Geopark realiza blitze pelo Dia Internacional de Prevenção aos Riscos de Desastres, no próximo dia 23

13 de outubro de 2021 - 16:57

O Geopark Araripe realizou no feriado (12/10), mais uma Blitz Ambiental com foco na Prevenção e contenção de queimadas, na Comunidade Riacho do Meio, em Barbalha, das 7h às 10h, em alusão ao Dia Internacional de Prevenção aos Ricos de Desastres (13/10). Na ocasião, foram distribuídos panfletos e alertas aos motoristas sobre o risco de incêndios.

Este período do ano, na região do Cariri, a combinação de baixa umidade, altas temperaturas, escassez de chuvas e ventos fortes, implica no aumento de riscos de incêndios nos nossos biomas. De acordo com o membro da Geoconservação do Geopark Araripe, Rafael Celestino, essa é uma ação permanente e, nessa edição, teremos dois momentos específicos, sendo o segundo no dia 23 de outubro, na comunidade do Geossítio Colina do Horto, em Juazeiro do Norte, no período da manhã.

O GA, como muitos geoparques globais da UNESCO, trabalha em conjunto com a população e autoridades locais para promover a conscientização sobre os riscos ambientais, envolvendo a geo e a biodiversidade. Assim, podemos melhor preparar estratégias preventivas.

Como nos anos anteriores, estiveram envolvidos com a ação deste ano a Prefeitura de Barbalha @prefeituradebarbalha, a UPAMA @instituicao_upama, a Associação dos Moradores do Riacho do Meio e a Estação Turismo @estacaoturismoba, juntamente à equipe do da Universidade Regional do Cariri (URCA), através do Geopark Araripe.