URCA realiza I Ciranda Inclusiva através do Nuarc e instituições parceiras

24 de maio de 2023 - 13:23

Um momento de congregar debates e ações em prol da pessoa com deficiência foi realizado por meio da Universidade Regional do Cariri (URCA), e instituições parceiras, com a realização da I Ciranda Inclusiva, Caminhos educacionais para inclusão da pessoa com deficiência. O evento aconteceu através do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Regional do Cariri (Nuarc/URCA), IFCE e UFCA. Oficinas, palestras e compartilhamentos de experiências marcaram o momento.

Com diversos trabalhos já realizados através do Núcleo, a URCA passou a ser uma referência sobre o assunto, levando a participação em cada mesa de pessoas com deficiência, a exemplo do autismo, surdez ou mesmo visual, para relatarem suas experiências e aprendizados. O evento integrado ocorreu no final de abril.

Como possibilitar avanços na legislação, como a Lei de Libras, além dos debates direcionados ao autismo estiveram em pauta, além das oficinas e palestras com a parceria do NAPNE – Núcleo de Apoio e Assistência a Pessoas com Necessidades Específicas do IFCE, além da UFCA.

Dentro da perspectiva de inclusão, todas as mesas de debates contaram com pessoas com deficiência, de acordo com os temas escolhidos, para dar voz e vez aos participantes. Germano e Mabia, alunos do curso de Letras da URCA, ofertaram minicurso para professores, estudantes e comunidade sobre máquina de datilografia Braille. Ambos têm cegueira e baixa visão, respectivamente.

Através do Nuarc, a URCA tem fortalecido atuação para aprimorar as suas ações, no intuito de promover a inclusão. Na ocasião da realização da I Ciranda, houve o compartilhamento de experiências, como a de uma mãe de criança autista que se formou pela instituição, e de Nelson, pessoa com surdez e aluno do mestrado em Educação da Universidade.