URCA homenageia os professores Ronald Albuquerque e Pedro Barros por extenso legado à Instituição

13 de outubro de 2021 - 16:11

o em Ciências Políti

A Administração Superior da Universidade Regional do Cariri (URCA), através do Reitor, Francisco do O’ de Lima Júnior, e Vice-Reitor, Carlos Kleber Nascimento de Oliveira, congratula e agradece aos professores Ronald de Figueiredo e Albuquerque e Pedro Ferreira Barros por toda dedicação e empenho prestados à comunidade acadêmica.

Ronald Albuquerque foi Assessor de Planejamento da URCA, coordenou a implantação do Fórum da Mesorregião da Chapada do Araripe, envolvendo os estados do Ceará, Pernambuco e Piauí, no convênio URCA e Ministério da Integração, e foi membro da Comissão Organizadora do III Encontro Norte e Nordeste Memória, Verdade e Justiça. Durante cinco anos coordenou o curso de Licenciatura em Educação do Campo, ministrado pela Instituição em convênio com o Ministério da Educação. Desenvolve pesquisa nas áreas de movimentos sociais e agricultura familiar e camponesa.

O docente Ronald Albuquerque ingressou na UECE em 01 de agosto de 1978, e posteriormente foi enquadrado no quadro de professores da URCA, por força do Decreto n° 25.287, de 06/11/1998, em 09 de novembro de 1998. Por 45 anos, foi professor da URCA do curso de Ciências Econômicas, no qual atuou também como chefe de departamento e coordenador de curso. Ministrou especialmente as disciplinas de Formação Econômica do Brasil, Teoria do Desenvolvimento Agrícola e Tópicos Especiais em Economia. O professor Ronald Ronald Albuquerque nasceu na cidade de Fortaleza, em 1950. Cursou Licenciatura em Filosofia pela Faculdade de Filosofia do Ceará da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em 1975. Fez especialização em História do Brasil na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), é mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutor em Educação, também pela UFC. E Pós-Doutor em Educação pela Escola de Educação (FACED).

Pedro Barros ingressou na UECE em 05 de março de 1978, e posteriormente foi enquadrado no quadro de professores da URCA, por força do Decreto n° 25.287, de 06/11/1998, em 09 de novembro de 1998. Pedro Barros foi professor da URCA do curso de Ciências Econômicas, no qual atuou também como Sub-chefe do Departamento de Economia e Coordenador de curso. Ministrou as disciplinas de Técnicas de Pesquisa, Psicologia da Infância, Psicologia da Adolescência e Princípios e Métodos de Orientação Educacional, entre outras.

O professor Pedro Barros atuou como Chefe do Serviço de Legislação e Deveres, Chefe do Serviço de Manutenção e foi membro da Comissão Permanente de Pessoal Docente – CPPD. No âmbito profissional, foi Diretor Administrativo da Unidade Escolar de Ensino Médio Centro Educacional Professor Moreira de Sousa, e Professor Pesquisador no Centro Universitário Leão Sampaio (UNILEÃO). Desenvolve pesquisas nas áreas de história e memória da educação, formação docente, educação e mudanças sociais.

O docente Pedro Ferreira Barros nasceu na cidade de Ipaumirim, em 1947. Cursou bacharelado em Ciências Políticas e Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), e licenciatura em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Santo Amaro (OSEAC). Fez especialização em Formação Sócio-econômica do Brasil pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), e em Gestão Escolar na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), e doutor em Educação Brasileira, também pela UFC.

Os professores Ronald Albuquerque e Pedro Barros, fazem parte do grupo de professores que estiveram presentes desde a fundação da URCA e contribuíram significativamente para a transformação da realidade regional, através de atividades de ensino, pesquisa e extensão. A gestão atual reconhece a relevância do trabalho realizado pelos professores e parabeniza pela aposentadoria.