Será lançado dia 23 de novembro o VI Simpósio Internacional Padre Cícero e I Simpósio Internacional de Religiões e Espiritualidades  

16 de novembro de 2022 - 22:45

Com a principal temática envolvendo o “Pluralismo Religioso e Cosmovisões no Nordeste”, será lançado oficialmente no dia 23 de novembro, o do VI Simpósio Internacional Padre Cícero e I Simpósio Internacional de Religiões e Espiritualidades: Pluralismo Religioso e Cosmovisões no Nordeste. Juazeiro do Norte e o Cariri se tornam o epicentro dos debates sobre religiosidades e o Padre Cícero, que terá processo de beatificação iniciado no próximo dia 30 de deste mês.

O evento será realizado através da Universidade Regional do Cariri (URCA), por meio do Instituto José Marrocos de Pesquisas e Estudos Socioculturais (IPESC). Este ano, os simpósios acontecem de forma presencial, a partir das 8h, no Salão de Atos da URCA, no campus Pimenta, em Crato, com transmissão pelo canal da URCA no YouTube.

Dentre as atividades que serão realizadas na data, estão a palestra “Panorama das Religiões no Brasil: transformações, tendências e consolidações”, com o prof. Dr. Marcelo Camurça (UFJF/UERJ), que ocorrerá pela manhã, às 9h.

A palestra oficial de lançamento acontece após a mesa de abertura oficial, com a presença de pesquisadores e entidades envolvidas na realização dos simpósios. Às 19h, haverá lançamento de livros.

Saiba mais

Trazendo como tema “Pluralismo Religioso e Cosmovisões no Nordeste”, o evento será realizado no período de 17 a 24 de março de 2023. Em suas edições anteriores, o Simpósio Internacional Padre Cícero teve como elemento de articulação discussões em torno do Padre Cícero e da religiosidade popular. Entretanto, esta edição pretende realizar uma discussão mais abrangente, buscando ir além do foco das religiosidades do catolicismo popular e da figura do Padre Cícero. A proposta é abarcar discussões associadas ao pluralismo religioso e às diferentes cosmovisões no Nordeste brasileiro.

Serviço

Evento de lançamento do VI Simpósio Internacional Padre Cícero e I Simpósio Internacional de Religiões e Espiritualidades: Pluralismo Religioso e Cosmovisões no Nordeste

Data: 23 de novembro de 2022 (quarta-feira)

Horário: a partir das 8h

Local: Salão de Atos do campus Pimenta da URCA – Crato – Ceará

Informações: visimposiopecicero.informacoes@urca.br

Telefone / WhatsApp para contato: (88) 9.9921-7820 (Prof. Océlio)