URCA inicia 2022 em busca de mais parcerias e fortalecimento

3 de janeiro de 2022 - 21:19

A Universidade Regional do Cariri (URCA) tem realizado diálogo permanente com instituições regionais, parcerias, além de estar buscando de forma constante apoio junto aos órgãos federais, estaduais e municipais e líderes políticos. Neste segunda-feira, 03, o Reitor da URCA, Professor Francisco do O’ de Lima Júnior, esteve reunindo com o deputado federal, José Guimarães, o Prefeito do Crato, José Ailton Brasil, além do vereador Pedro Lobo e secretários da administração, com a finalidade de fortalecer parcerias em prol da URCA e universidades estaduais.

Uma das reivindicações do Reitor esteve voltada para o fortalecimento de uma frente parlamentar, para em conjunto com os reitores das Universidades do Estado do Ceará, buscar alternativas de melhorias para essas instituições, incluindo mais verbas voltadas para a pesquisa.

Na ocasião o Reitor destacou os novos cursos que estão sendo implantados na URCA, com o apoio do Governo do Estado e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece), como o de Medicina, que inicia as aulas em fevereiro, em Crato, com turma de 25 alunos, e que contou com o vestibular mais concorrido do Nordeste com 319 pessoas para uma vaga; Turismo e Hotelaria, em Barbalha, e o curso de Arquitetura e Urbanismo, que será implantado em Juazeiro do Norte, no momento sendo avaliado pelo Conselho Superior da Universidade – CONSUNI.

O Reitor Lima Júnior destacou números relevantes relacionados ao crescimento da Universidade, que atualmente tem 10. 322 alunos na graduação, 1.200 nos cursos de especialização, mestrado e doutorado, além de contar com 910 bolsistas, principalmente com o apoio de instituições de fomento, como a Funcap, e do Governo do Estado.

Novos concursos para professores estão previstos para iniciar na universidade, a exemplo do curso de Medicina e o de Turismo, para o preenchimento das primeiras vagas, além de concursos já autorizados pelo Governo do Estado do Ceará para o preenchimento de vagas nas unidades descentralizadas. A rádio universitária da URCA, que também contou com importante trabalho do deputado petista no parlamento, para o encaminhamento do processo de aprovação, também foi lembrada com os importantes avanços para sua implantação definitiva.