URCA realiza primeira reunião presencial do CEPE depois de 18 meses e debate pautas importantes

18 de novembro de 2021 - 10:34

A Universidade Regional do Cariri (URCA) realizou, nesta quarta-feira, 17, a primeira reunião presencial do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), desde que foi iniciada a fase de isolamento social, em consequência da Covid – 19. Com a finalidade de avaliar pautas relevantes, além de debater assuntos relacionados às possíveis condições de retorno às aulas, os conselheiros estiveram debatendo diversos pontos das pautas, incluindo a apresentação do Projeto Pedagógico de Criação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Instituição, e a apresentação do Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Direito, do Crato, que terão ainda parecer da Câmara de Ensino de Graduação do CEPE, além da criação da Comissão Especial de Protocolo para Retorno Presencial das Atividades Acadêmicas.

A reunião foi realizada no auditório da sede do Geopark Araripe, sendo presidida pelo Reitor da URCA, Professor Francisco do O’ de Lima Júnior, com a presença do Vice-Presidente, o Vice-Reitor Carlos Kleber de Oliveira. O projeto do curso teve a apresentação de integrantes da comissão de elaboração, tendo à frente o arquiteto, Prof. Ms. Bruno Barbosa de Oliveira, e o Prof. Dr. Renato de Oliveira Fernandes. Antes, o Pró-Reitor de Administração, Professor Jefferson Marinho, destacou o processo de elaboração do projeto, a partir da necessidade de implementação do curso na área, o primeiro público do interior do Estado do Ceará. “Esse curso agrega e vai dialogar com outros da URCA, utilizando tecnologia e espaços”, afirma.

Segundo Bruno Barbosa, o grande diferencial será a inserção de um estudo que inclui aspectos regionais dentro do projeto pedagógico. O curso está previsto para ser implantado no Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), no campus Crajubar, em Juazeiro do Norte. Recentemente foram aprovados os cursos de Medicina, para o Crato, e de Turismo e Hotelaria, em Barbalha, fortalecendo a atuação regional da universidade.  Serão destinadas 40 vagas anualmente, através de acesso por meio do Processo Seletivo Unificado da URCA, com tempo mínimo de estudo de 5 anos, com 3.840 horas.

O curso será uma forma de trabalhar o resgate das memórias e fortalecer a preservação do patrimônio histórico. O presidente do CEPE, Reitor Lima Júnior, aproveitou a oportunidade para parabenizar a equipe pela capacidade de construção e as diversas contribuições da URCA na criação do curso de Arquitetura e Urbanismo. “Está sendo criado em sintonia com o que vem dialogado e pensado em termos de cidades sustentáveis e inclusivas, o patrimônio histórico, e uma política social que englobe o lugar, a paisagem e a arquitetura”, afirma.

O Vice-Presidente, Carlos Kleber, parabeniza a equipe e destaca a fluidez no desenvolvimento do projeto, sem tantas resistências aos ajustes necessários, para a construção do projeto pedagógico, sempre em constante diálogo com as diversas áreas da universidade.

Na oportunidade, a Pró-Reitora da Extensão, Sandra Nancy Freire, apresentou a proposta de institucionalização do Comitê de Extensão, tendo em vista a necessidade da existência de um órgão consultivo e propositivo junto à pró-reitora, fortalecendo as ações de extensão na universidade. A proposta foi repassada para análise da Câmara de Extensão do CEPE.

Comissão Especial de Protocolo para Retorno Presencial das Atividades Acadêmicas

Como forma de debater a possibilidade de retorno das aulas presenciais no dia 7 de março do próximo ano, foi deliberada a criação do Comissão Especial de Protocolo para Retorno Presencial das Atividades Acadêmicas, que conduzirá o diagnóstico de possível retorno com segurança às aulas presenciais. Importante destacar que o conselho será consultivo e qualquer decisão será tomada através do CEPE.

A Comissão é composta por Pró-reitores, Diretores de Centro, representantes dos estudantes, Núcleo de Formação Docente e representação do Comitê de Monitoramento e Combate à propagação da Pandemia da COVID-19 na URCA.