Chapa 1, com Carlos Kleber e Socorro Vieira, eleita na Consulta para Reitor e Vice da URCA

19 de maio de 2023 - 12:43

Foi finalizado na noite desta quinta-feira, 18, o processo de Consulta Universitária para Reitor e Vice-Reitor da Universidade Regional do Cariri, que pela primeira vez teve chapa única, com o slogan URCA: Ciência, Inclusão e Transformação, para ser votada pela comunidade acadêmica, com o Professor Carlos Kleber Nascimento de Oliveira, para Reitor, e a Professora Maria do Socorro Vieira Lopes, como Vice-reitora. A chapa recebeu uma votação expressiva durante a consulta nos três segmentos de professores, alunos e servidores técnico-administrativos de 2.746 votos, com a participação de mais de 3 mil votantes no pleito.

De acordo com os números oficiais divulgados pela Comissão Especial, a Chapa 1, lideradas pelo candidato a Reitor Carlos Kleber, e a professora Socorro Vieira como Vice-Reitora, recebeu 425 votos (93,8%) dos professores, e mais 17 votos brancos e 11 nulos, chegando aos 453 votos do segmento; 283 votos foram contabilizados dos servidores (96,3%), com 3 brancos, 8 nulos, totalizando 294 votos; dos alunos, a chapa 1 recebeu 2.038 votos válidos (89,9%), tendo mais 120 brancos e 109 nulos, com registro de 2.267 votos.  Foram totalizados no pleito 3.014 votos, com 2.746 votos válidos direcionados à chapa eleita na consulta.

Há um mês foi iniciado o processo eleitoral na universidade que, este ano, conforme decisão do Conselho Superior da URCA, acrescentou mais 10 dias de campanha, para que ocorresse de forma mais tranquila e os candidatos pudessem levar as suas propostas ao público de servidores técnico administrativos, professores e alunos.

Foram distribuídas 22 urnas eletrônicas para a votação durante esta quinta-feira, 18 de maio, nos campi de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Iguatu e Campos Sales, que estiveram disponíveis para receber a votação, das 8h às 22h, quando foi finalizado o processo, para apuração dos votos. Em Barbalha e Missão Velha a votação aconteceu das 17h às 22h.

A campanha contou esse ano com as apresentações dialogadas em todos os campi da URCA, levando as principais propostas da chapa inscrita. Com isso, eram levados aos integrantes da universidade os principais pontos de atuação dos candidatos, através de perguntas dos segmentos da Instituição de Ensino Superior – IES.

Também foram criadas as Comissões Especial e Ética da Consulta, para realizar o acompanhamento do pleito. Entre as principais propostas da chapa para o quadriênio 2023-2027 estão o aprimoramento das ações exitosas em curso na atual gestão, que tem o Professor Kleber como atual vice-reitor, implementação de novas ações e projetos, com a captação de recursos, aportes para finalístico e de investimentos, para cumprir com qualidade o programa de trabalho e atuar na ampliação da URCA.

Conheça mais dos candidatos submetidos à consulta

Reitor

Professor Carlos Kleber Nascimento de Oliveira  

O Professor Carlos Kleber é graduado em Engenharia de Materiais, Mestre em Engenharia e Doutor em Ciências da Engenharia de Materiais. Ingressou na URCA em 1996, como Professor bolsista de Extensão Tecnológica. Em 1998 prestou concurso e foi aprovado e nomeado professor efetivo, perfazendo 27 anos de atuação profissional na instituição. Foi Coordenador do Curso de Engenharia de Produção Mecânica, Chefe de Departamento de Engenharia de Produção, Diretor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), Pró-Reitor de Ensino de Graduação (PROGRAD), quando liderou, de forma coletiva, o processo de recredenciamento da URCA e de renovação do reconhecimento dos cursos de graduação ao lado da equipe da PROGRAD, Direções de Centro de Coordenações de Cursos. Esta ação concedeu mais autonomia aos cursos da URCA em Campos Sales, Iguatu e Missão Velha. No ano de 2019, foi eleito vice-reitor da URCA. Foi ainda Coordenador local do Dinter em Engenharia Mecânica, em parceria com a UNESP e Coordenador local do Programa de Intercâmbio Brasil/França, BRAFITEC/CAPES. É avaliador de cursos de Graduação do Ministério da Educação – MEC, e de cursos de engenharia no Mercosul e Países associados. Atualmente é conselheiro do Conselho de Educação do Ceará, membro da Câmara de Educação Superior e Profissional (CESP/CEE).

 

Vice-Reitora

Professora Maria do Socorro Vieira Lopes

A Professora Socorro Vieira é Enfermeira, mestre e doutora em Enfermagem, com vivências comunitárias na luta pela reforma sanitária brasileira e implantação do Sistema único de Saúde (SUS), à época suas atividades eram como Agente de Saúde (1987). Participou da implantação das primeiras equipes de Saúde da Família em Jucás – CE (1994). Ingressou na URCA em 2002, como Professora Efetiva do Departamento de Enfermagem. Foi coordenadora do curso, diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Pró-Reitora de Assuntos Estudantis (PROAE), quando liderou a equipe de elaboração do Núcleo Interdisciplinar de Apoio Psicopedagógico (NIAP). Atualmente é vice-coordenadora e professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família RENASF/URCA e Professora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da URCA.