URCA é representada no 49º FORPROEX, com participação presencial de mais de 80 universidades do País

12 de junho de 2022 - 23:10

A Universidade Regional do Cariri (URCA) esteve representada durante o 49º FORPROEX -Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras, que aconteceu em Uberlândia, em Minas Gerais, durante a última semana, e foi aberto na segunda-feira, 7.

Este ano, na conferência de abertura, houve abordagem do tema o Papel da Extensão Universitária da Defesa do Estado Democrático de Direito, com o professor Ladislau Dowbor, da PUC de São Paulo. Outros temas debatidos durante o evento, com a presença de representações das universidades brasileiras, esteve a Operacionalização da Inserção Curricular, além de contar com rodada de experiências, e apresentações culturais. A URCA esteve representada na ocasião, pela Pró-Reitora de Extensão, Professora Sandra Nancy Freire.

O painel de abertura contou com importantes representações como ANDIFES, ABRUEM, Reitoria da UFU E FORPROEX. No segundo dia do evento, foi debatida a Relação da Extensão com a Pesquisa e a Pós-Graduação, além de ser tratado durante o dia, de temas como Financiamento e Indicadores da Extensão – MEC, e Extensão e sua relação com Cultura e Arte.  O debate da Extensão no Pós-Pandemia também fez parte da programação, e no final foi lida a Carta de Uberlândia e documento aos presidenciáveis, além da eleição da nova diretoria, com o encerramento contando com a apresentação da Orquestra Popular do Cerrado, no dia 9 de junho.

Na ocasião, também foi realizada eleição da nova diretoria do Fórum, com a eleição do Professor Helder Eterno, como o novo presidente nacional do FORPROEX em substituição de Olgamir Amância

A extensão brasileira

O evento discute “A Extensão brasileira em (nova) perspectiva”. A Professora Sandra Nancy destaca a importância desse debate no momento em que o Brasil atravessa muitas transformações no âmbito das universidades e ao mesmo tempo se fortalece o processo de curricularização da extensão no espaço universitário, trazendo uma nova configuração das instituições de ensino superior, no contexto de sociedade.

Cerca de 80 Universidades participaram presencialmente dos debates, já que a reunião ocorria de forma híbrida. A Professora Sandra Nancy, ainda destaca que o evento direciona as extensionistas brasileiras. “Na base, é constituído por 151 universidades públicas Federais, Estaduais e Municipais”, ressalta. Também estiveram participando do evento, representantes das unidades ligadas à ABRUEM de forma física e no painel de forma online.

O encontro teve a finalidade de reunir os pró-reitores e as pró-reitoras de extensão das Universidades Públicas, para debater os avanços da extensão em tempos complexos e difíceis da política pública brasileira, considerando que a dimensão extensionista vem ocupando, cada vez mais espaços importantes nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação, nos cursos de pós-graduação e na própria consolidação das Universidades Brasileiras.

A temática coloca a extensão em (nova) perspectiva, com o debate sobre o financiamento, a operacionalização da extensão, os desafios da extensão na pós-graduação e o papel da extensão no pós-pandemia.

O Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras é uma entidade voltada para a articulação e definição de políticas acadêmicas de extensão, comprometida com a transformação social para o pleno exercício da cidadania e o fortalecimento da democracia.