Acontecerá no período de 23 a 28 de setembro de 2019, o X Artefatos da Cultura Negra

16 de setembro de 2019 - 14:44

O Congresso Artefatos da Cultura Negra, que realizará sua X edição no período de 23 a 28 de setembro de 2019, tem se constituído enquanto espaço importante de formação política, pedagógica e cultural pautando a necessidade de construção de uma educação antirracista que positive a presença negra na história e na cultura brasileira, ao tempo em que aponta proposições no campo das políticas públicas para a superação das desigualdades raciais.

O Congresso tem caráter interdisciplinar e diálogo estreito com os grupos que preservam a cosmovisão africana no Cariri cearense. Com formato itinerante, tem percorrido, nos últimos anos, os municípios de Fortaleza, Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Brejo Santo, Salitre, Porteiras e Potengi, em áreas urbanas, rurais e quilombolas.

Espera-se contribuir na ampliação das ações pedagógicas, políticas, cientificas e artístico-culturais com protagonização dos pesquisadorxs da temática no campo das relações étnico-raciais e da população negra, dos grupos populares e artistas da região com foco na diversidade, ancestralidade e fortalecimento dos diálogos entre os saberes tradicionais e acadêmicos. Enquanto espaço de formação pedagógica, tem desenvolvido ações no campo da educação das relações étnico-raciais e do conhecimento que envolve a produção afrodescendente no Brasil voltadas para professorxs da educação básica e estudantes de diversos cursos de licenciatura.

O diálogo entre universidades, escolas, movimentos sociais e grupos culturais constitui condição importante no enfrentamento ao racismo e ressignificação da relação com a cultura negra brasileira. O Congresso tem, ao longo de 09 (nove) edições, estabelecido conexões com pesquisadorxs de universidades de vários estados brasileiros e de vários países, como Porto Rico, Nigéria, Cuba e Estados Unidos. Das universidades brasileiras o evento contou com a participação de professores da Universidade Federal do Ceará – UFC, Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB, da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, da Universidade Federal da Bahia – UFBA, da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP, da Universidade de São Paulo – USP, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ, da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Bahia, Rio de Janeiro, dentre outros.

O evento também tem recebido palestrantes das várias secretarias de educação dos estados brasileiros, da ONG Crioula, Defensoria Pública do Estado da Bahia e do Ceará, do IPEAFRO, artistas brasileirxs e estrangeirxs, dentre outros. Além desses o evento tem contado com uma significativa participação de palestrantes locais: professores da educação básica e das universidades da região, estudantes de graduação e de pós-graduação, integrantes dos movimentos sociais e dos grupos culturais. Também tem dado uma importante contribuição na produção de material bibliográfico com a temática no formato de livros e os Cadernos de Anais. Assim, percebe-se a importância dessa ação na ampliação dos estudos sobre afrodescendência, bem como apresenta uma agenda importante para o campo das políticas públicas de enfrentamento ao racismo no Cariri cearense.

Na sua última edição, em 2018, o evento contou com um trabalho de mobilização, sensibilização e formação que antecedeu os dias do Congresso. Foram realizadas atividades formativas no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, na cidade de Cajazeiras/Paraíba; vivências pedagógicas no campus da Universidade Federal do Cariri – UFCA, em Juazeiro do Norte/Ceará; vivências pedagógicas e atividades culturais em comunidades quilombolas do Cariri cearense e a realização da I Mostra Itinerante de Cinema Africano que em parceria com o Fórum Itinerante de Cinema Negro (FICINE/RJ) levou produções africanas e rodas de conversa para 08 (oito) localidades diferentes: escolas, centros culturais, quilombos, praças, ONGs e outros. A mostra escolheu na sua primeira edição projetar curtas-metragens da África Lusófona, em sua maioria moçambicanos, que tratam de temáticas diversas em torno das realidades sociais, políticas e culturais africanas. A curadoria, ao contrário do estereótipo de pobreza e carência pelo qual o continente é comumente retratado, selecionou filmes que apresentam a complexidade e potência dos dramas humanos do continente, com destaque para a temática dos Direitos Humanos.

Na edição de 2018, com a temática “Aquilombar é preciso!” as ações culturais e formativas também transpuseram os limites das universidades e ocorreram nos terreiros culturais das zonas rurais e periféricas, quilombos e no Centro Cultural do Araripe – Largo da RFFSA, na cidade de Crato-CE. A programação cultural deu visibilidade à música africana e do Cariri cearense com participação intensa dos grupos populares, de tradição e de vários artistas com foco na diversidade, ancestralidade e diálogos com os saberes tradicionais.

