Aberto I Seminário Nacional sobre a Festa de Santo Antônio e Promoção do Turismo no Cariri cearense até o dia 3 de junho

2 de junho de 2023 - 00:54

A Universidade Regional do Cariri (URCA), através do Curso de Turismo, abriu na noite de terça-feira, 30, o I Seminário Nacional sobre a Festa de Santo Antônio e Promoção do Turismo no Cariri cearense. As atividades acontecem no Cine Teatro Municipal de Barbalha até o próximo dia 3, com grande programação.

As mesas de debates são compostas por pesquisadores e profissionais da área, como Sebastião Soares, diretor das Culturas Populares pela Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura do Governo Federal. A Escola de Saberes de Barbalha (ESBA) também conta com atrações culturais e uma feira de economia criativa e gastronômica. O evento é realizado dentro das comemorações alusivas à Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio.

O seminário discutirá aspectos técnicos e de desenvolvimento do turismo regional através de perspectivas políticas, culturais, artísticas, territoriais, turísticas, comunicacionais e acadêmicas, além de orientar políticas públicas voltadas para a patrimonialização da Festa. Na abertura deste primeiro seminário nacional, esteve representando o Reitor da URCA, Francisco do O’ de Lima Júnior, a Pró-Reitora de Extensão, Sandra Nancy Freire, ainda contando com a presença do prefeito de Barbalha, Guilherme Sampaio Saraiva, o Secretário de Cultura e Turismo do município, Isaac Luna, além da diretora do Complexo do Mirante do Caldas, Charmene Paiva, e os coordenadores do curso de Turismo, professor Dr. Josier Ferreira e professora Ms. Mariene Albuquerque, no Cine Teatro da cidade, Neroly Filgueiras.

A Pró-reitora de  Extensão da URCA, Sandra Nancy, representando Reitor Francisco do O’ de Lima Junior, destacou a importância do evento, promovido pelo curso de Turismo da URCA, que tem o objetivo de fortalecer política de salvaguarda da Festa de Santo Antônio, “patrimônio imaterial do Município de Barbalha, da região do Cariri, do Estado do Ceará e do Brasil, através de reconhecimento da Secult e do Iphan”, disse.

Nesse contexto, segundo Sandra Nancy, é importante destacar o protagonismo da URCA, no processo de patrimonialização da festa de Santo Antônio, junto ao Iphan, que teve os estudos para a elaboração do projeto desenvolvido por pesquisadores e estudantes da universidade, durante seis anos.

O Secretário de Cultura de Barbalha, Isaac Luna, ressaltou a importância do patrimônio cultural e artístico da cidade. Ele salientou a necessidade de preservação do patrimônio, diante de sua relevância, considerando que é uma pauta que deve ter a atenção da sociedade, com um debate qualificado, daí a presença da universidade. “Estamos confiantes nos frutos desse debate e o compromisso da preservação do material”, afirma.

O Prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva, disse que esse é um momento de transformação em todos os aspectos da sociedade, com a globalização acelerando o processo, para isso torna-se necessário manter a identidade local das tradições, para que não haja perda dos referenciais locais e regionais da cultura e parabenizou a realização do seminário.