Corpo Docente

ANA CAROLINA NEGRÃO BERLINI DE ANDRADE [Currículo Lattes]

Projeto de Pesquisa: O sertão na literatura e no cinema nacionais: estereotipia, desestabilização e poeticidade 

Linha de Pesquisa: Poéticas da palavra, Cultura e Sociedade

Descrição: O presente projeto de pesquisa visa analisar a produção literária e audiovisual nacional que aborda, estruturalmente ou tematicamente, o sertão, dando especial atenção à produção contemporânea. Sendo esse espaço e, mais genericamente, o regionalismo, uma marca da literatura brasileira, nosso objetivo é investigar os modos de representação desse local tão explorado pelo imaginário nacional, levando em consideração as mudanças operadas na representação atual do sertão em relação à tradição literária. Nosso paradigma de investigação leva em consideração, portanto, os modos como o sertão foi discursivizado e estetizado na literatura e no cinema brasileiros, sobretudo na contemporaneidade, na qual essa tradição é retomada ou reformulada. Nossa hipótese inicial parte do princípio de que existem três grandes forças, à maneira das funções jakobsonianas, responsáveis pela representação e definição do sertão: a estereotipia, que reforça certas representações cristalizadas e generalizantes do sertão; a desestabilização, que explora espaços, tradições e pessoas geralmente ausentes da tradição literária sertaneja ou “excêntricos” (HUTCHEON, 1991) e, por fim, a poeticidade, em que o sertão é abordado mais como constructo discursivo e intertexto do que como realidade empírica a ser mimeticamente representada. Nossa segunda hipótese é que cada uma dessas forças estabelece outras relações, caso, por exemplo, da associação comum entre os estereótipos de sertão e uma tendência naturalista na sua abordagem. Como dissemos acima, essas três forças não se excluem, antes são combinadas entre si e estabelecem relações terciárias, dando origem aos “sertões” específicos de cada obra literária. Deste modo, o presente projeto contempla a análise de obras da literatura e do cinema nacionais focando na análise do espaço, em específico do sertão. A fim de comprovar nossa hipótese, escolhemos como corpus exemplar, dentre a recente produção nacional sobre o sertão, quatro romances, a se saber: Torto arado (2019), de Itamar Vieira Júnior, vencedor dos prêmios Oceanos e Jabuti em 2020, Tempo de espalhar pedras (2018), de Estevão Azevedo, ganhador do prêmio São Paulo de literatura, Outros cantos (2016), de Maria Valéria Rezende, ganhador do prêmio Jabuti, e A cabeça do Santo (2014), de Socorro Acioli. O fato de alguns desses romances terem sido premiados também é uma justificativa para sua escolha, não porque comprovam a sua qualidade estética, mas porque permitem questionar como as premiações se relacionam com os paradigmas e estereótipos do espaço sertanejo nacionalmente difundidos e aceitos como verossimilhantes.

Contato: ana.berlini@urca.br

 

CLÁUDIA REJANNE PINHEIRO GRANGEIRO [Currículo Lattes]

Projeto de Pesquisa: Discurso, corpo e subjetividades 

Linha de Pesquisa: Língua, Discurso e Identidades 

Descrição: O projeto tem como objetivo investigar os mecanismos de produção das subjetividades contemporâneas, considerando as relações de poder e os dispositivos de governamentalidade, principalmente os que incidem sobre o corpo, considerado como lugar de fala e como acontecimento discursivo inscrito em uma rede tanto de dizeres/poderes/saberes como de silêncios e silenciamentos, no tocante a questões de gênero, etnias, nacionalidade/regionalidade, a partir de lugares de memória e de materialidades diversas: cinema, televisão, literatura, folhetos de cordel, xilogravura, gêneros publicitários, cibergêneros como memes e gifs de internet, canções em geral, canções presentes nas expressões culturais populares, em rituais religiosos. Para tanto, tem-se como referências de análise os pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso Francesa, articulados com as teorias das Multimodalidades e os Estudos Culturais em autores como Michel Foucault, Jean Jacques Courtine, Kress e Van Leween, Stuart Hall, dentre outros. 

