Herbário Caririense Dárdano de Andrade-Lima completa 29 anos de fundação

20 de setembro de 2021 - 15:16

O Herbário Caririense Dárdano de Andrade-Lima da Universidade Regional do Cariri (URCA), completou neste domingo (19/09), 29 anos de criação. O equipamento faz parte do Departamento de Ciências Biológicas e foi fundado em 19 de setembro de 1992, pelo reitor Dr Manoel Edmilson do Nascimento. A partir de então, recebeu o nome Herbário Caririense Dárdano de Andrade-Lima em homenagem ao notável botânico nordestino Dárdano de Andrade-Lima.

A coleção teve início a partir de 150 exsicatas obtidas através de doação. E ao longo dos anos tem sido incrementada com amostras de espécies da Flora do Estado do Ceará, especialmente da região do Cariri cearense. Atualmente, abriga uma coleção composta de 15.650 espécimes de diversos grupos vegetais e fungos. Uma coleção dinâmica utilizada pela equipe responsável, para divulgação científica e atividades que envolvem a pesquisa, o ensino e a extensão. Além de contribuir ativamente para formação de pessoal qualificado.

Em setembro de 2012 passou a integrar o cadastro internacional dos herbários, Index Herbariorum, mantido pela Associação Internacional para a Taxonomia Vegetal e Jardim Botânico de Nova York. Fazendo parte também da Rede Brasileira de Herbários (RBH), mantida pela Sociedade Botânica do Brasil (SBB), e Herbário Virtual da Flora e dos Fungos (INCT-HVFF), parte integrante do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia, coordenado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.

As coleções biológicas constam de um conjunto de organismos, ou partes destes preservados fora do ambiente natural. As amostras são preparadas de acordo com protocolos específicos a cada coleção, organizados de modo a fornecer informações sobre a procedência e a identificação taxonômica de cada espécime. Entre as várias coleções biológicas, estão os Herbários, os quais podem ser definidos como uma coleção de plantas, de algas, de líquens ou de fungos, desidratados, e possuem como principal função subsidiar estudos em taxonomia, sistemática, ecologia, anatomia, morfologia, conservação, biodiversidade, etnobotânica, palinologia e paleobiologia.

Em 29 anos, o HCDAL participou de importantes editais, com os projetos “Laboratórios Integrados em Ambiente, Biodiversidade e Saúde” (2018–2021); “Consolidação de Infraestrutura de Grupos de Pesquisa” (2013 – 2017); e “Construção do Espaço Físico para Coleções Biológicas do Programa de Pós-graduação em Bioprospecção Molecular da URCA” (2011-2013), todos aprovados junto a FINEP. Com o auxílio financeiro concedido foi possível fazer melhorias no espaço físico do herbário e nas condições de preservação da coleção.

Embora o HCDAL possua amostras de espécies de diversos estados brasileiros originárias de permutas, a maior representatividade está nas amostras da flora do estado do Ceará, especialmente da região do cariri. Sendo a coleção representada por Angiospermas, Fungos, Samambaias e Licófitas. As dez famílias com maior número de exemplares são Fabaceae, Asteraceae, Rubiaceae, Myrtaceae, Melastomataceae, Euphorbiaceae, Boraginaceae e Solanaceae, representantes de diversas fitofisionomias do Nordeste e do Brasil (Mata Úmida, Cerrado, Cerradão, Caatinga, Carrasco e Mata de Galeria).

Quanto ao ensino e a pesquisa da URCA, a coleção do Herbário HCDAL subsidia projetos desenvolvidos por alunos da graduação, da pós-graduação e pelos pesquisadores de Instituições de Ensino Superior do Nordeste a exemplo da Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal do Cariri, Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual Vale do Acaraú, Universidade Federal do Piauí, Universidade de Brasília, Universidade Federal de Pernambuco, e Universidade Federal Rural de Pernambuco, entre outras.

Em relação a Extensão, como parte da rotina do HCDAL são comuns atividades que envolvem o atendimento ao público externo, incluindo escolas e alunos de universidades. A equipe do HCDAL, coordenada pela Dra Arlene Pessoa (Curadora) e pela Me Ana Moraes Mendonça (Vice-curadora), mantém-se atualizada e sempre disposta a auxiliar no ensino, pesquisa e extensão. A participação nas redes sociais, a exemplo do Instagram (herb.c.dardanodeandradelima), auxilia na divulgação de todo o trabalho realizado. O herbário está localizado a Rua Carolino Sucupira s/n – Pimenta II, Crato-CE. Endereço eletrônico: herbario@urca.br.