Curso de Direito da URCA recebe o Selo OAB Recomenda pela quarta vez

11 de janeiro de 2023 - 13:14

Pela avaliação através do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), os cursos da URCA estão entre os melhores do Brasil

A Universidade Regional do Cariri (URCA), através do Curso de Direito da Instituição, realizou na noite desta terça-feira, 10, a solenidade de entrega do Selo OAB Recomenda ao curso, que o classifica mediante os exames de ordem com um dos mais bem avaliados do País. A solenidade contou com a representação da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará e na região, professores e alunos da Instituição, além do Reitor Francisco do O’ de Lima Júnior, e o Vice-reitor, Carlos Kleber de Oliveira.
As premiações de avaliação estão inseridas na abertura das comemorações do centenário do Curso de Direito. Durante a solenidade, também foram realizadas homenagens de reconhecimento, a exemplo da entrega do Prêmio Advogado Padrão, ao Professor da URCA, Pedro Ivan Couto Duarte, Chefe de Departamento do Curso de Direito, entregue mediante análise técnica especializada na atuação.
A solenidade contou com representantes como o presidente da OAB no Estado do Ceará, Erinaldo Dantas, a Vice-presidente, Cristiana Leitão, o presidente da OAB, Subsecçãode Juazeiro do Norte, Francivaldo Lemos, que na ocasião foi um dos homenageados, a Vice-Presidente da Subsecção da OAB no Crato, Maria Lua Santiago, e o Diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA) professor João Luís do Nascimento Mota, além da representação estudantil de Everton da Silva Martins.
Segundo o Professor Pedro Ivan Couto Duarte, o Selo conquistado demonstra uma satisfação de dever cumprido, mesmo com todas as dificuldades, desde a pandemia até o momento. “Quero agradecer aos alunos, aos professores, a chefia de departamento adjunto e à administração da URCA”, afirma.
O Reitor da URCA, Lima Júnior, destaca que as instituições são feitas pela coletividade e ele ressalta a atuação da comunidade acadêmica e da OAB. “Agradecemos à instituição que atua no fortalecimento profissional e defendendo as garantias constitucionais. Os últimos capítulos da história do Brasil têm tido uma participação ativa da OAB nesses processos de defesa e na garantia dos direitos humanos”, afirma.
Segundo Lima Júnior, essa foi uma noite de reconhecimento, acima de tudo. O Reitor também destaca não apenas o reconhecimento ao curso de Direito do campus São Miguel, em Crato, mas o do campus avançado do Iguatu. Essa avaliação, conforme ele, inclui um histórico dos estudantes, dos cursos e principalmente de formação de grandes profissionais, que estão em diversas partes do Brasil prestando serviços na área. “Somos um dos cursos de Direito no Nordeste que tem maior coeficiente de alunos provenientes de escola pública e isso diz muito a respeito do papel dessa universidade e de inclusão, diversidade. São filhos de professores e trabalhadores da zona rural”, explica.
Todos os professores do colegiado do curso de Direito estiveram presentes. O Reitor salientou também todo o apoio que tem recebido pelo Vice-Reitor, Carlos Kleber, para o desempenho das funções, por conquistas como essa. Ainda foram agraciados com a honraria do curso de Direito, a comenda Violeta Arraes, o presidente da OAB de Juazeiro do Norte, Francivaldo Lemos, e o Professor Paulo Santos, subchefe do Departamento do Curso de Direito.

Maior índice de aprovação

O Presidente da OAB, Erinaldo Dantas, destacou a enorme capacidade do Cariri, na classificação do exame de ordem. “O Ceará e campeão na aprovação do exame de ordem, e as faculdades do Cariri têm o maior índice de aprovação”, afirma.

Erinaldo Dantas salienta Selo OAB Recomenda tem critérios técnicos e objetivos. “Não tem subjetividade. É feita a análise dos últimos 3 anos de desempenho e a que tiver o índice determinado recebe”, disse. A URCA, nesse caso, obtém pela quarta vez, desde que o selo foi criado, fruto de um trabalho coletivo. Ele ainda destacou o nível da URCA, que se destaca no Brasil Inteiro.

Em relação ao Prêmio Advogado Padrão, ele ressaltou que o reconhecimento é feito aos profissionais têm mais 30 anos na OAB e que nunca sofreram sanção disciplinar, além de recomendado por conselheiros, diante da carreira do profissional. “Pedro Ivan é um grande profissional que se destaca pelo seu esforço de valorizar a advocacia da região, de forma técnica, trabalhando o Direito e da melhor forma representar o poder judiciário”, completa.