engajamento da Cadeia produtiva da Pedra Cariri do Cariri, para beneficiamento principalmente dos pequenos produtores locais de Nova Olinda que utilizam o CTMC como ferramenta de aprendizado e capacidade produtiva, com isso a expansão do mercado a nível nacional e internacional.

Estiveram presentes ao evento o diretor do ITEC, o Prof. Dr. Federico Romel Maia Tavares, acompanhado do assessor do ITEC, Prof. Esp. Eduardo Matos, representando os produtores locais, o senhor Eluzio Neto Sampaio Moreira, proprietário da indústria Dois Irmãos, localizada em Nova Olinda-CE.

Segundo o professor Frederico Romel Maia Tavares, essa foi uma excelente oportunidade, para o fortalecimento do APL da pedra Cariri e de toda sua cadeia produtiva, além da obtenção de novos aprendizados, através da apresentação de tecnologias disponíveis no Mercado Internacional. Com isso,  haverá condições melhores para o manuseio da Pedra Cariri em Nova Olinda, bem como a criação de produtos inovadores e busca por novos mercados.” Atualmente, o CTMC está sob a gestão da URCA, por meio do ITEC e da FUNDETEC.