Perfil do Egresso

22 de março de 2019 - 07:14

A presente proposta de programa pretende formar profissionais capazes de atuar em instituições de ensino e pesquisa, nacionais ou estrangeiras, em literatura e linguística. Tais profissionais devem, ao se tornar egressos do curso, demonstrar um aprofundamento significativo de seus conhecimentos acadêmicos, iniciativas em criação e desenvolvimento de projetos de pesquisa em suas articulações com o ensino.

Em relação ao ensino, objetiva-se formar egressos que sejam capazes de atuar de forma crítica e significativa na realidade cultural e linguística em que se está inserido. Tal atuação deve afetar diretamente os métodos de ensino e a dinâmica entre o profissional e seus alunos, visando a uma educação humanizadora que considere os mais diversos percursos identitários e os saberes próprios dos cada sujeito e/ou grupos sociais, em qualquer nível de ensino em que atue o egresso. No que diz respeito à pesquisa, o programa tem por meta que os egressos sejam capazes de criar ou se integrar a grupos de pesquisa, desenvolver projetos e orientar estudantes em nível de graduação. Os profissionais formados devem ter um conhecimento teórico e prático de metodologia em pesquisa, sendo capazes de conduzir atividades de longo prazo e parcerias com outros pesquisadores. Em relação aos conhecimentos acadêmicos, pretende-se formar egressos interessados na constante atualização e continuidade de seus estudos, incentivando a inserção destes em cursos de doutorado e em intercâmbios com outras instituições.

O programa pretende, ainda, produzir e manter vínculos acadêmicos entre os professores docentes e os egressos do curso, de modo que possa continuar contribuindo com o desenvolvimento dos egressos mesmo depois de sua formação e que as atividades dos egressos em outras instituições possam expandir o campo de atuação do programa.