É urgente a necessidade da ampliação dessas ações e presença maior do Poder Público e das universidades envolvidas de forma a positivar a presença negra na história e na cultura brasileira, ao tempo em que sinalize proposições no campo das políticas públicas para a superação das desigualdades raciais e sociais. Portanto, em sua décima edição, propomos a ampliação do evento, aumento da participação dos grupos populares, do número de quilombos como espaços de programação, da visibilidade e interação com o público. A décima edição do Artefatos da Cultura Negra busca criar um território de trocas de saberes entre academia, escolas, movimentos sociais, mestras e mestres da cultura, artistas e comunidades tradicionais com o intuito de construir redes, criar formas de resistência e promover afetos a fim de fortalecer pessoas e espaços que reflitam e coloquem em prática o combate ao racismo.

A programação itinerante do evento foi aberta no dia 09 de agosto de 2019 no sítio Poço Dantas na cidade de Crato – CE com ação em parceria com o I Seminário Nacional sobre Povos Indígenas do Cariri cearense. Essa ação, com programação em 12 localidades diferentes, tem se realizado em parceria com a Ação Libertária de Desenvolvimento e Educação Interativa Ambientavelmente Sustentável – ALDEIAS, o Movimento de Arte e Cultura do Sopé e Serra do Araripe – MOACPÉS, Grupo de Valorização Negra do Cariri – GRUNEC, o Serviço Social de Comércio – SESC/Crato e Juazeiro do Norte, o Centro Cultural do Banco do Nordeste – CCBNB/Cariri, o Fórum Itinerante de Cinema Negro – FICINE, com o Núcleo de Estudos de Descolonização do Saber – NEDESA/Departamento de História da URCA, a Cáritas Diocesana de Crato, a Rede de Educação Cidadã – RECID, o Bar Cinema e Poesia.

A Comissão de Organização convida a comunidade acadêmica, os profissionais da educação básica, integrantes dos movimentos sociais e o público em geral para participar das atividades que ocorrerão no período de 23 a 28 de setembro de 2019. Espera-se que essa ação fortaleça os elos ancestrais que nos unem e contribua para assegurar uma agenda que sinalize o fortalecimento da luta antirracista no Brasil.

São realizadores do X Artefatos da Cultura Negra:

NÚCLEO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, GÊNERO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS – NEGRER/DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO/URCA

GRUPO DE VALORIZAÇÃO NEGRA DO CARIRI – GRUNEC

NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIRO E INDÍGENA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ – NEABI/IFCE

PRÓ-REITORIA DE CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI – PROCULT/UFCA

ASSOCIAÇÃO LIBERTÁRIA DE DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO INTERATIVA AMBIENTAVELMENTE SUSTENTÁVEL – ALDEIAS

A Comissão de Organização agradece a todos os parceiros e apoiadores do evento:

Movimento de Arte e Cultura do Sopé e Serra do Araripe – MOACPÉS

Cáritas Diocesana de Crato

Rede de Educação Cidadã – RECID

Centro Cultural do Banco do Nordeste – CCBNB/Juazeiro do Norte

Serviço Social do Comércio – SESC/Crato e Juazeiro do Norte

Mestrado Profissional em Educação da URCA

Pró-Reitoria de Extensão da URCA

Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário da URCA

Coletivo Camaradas

Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará – UFC

Grupo de Pesquisa Novos Ziriguiduns Internacionais e Nacionais Gerados nas Artes Visuais – NZINGA/Curso de Artes Visuais/URCA

Núcleo de Estudos de Descolonização do Saber – NEDESA/Curso de História/URCA

Mestrado Profissional em Educação

Universidade do Tennessee

Fórum Itinerante de Cinema Negro

Instituto Francês de Cinema

Cinemateca da Embaixada da França

Embaixada da França no Brasil

Núcleo de História Oral, Tradições e Diversidades – NHISTAL

Associação Cultural Capoeira Arte e Tradição

Pró – Reitoria de Assuntos Estudantis – PROAE/URCA

Centro Acadêmico de Física/URCA

Centro Acadêmico de Matemática/URCA

Centro Acadêmico de Pedagogia/URCA

Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará – FETRAECE

Mestrado Profissional em Ensino de História

Núcleo de História e Cultura Afro-Indígena e Africana/NIAFRO/URCA

Grupo de Estudo e Pesquisa de História, Cultura e Ensino Afro-Brasileiro, Americano e Africano/GEPAFRO – URCA

Acesse a programação oficial do evento: http://www.urca.br/artefatosculturanegra/x/wp-content/uploads/2019/09/ACNEGRA2019-Programacao.pdf