Alunos do Curso de Química premiados na IV OCESQ

14 de setembro de 2021 - 15:20

No dia 08 de setembro foi divulgado o resultado final na IV Olimpíada Cearense do Ensino Superior de Química (OCESQ), disponível no site do evento (http://ceara.obquimica.org/). Três alunos da URCA tiveram destaque e ficaram entre os melhores do estado: David Denis Bento Serafim, Ronaldo Teixeira Sousa e Yllyara Maria Gomes de Matos Brasil.

 Nesta edição, toda realizada de forma virtual, foram inscritos 287 alunos, sendo 12 da URCA (4,2 % do total de inscritos). A 1ª fase ocorreu em maio, tendo sido aprovados 50 alunos, sendo cinco da URCA. A 2ª fase foi realizada em agosto e, dos quatro alunos da URCA que fizeram a prova, três foram aprovados. O resultado saiu em diferentes classificações: geral (os medalhistas, em ordem alfabética, do 1º ao 12º colocados, e os que terão menção honrosa, do 13º ao 30º colocados, divulgados em ordem de aprovação) e por áreas da Química, em ordem alfabética. A posição não divulgada de algumas categorias vai ser revelada no evento de premiação que está previsto para ocorrer em dezembro deste ano. Dentre os três alunos aprovados, a representante feminina ficou entre os primeiros colocados na categoria geral de medalhistas, que vão receber medalhas de ouro (para o 1º e 2º colocados), prata (para os 3º ao 6º colocados) e bronze (para o 7º ao 12º colocados).

Além da categoria geral de classificação, houve uma subdivisão dos melhores em cinco áreas da Química: Geral, Analítica, Físico-Química, Inorgânica e Orgânica. A aluna Yllyara Maria Gomes de Matos Brasil, que ficou como medalhista na categoria geral, ainda se destacou entre os 10 melhores das áreas de Analítica e Físico-Química. O aluno David Denis Bento Serafim, 13º na categoria geral, ficou entre os 10 melhores nas áreas de Físico-Química e Inorgânica e o aluno Ronaldo Teixeira Sousa, 23º na categorial geral, ficou entre os 10 melhores na área de Química Inorgânica.

 É a primeira participação do curso de Química da URCA em uma Olimpíada, curso que ainda não possui turma formada, e a primeira de muitas conquistas que o nosso curso e alunos vão obter. O empenho, esforço e dedicação dos nossos alunos associados à qualidade de ensino e apoio dos docentes foram fundamentais para esse sucesso.

 Fonte: Profa. Geysa Barreto Brito, coordenadora Local da OCESQ na URCA.