Contato: claudia.pinheiro@urca.br

 

EDSON SOARES MARTINS [Currículo Lattes]

Projeto de Pesquisa: Conteúdo, material e forma das poéticas populares 

Linha de Pesquisa: Poéticas da palavra, Cultura e Sociedade 

Descrição: Este projeto de pesquisa pretende desenvolver estudos que contemplem, em chave teórica ou crítica, as formas estéticas da tradição oral, como poesia oral, formas poéticas mágico-religiosas, conto popular, repertórios de explicações, cantoria de repente, cantos dançados, memórias de intelectuais do povo, considerados em variados suportes, seja como escrita criativa na forma de gêneros secundários (conto, romance, novela etc.) ou na forma de transcri(a)ção escrita de fundo multimodal de gêneros primários. Para o desenvolvimento de tais estudos, serão consideradas preferíveis aquelas abordagens teórico-crítico-metodológicas que se enquadrem na tradição dos estudos de teoria bakhtiniana dos gêneros, de abordagem do hibridismo cultural segundo Canclini e estudos inspirados, a partir de Candido, nos conceitos de sistema literário, formalização estética e redução estrutural, além daqueles que se sirvam das teorias da performance. 

Contato: edson.soares@urca.br

 

FRANCISCO DE FREITAS LEITE [Currículo Lattes]

Projeto de Pesquisa: Linguística do discurso 

Linha de Pesquisa: Língua, Discurso e Identidades 

Descrição: Este projeto tem por objetivo a orientação de pesquisas de cunho teórico e analítico sobre aspectos fonético-fonológicos, morfológicos, lexicais, sintáticos ou semânticos, em termos discursivos, com especial interesse sobre questões de linguística histórica e de história da língua portuguesa, independentemente de marcos temporais. A fundamentação teórica das pesquisas deve estar relacionada com abordagens que considerem a linguagem em situação concreta de uso, tais como as perspectivas de Bakhtin, Volochínov, Benveniste e Ducrot. A orientação metodológica das pesquisas deve ser pensada a partir da consideração de corpora datados e localizados. Este projeto tem interesse também por trabalhos que mantenham articulações interdisciplinares com a História Social da Linguagem e com a Análise do Discurso Francesa. 

Contato: freitas.leite@urca.br

 

GUILHERME MARIANO MARTINS DA SILVA [Currículo Lattes

Projeto de Pesquisa: Relações interestruturais na literatura: diálogos entre o romance e o romance gráfico. 

Linha de Pesquisa: Poéticas da palavra, Cultura e Sociedade 

Descrição: Esta pesquisa pretende reunir estudos sobre o modo como os procedimentos formais de diferentes artes se relacionam, tendo como foco a incorporação de técnicas prototípicas de outras esferas do campo artístico dentro da estrutura narrativa do romance. Dessa forma serão feitas análises críticas de obras selecionadas na tentativa de mapear o modo como os textos do corpus interagem com os demais códigos artísticos e midiáticos, assim como indissociabilidade destes do horizonte da cultura. Doravante, para um enfoque na relação entre os diferentes sistemas semióticos, a pesquisa se baseará no aporte teórico de Bakhtin (1988; 1997), Gonçalves (2004), Silva (2015) e Jameson (1999), assim como de outros teóricos que analisam a relação entre sistemas semióticos de maneira a integrá-los na esfera cultural. Além disso, para uma análise específica das narrativas gráficas, os trabalhos de McCloud (2005), Wolk (2007) e Cirne (1972) são peças fundamentais. 

Contato:guilherme.mariano@urca.br

 

JERÔNIMO VIEIRA DE LIMA SILVA [Currículo Lattes

Projeto de Pesquisa: Dramaturgia e identidades

Linha de Pesquisa: Poéticas da palavra, Cultura e Sociedade 

Descrição: O projeto visa desenvolver reflexões acerca da literatura dramática e suas intersecções com outros gêneros literários em torno das questões de gênero, sexualidade e identidade. Pretende-se, a partir de levantamentos dos aspectos citados, desenvolver estudos críticos que possam envolver teoria e prática sobre diversos textos literários por entender a importância de tais abordagens para os estudos literários na contemporaneidade. Para tanto, serão pesquisados diversos autores que de uma forma ou de outra tenham tratado das questões relacionadas aos problemas de gênero, sexualidade e identidade em suas escritas, principalmente na literatura dramática. O projeto também privilegia estudos que proponham a investigação de obras, cenas ou estruturas que permitam, ainda, a articulação do trinômio identidade-sexualidade-gênero tanto com leituras encenadas quanto com releituras, alcançando o surgimento de outras escritas e sua ressignificação no âmbito literário. 

