Realizado lançamento oficial do VI Simpósio Internacional Padre Cícero e I Simpósio Internacional de Religiões e Espiritualidades

23 de novembro de 2022 - 23:41

Realizada na manhã desta quarta-feira, 23, o lançamento oficial do VI Simpósio Internacional Padre Cícero e I Simpósio Internacional de Religiões e Espiritualidades: Pluralismo Religioso e Cosmovisões no Nordeste. O evento ocorreu no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (URCA), com a presença dos representantes das instituições parceiras organizadoras, que destacaram a relevância desse evento num momento necessário de reflexão sobre o papel das religiões na sociedade e as influências. A abertura contou com a presença do Reitor Da URCA, Francisco do O’ de Lima Júnior, O Vice-Reitor, Carlos Kleber de Oliveira, o Reitor da UFCA, Ricardo Lang Ness, a Professora Dra. da URCA, Adriana Simeão, responsável pela apresentação do evento, representando o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, o Secretário de Cultura, Amadeu de Freitas, a Pró-Reitora de Extensão, Sandra Nancy Freire, além da presença de pró-reitores, professores, alunos e pesquisadores da universidade.
Juazeiro do Norte e o Cariri se tornam o epicentro dos debates sobre religiosidades e o Padre Cícero, que terá o seu processo de beatificação iniciado no próximo dia 30 de deste mês.
O evento será realizado através da Universidade Regional do Cariri (URCA), por meio do Instituto José Marrocos de Pesquisas e Estudos Socioculturais (IPESC). Este ano, os simpósios acontecem de forma presencial, a partir das 8h, no Salão de Atos da URCA, no campus Pimenta, em Crato, com transmissão pelo canal da URCA no YouTube. O evento ocorre no mês de março, com abertura em Juazeiro do Norte, sede principal dos simpósios.
Na oportunidade de lançamento do evento, foi realizada a palestra “Panorama das Religiões no Brasil: transformações, tendências e consolidações”, com o prof. Dr. Marcelo Camurça (UFJF/UERJ).
Às 19h, acontece o lançamento de livros.

O Reitor Lima Júnior disse que esse é um dos mais importantes eventos realizados através da Universidade. “Porque faz essa reflexão acerca de um ícone histórico, que impacta nas reflexões sobre o presente, naquilo que é alma dos nordestinos”, afirma.

Outro aspecto está relacionado a inovação dos temas, com o resgate sobre os cinco simpósios anteriores, lembrando as temáticas dos simpósios já realizados.

Para o Reitor da UFCA, Ricardo Lang Ness, a iniciativa é muito relevante e principalmente por contar com essa parceria entre as instituições envolvidas. Ele ressaltou a pauta do evento, principalmente no contexto das religiões, destacando o atual momento do País. “Temos essa obrigação de trabalhar a temática e mostrar para a sociedade estudos relacionados a essa natureza”, afirmou.