URCA participa de pesquisa de avaliação de beneficiados do programa Mais Infância

14 de setembro de 2021 - 15:00

A Universidade Regional do Cariri (URCA) irá participar da pesquisa “Avaliação da parentalidade e perfil das famílias beneficiadas pelo Cartão Mais Infância Ceará”. Participam das atividades 2.000 famílias em 24 municípios do Estado do Ceará, incluindo Juazeiro do Norte, Mauriti, Salitre, Crato, Aquiraz, Caucaia, Eusébio, Fortaleza, São Gonçalo do Amarante, Trairi, Ararendá, Crateús, Camocim, Chaval, Granja, Tianguá, Viçosa do Ceará, Acaraú, Irauçuba, Sobral, Itatira Paramoti, Quixadá, Jaguaruana.

A URCA irá realizar a coleta de dados de 264 famílias para avaliação, incluindo a atuação de 13 alunos, em 4 municípios. Estarão inseridas na pesquisa as cidades de Salitre, com 77 famílias, Mauriti, com 80 famílias, Juazeiro do Norte, 27 famílias, e o Município do Crato, com 80 famílias.

Além da URCA, participam das pesquisas a Universidade Vale do Acaraú (UVA), Universidade Estadual d Ceará (UECE) e Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE) e a Universidade Federal do Ceará (UFC). A pesquisa ocorrerá através de visitação ao domicílio da família e os alunos terão contato com essas famílias através do endereço e dos telefones disponibilizados pela coordenação da pesquisa e, caso ocorra alguma dificuldade de localização, os alunos também poderão contar com a colaboração dos CRAS municipais, pois todas as famílias do cartão Mais Infância são referenciadas em um CRAS.

Temas que serão abordados na pesquisa: perfil social e econômico das famílias, condições de moradia, assistência social, saúde, educação, violência, saúde mental, desenvolvimento infantil, parentalidade, cuidados com a criança, insegurança alimentar, trabalho e renda.

Os alunos deverão ter o perfil com os critérios que envolvem ser matriculados em cursos de graduação das áreas de ciências humanas, educação ou saúde (enfermagem) e que estejam cursando partir do 5º semestre; Condições de se deslocar por meios próprios até os domicílios sorteados, inclusive nas zonas rurais; Com experiência em pesquisa, principalmente com entrevistas de campo e/ou vivência em pesquisa com comunidades; Disponibilidade para coleta de dados nos meses de outubro, novembro e dezembro, inclusive aos finais de semana; Conhecimentos básicos de informática e uso de tecnologia de celular. Ele também deverá possuir telefone celular ou tablete e que em algum momento tenha acesso à internet para enviar os dados; Alunos com interesse, disponibilidade e motivação para fazerem a pesquisa tanto na área urbana quanto na área rural do município;  Ter disponibilidade para fazer um treinamento (online) de 20h promovido pela equipe da pesquisa onde serão abordados: pesquisa de campo, instrumento de coleta de dados, escalas utilizadas na pesquisa.

Auxílio financeiro

Os estudantes serão contratados como estagiários e receberão um auxílio financeiro através de um contrato de estágio, o valor da bolsa será de acordo com a quantidade de entrevistas realizadas e poderá chegar ao valor de R$ 540,00.

O estudante não receberá nenhuma ajuda de custo para deslocamento até as residências das famílias (urbanas ou rurais), devendo realizar esse deslocamento com recursos próprios.