Contato: jeronimo.vieira@urca.br 

 

JOSÉ MARCOS ERNESTO SANTANA DE FRANÇA [Currículo Lattes

Projeto de Pesquisa: Linguagem, Discurso, Identidade e Formação Docente 

Linha de Pesquisa: Língua, Discurso e Identidades 

Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo agregar projetos de pesquisa que abordem questões de linguagem, de (inter)discurso, de identidade e de formação docente em Letras, inicial e continuada. Assim, ele acolhe pesquisas que tenham em seu escopo interesse em investigar, analisar e discutir os (inter)discursos constitutivos dos diversos documentos oficiais que orientam e regem o ensino básico, o ensino superior e a formação docente e os saberes envolvidos nos cursos de formação em Letras, tanto inicial quanto continuada. Nesse sentido, também é de nosso interesse pesquisas que abordem a identidade e o métier professoral, as práticas docentes em todos os níveis de ensino voltadas para as práticas discursivas e de linguagens pelo viés das teorias discursivas. Para tanto, tem-se como referências de análise os pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso francesa, articulados com as teorias didático-pedagógicas crítico-reflexivas e ativas, teorias discursivas dialógicas e os Estudos Culturais em autores como Michel Foucault, Michel Pêcheux, Mikhail Bakhtin , Maurice Tardif, Donald Schön, Stuart Hall dentre outros. 

 

Contato: marcos.franca@urca.br 

 

JOSÉ PATRICIO PEREIRA MELO [Currículo Lattes

Projeto de Pesquisa: Identidades indígenas, luta por direitos e discursos 

Linha de Pesquisa: Língua, Discurso e Identidades

Descrição: Este projeto parte do conceito de identidades pensado na multiplicidade e na atuação em rede a partir de uma construção social processual, contextual e relacional de legitimação, resistência ou de um novo projeto para a sociedade e tem como foco central de interesse a identidade indígena. A pesquisa, vinculada à Linha de pesquisa Língua, discurso e identidades, tem como um de seus núcleos de interesse mais centrais a etnogênese como processo de identificação produtor de discursos, além de estudos sobre as categorias étnicas caracterizadas como mistura de povos negros e índios que tenham servido para endossar processos de autoafirmação étnica de índios no Nordeste do Brasil. Pretende-se desenvolver estudos que tematizem os direitos à identidade, o desenvolvimento sustentável, o processo de colonização e lutas de classe, a cultura como elemento identitário, percebidos em sua relação com o problema da linguagem como forma de expressão da identidade, além dos que versem sobre discursos literários ou extraliterários, em que a identidade seja tratada em suas interfaces com a história, a geografia, a biologia, as instituições produtivas e reprodutivas, as relações de poder e as revelações de cunho religioso, como entendem Castells (1999) e Todorov (1992) ou sobre a memória coletiva, como elemento sociológico do processo coletivo de manutenção das identidades. 

 

Contato: patricio.melo@urca.br

 

LUDMILA BELOTTI ANDREU FUNO [Currículo Lattes

Projeto de Pesquisa: Identidade, cultura e formação de professores de línguas estrangeiras.

Linha de Pesquisa: Língua, Discurso e Identidades

Descrição: O presente projeto de pesquisa está voltado para os temas: identidade, cultura e formação de professores de línguas estrangeiras. Identidade, cultura, currículo e docência são palavras que carregam em si sentidos plurais, emaranhados, interdependente e constantemente atualizados que evocam questões relativas às representações de gênero, etnia/ raça, nacionalidade, idade, classe social, religião, língua e tecnologia, por exemplo. Trata-se de uma proposta direcionada à investigação de “quadros reguladores rígidos” (BUTLER, 1999), ou “sistemas classificatórios” (WOODWARD, 2009, p. 39), que podem ser definidos como sistemas ideológicos que tornam possíveis os discursos que orientam dinâmicas interpelativas, sobretudo de definição das identidades, voltadas para a docência e a escola. Essas dinâmicas interferem nas práticas vinculadas ao ensino e à aprendizagem de idiomas, que são o enfoque deste projeto.

