URCA participa da 73ª Reunião Ordinária do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Salgado

22 de junho de 2022 - 16:02

A Universidade Regional do Cariri (URCA), representada pela professora do curso de Direito, Ivanna Pequeno dos Santos, participou nesta quarta-feira (22/06), da 73ª Reunião Ordinária do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Salgado. O encontro foi marcado pela definição e aprovação dos Parâmetros de Alocação Negociada em Água, além da apresentação da atualização do site, em relação ao painel de requerimentos e o andamento dos estudos do Plano de Bacias.

O evento teve início com o Coordenador do Núcleo de Gestão da COGERH-Crato, Rafael, que apresentou as atualizações no site do Comitê, com ênfase no Painel de Requerimentos. Em seguida, Celme Torres, professora do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Cariri, falou sobre o andamento dos estudos e dados do Pré-Agnóstico da Bacia Hidrográfica do Salgado e ressaltou a importância da participação ativa do Comitê nas próximas reuniões do Plano de Bacia.

O Presidente do Comitê, Wyldevânio Vieira, apresentou o novo Coordenador da Câmara Técnica de Água Subterrânea, Marcelo Gutierres. E relatou sobre a importância de preservar as fontes da Região Caririense, a partir do número de espécimes do pássaro endêmico “Soldadinho do Araripe,” que é um indicador ambiental das nascentes.

A Ivanna Pequeno, professora da URCA, falou sobre a relevância da participação da Instituição na reunião. “Estou aqui representando a comunidade acadêmica, professores e alunos, com intuito de repassar a discussão e atualizar as informações em relação a água”, disse.

A terceira pauta, parâmetros para alocação do segundo semestre de 2022, foi dirigida pelo Gerente Regional da COGERH, Alberto Medeiros. No início, ele informou ao colegiado sobre a atual situação do volume da Bacia do Salgado e apresentou os cálculos da classificação de criticidade de cada um dos reservatório da Sub-Bacia do Salgado. Após deliberações, o Comitê definiu e aprovou os Parâmetros de Alocação para 13 açudes que irão operar neste 2º semestre de 2022:

– Açude Atalho – Mínimo: 0 L/s – Máximo: 600 L/s
– Açude Cachoeira – Máxima: 85 L/s – Mínimo: 45 L/s
– Açude Gomes – Mínimo: 25 L/s – Máxima 40 L/s
– Açude Olho D’água: Mínimo: 80 L/s – Máxima: 250 L/s
– Açude Prazeres: Mínimo: 50 L/s – Máxima: 350 L/s
– Açude Quixabinha: Mínima: 0 L/s – Máxima: 80 L/s
– Açude Rosário: Mínima: 40 L/s – Máxima: 800 L/s
– Açude Tatajuba: Mínima: 4 L/s – Máxima: 14 L/s
– Açude Thomás Osterne: Mínima 150 L/s – Máxima: 250 L/s
– Açude Ubaldinho: Mínima: 35 L/s – Máxima: 300 L/s