URCA realiza colação de grau no campus de Missão Velha para 36 formandos

16 de janeiro de 2023 - 22:33

A Universidade Regional do Cariri (URCA), campus de Missão Velha, realizou na noite de quinta-feira, 12, solenidade de colação de grau, presidida pelo Reitor Francisco do O’ de Lima Júnior, com a presença das pró-reitores da instituição. Na ocasião, colaram grau 36 alunos dos cursos de Letras (17), Biologia (16), Biologia (02) Letras (01), os dois últimos em cursos avulsos, em Crato. A solenidade da turma 2021.2 teve como paraninfo pela primeira vez no campus, um Vice-Reitor, Professor Carlos Kleber de Oliveira, e os oradores José Jonas e Cícera Bruna, contando também com a palavra da diretora do campus, Professora Goretti Alencar.

O paraninfo da turma foi o Vice-Reitor, Professor Carlos Kleber. Ele destacou o esforço empreendido por todos os alunos e seus familiares. “A busca pela qualificação é também uma busca pela emancipação e foi esse o caminho escolhido por todos”, disse.

Além disso, ressaltou o momento saudoso, por toda a trajetória dos acadêmicos durante os anos de estudos na universidade. “A URCA, como universidade pública e socialmente referenciada, inovadora e de qualidade, foi instituída com essa missão principal, de possibilitar a transformação social nas vidas de filhos e filhas da classe trabalhadora”, disse.

A coordenadora do campus de Missão Velha, Goretti Alencar, levou a mensagem aos pais e formandos, pelo momento gratificante de formação no curso superior, com o sacrifício e esforço de todos, mesmo com todas as mudanças e crises enfrentadas na atualidade, além dos ataques à ciência.

O Reitor Lima Júnior parabenizou os 36 formandos na colação de grau. “A ciência e o conhecimento ofertados a todos que passaram pela universidade, permite a legitimidade, que fundamenta a apropriação mais ampla a direitos coletivos e promoção de igualdade, o acesso a políticas públicas agregadoras e promotoras do desenvolvimento”, afirma.

O Reitor destacou o contexto atual dos acirrados momentos de defesa veemente da ciência e dos seus alcances com a conjuntura da economia; do ambiente político de escolha do novo quadro de gestores do executivo e legislativo. “Muitos momentos relacionados à política e à pandemia afetaram as vidas das pessoas, e a universidade continuou cumprindo o seu papel junto à sociedade. Acabamos de participar desses momentos como sujeitos históricos”, avalia.

Dentro dessa realidade a URCA assumiu o seu destaque, segundo o Reitor, como promotora de ciência, conhecimento por excelência e cidadania. Ele ainda ressaltou o importante apoio do Governo do Estado, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE) e conquistas representativas para a instituição, a exemplo das evolução das unidades descentralizada para campus avançado de Missão Velha, hoje também em Campos Sales e Iguatu, como uma das grandes vitórias obtidas e destacou o papel dos docentes, inclusive do Professor Kleber, além do recredenciamento da URCA, por 8 anos, concurso público para Professor Efetivo, o maior já realizado na URCA, e os novos cursos conquistados e campi. Atualmente o campus de Missão Velha conta com mais de 400 alunos matriculados, 32 professores ainda temporários, além dos servidores.