Contato: ludmila.funo@urca.br 

 

MARIA ELIAS SOARES [Currículo Lattes

Projeto de Pesquisa: Variação e processamento da fala e do discurso: análise e aplicações (PROFALA) 

Linha de Pesquisa: Língua, Discurso e Identidades 

Descrição: O objetivo geral do projeto consiste em disponibilizar um banco de dados sobre o português falado no Brasil, e em países africanos de língua oficial portuguesa (os PALOPs), de modo a possibilitar a análise descritiva, sob a perspectiva dos aspectos fonético-lexicais, morfossintáticos, semântico-pragmáticos e discursivos da língua portuguesa, numa visão sociolinguística, geolinguística e discursiva, além de comparações relativas a outras variedades da língua, visando a uma discussão da política linguística para o português e a prestação de assessoria a órgãos de comunicação de massa e de criação de tecnologias de análise e processamento de fala. O projeto propõe a implementação de pesquisas que visem à descrição da língua portuguesa em diferentes perspectivas (levando em conta a necessidade da utilização de corpora já existentes na UFC), para análise das variações fonéticas, léxicas, morfossintáticas, semânticas e discursivas e sua aplicação ao ensino-aprendizagem de língua portuguesa e de línguas estrangeiras, uma vez que a coleta de amostras de fala possibilita a descrição vertical socialmente estratificada das diversas camadas populacionais e permite implantar um sistema baseado em tecnologia da informação para análise e aplicação a estudos de diversos aspectos da língua falada e do discurso. Um dos objetivos do projeto se volta para a fala do Ceará sob os pontos de vista fonético, lexical, morfossintático, semântico-pragmático e textual-discursivo, enquanto o segundo objetivo propõe um estudo exploratório sobre as variedades do português falado em Portugal e nos PALOPs, (Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe), com o própósito de realizar um levantamento que permita planejar uma pesquisa mais aprofundada da situação do português africano, no sentido de flagrar as diferenças em relação à língua falada no Brasil e refletir sobre a atitude de seus falantes frente à língua portuguesa, notadamente quanto à construção das representações dessa língua, como língua mater. 

Contato: maria.elias@urca.br

 

MARIA MARGARETE FERNANDES DE SOUSA [Currículo Lattes

Projeto de Pesquisa: Pesquisas linguísticas em gêneros: concepções teóricas e metodológicas.

Linha de Pesquisa: Língua, Discurso e Identidades 

Descrição: O projeto tem como objetivo orientar pesquisas de caráter teórico-metodológico em análise de gênero em geral e, em particular, em anúncios publicitários, com base na Linguística Textual, cujo interesse recaia na investigação do status genérico, propriamente dito, e nas estratégias de construção dos sentidos dos textos, tais como: coesão e coerência, processos referenciais, intertextualidade, interdiscursividade, multimodalidade, hipertextualidade etc. Além disso, este projeto abriga também interesses investigativos que se articulem de modo interdisciplinar com áreas correlatas, como: Linguística Sistêmico Funcional e Semiolinguística. Também fazem parte da área de interesse deste projeto investigações em que o método etnometodológico possa ser adotado, para uma abordagem em uma perspectiva de pesquisa social.  

Contato: margarete.sousa@urca.br

 

MARTHA MILENE FONTENELLE CARVALHO [Currículo Lattes

Projeto de Pesquisa: Código, Língua, Linguagem e Discurso em uma perspectiva inclusiva 

Linha de Pesquisa: Língua, Discurso e Identidades 

Descrição: este projeto tem por objetivo a orientação de pesquisas que compreendam estudos referentes à inclusão e as múltiplas linguagens, considerando as relações entre as variadas formas de comunicação de sujeitos com deficiência e suas implicações nas práticas pedagógicas para inclusão escolar e interações sociais para valorização da diversidade e promoção do acesso e permanência nos espaços sociais. A fundamentação teórica das pesquisas poderá estar pautada com abordagens que considerem a linguagem em situação de inclusão e comunicação. Para o desenvolvimento de tais estudos, tem-se como aporte teórico Reily (2004) Fiorin (2003) Mussalim e Bentes (2012) Soares (2017), assim como outros teóricos que consideram as múltiplas linguagens de sujeitos com deficiência e suas implicações nas práticas pedagógicas inclusivas.

