Apresentação

 

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA REGIONAL E URBANA

Curso de Mestrado Acadêmico em Economia Regional e Urbana

 

O Programa de Pós-graduação em Economia Regional e Urbana (PPGERU) da Universidade Regional do Cariri (URCA), teve sua aprovação pela CAPES na 194ª. Reunião do Comitê Técnico-Científico de Educação Superior (CTC), divulgada no dia 21 de maio de 2020.

 

O PPGERU, através do seu Mestrado Acadêmico surgiu para atender grande demanda reprimida de formação Stricto Sensu na área de Economia no interior do Nordeste, atentando para a necessidade de interiorização desta formação, que é uma das estratégias de reduzir as disparidades avançando na consolidação da pós-graduação nacional.

 

O PPGERU, vinculado ao Centro de Estudos Sociais Aplicados da URCA através do Departamento de Economia, tem sua sede na cidade de Crato, cidade universitária localizada na Mesorregião Sul Cearense, uma área estratégica de limites entre os estados do Ceará, Pernambuco, Piauí e Paraíba, denominada de Cariri Cearense.

 

Juntamente com as cidades de Juazeiro do Norte e Barbalha, a cidade de Crato constitui uma conurbação de intensos fluxos econômicos e populacionais, popularmente conhecidas pela denominação de Triângulo CRAJUBAR. Estas cidades tem uma distância entre elas de 10 km e, de acordo com as estimativas da população residente, com data de referência em 1º de julho de 2020, realizado pelo IBGE, apresentam uma população de 470.523 habitantes. O CRAJUBAR se constitui no centro urbano mais dinâmico e populoso do Estado do Ceará após a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Abrangendo este conjunto urbano, em junho de 2009, pela Lei Estadual No. 78/2009, é instituída a Região Metropolitana do Cariri (RM Cariri), formada por nove municípios: além dos três que compõem o Triângulo CRAJUBAR, os seus municípios limítrofes de Caririaçu, Farias Brito, Nova Olinda, Santana do Cariri, Jardim e Missão Velha.

 

A Região do Cariri é marcadamente conhecida por possuir o primeiro Geoparque Mundial da UNESCO das Américas e do Hemisfério Sul, o Geopark Araripe, um dos programas mais relevantes que a região possui e cuja instituição gestora é a própria URCA. Os Geoparks se constituem enquanto um padrão de compleição territorial caracterizado pela identificação particular de um inventário geológico de relevância e raro (SALLES et all, 2008). É necessário que esta diferenciação vá mais além, se concretizando no fato de que tal constituição territorial advinda das particularidades da formação geológica possui desdobramentos na formação mais ampla da identidade do território através de elementos econômicos, sociais, culturais, antropológicos que se manifestam de forma tácita no cotidiano desta área. A sua chancela precisa ser reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization – UNESCO), através da sua Rede Global de Geoparks (Global Geoparks Network – GGN), havendo uma avaliação periódica também conduzida por este organismo das Nações Unidas.

 

O Geopark Araripe foi instituído por candidatura do território à UNESCO em 2005, e oficializada em setembro de 2006. É formado por seis municípios localizados no recorte espacial denominado de Região do Cariri. São eles Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri e abrangem uma área 3.441km2 (GEOPARK ARARIPE, 2015).

Todos estes aspectos colocam a região na agenda de renomados pesquisadores nacionais e internacionais, atraindo um aberto movimento de fluxo científico no campo da Economia, Antropologia, Geografia, História, Artes e Cultura, o que mobiliza fatores econômicos nas diversas ordens, sendo requisital a existência do Programa de Pós-graduação em Economia Regional e urbana (PPGERU).