Contato: martha.fontenelle@urca.br

 

NEWTON DE CASTRO PONTES [Currículo Lattes

Projeto de Pesquisa: Teoria do Conto 

Linha de Pesquisa: Poéticas da palavra, Cultura e Sociedade.

Descrição: Este projeto tem interesse por estudos que se voltem para o tratamento enunciativo, no conto, das formas de tempo e espaço e das relações dialógicas entre as diversas consciências que constituem as narrativas (autor, narrador e personagens); também daqueles que tratem da tensão, percebida na evolução do gênero, entre as tentativas de aproximar formalmente o conto de, por um lado, uma expressão de caráter comunitário e, por outro, uma expressão de caráter individual. Para tanto, são preferíveis as propostas de investigação que utilizam os estudos de Mikhail Bakhtin sobre estética literária, além das contribuições dos estudos filológicos de Erich Auerbach e de estudos que abordem teoricamente a evolução de outros gêneros literários, no que se destaca a teoria de Georg Lukács sobre o romance e a de Peter Szondi sobre o drama moderno. Em relação ao corpus, constituem o campo de interesse prioritário os contos de expressão linguística portuguesa, inglesa e espanhola (embora o projeto não se limite a estas), com especial ênfase nos escritores cujas obras representam desafios teóricos ao gênero ou que atuaram como críticos dele: Edgar Allan Poe, Jorge Luis Borges, Jorge de Sena, Guimarães Rosa, James Joyce, Virginia Woolf e outros. Este projeto pode eventualmente abrigar estudos de representações identitárias na literatura e de historiografia literária. 

Contato: newton.pontes@urca.br

 

SANDRA MAIA FARIAS VASCONCELOS [Currículo Lattes

Projeto de Pesquisa: Intergeracionalidade discursiva como patrimônio cultural imaterial de transmissão da memória: um estudo sobre o Funk no Brasil

Linha de Pesquisa: Língua, Discurso e Identidades 

Descrição: A transmissão de saberes, culturas e conhecimentos humanos pode ser considerada uma transmissão material ou imaterial (DILTHEY, 2010). Quase todas as narrativas que nos vêm de nossos antecedentes, pais, avós, de gerações anteriores nos chegam por meio de fotografias, contação de casos – causos – e por intermédio de nossos parentes ou amigos próximos, ou pelo menos por alguém que tivesse conhecimento da história. Objetos materiais a princípio podem assumir um aspecto cultural, familiar, histórico e consequentemente discursivo. Assim, passamos a ser tocados por um patrimônio cultural material, tangível, que nos remete a um patrimônio discursivo intangível. No sentido de abrir o leque às transculturalidades (VIANA, 2006), levantamos a hipótese de que os valores do Funk Brasileiro manifestam-se e organizam-se como um espaço de favorecimento à cultura de um patrimônio da identidade e da memória de um povo, em proveito da construção de novos valores (REZOLTALZI, 2006) em interdependência com discursos universais, considerando as diferenças sociais existentes entre as classes, com vistas a assegurar a coesão social. Deste modo, este projeto tem por objetivo analisar como se manifestam e se organizam discursivamente os valores do Funk Brasileiro em relação às componentes social e individual de identidade e memória , considerando as expressões culturais transmitidas pelo sentimento de não-conformidade moral e social (JERTFELT-GUSTARFFSON, 2019) com base nos posicionamentos de base discursivas (MAINGUENEAU, 2016). As distinções entre as transmissões de patrimônio cultural tangível e intangível, nosso objeto de pesquisa neste projeto, nos parecem marcantes no sentido de que a transmissão do patrimônio cultural material ou tangível ocorre sem que aquele que o passa de uma geração a outra mantenha a posse do patrimônio. Em contrapartida, em relação ao patrimônio discursivo imaterial, aquele que transmite permanece sempre na posse da coisa transmitida. A transmissão do patrimônio imaterial também pode implicar em processos de ressignificação ou reelaboração discursiva.

Contato: sandra.vasconcelos@urca.br