Reitor da URCA e Secretário da Secitece visitam estruturas em reforma na Instituição

3 de setembro de 2021 - 20:17

Com a finalidade de conhecer as reformas que estão sendo realizadas na Universidade Regional do Cariri (URCA) e tratar dos últimos detalhes da implantação do curso de Medicina, o Reitor Francisco do O’ de Lima Júnior, o Vice-Reitor Carlos Kleber do Nascimento, e o Chefe de Gabinete Edmar Pinheiro, juntamente com o Secretário da Secitece Inácio Arruda, e o Secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna Carlos Décimo, visitaram na manhã desta sexta-feira (03/09), as estruturas em reforma da Instituição.

Na ocasião, foi realizada a vistoria a sede da Fundação Padre Ibiapina, o prédio que está em negociação pelo Governo do Estado para ser o novo campus da Universidade, local que abrigará o curso de Medicina. Ao lado será o Hospital Universitário. Essa era uma demanda antiga da região, e foi possível através da conquista das novas estruturas. O espaço possui uma área de 4.017,00m², com a uma área construída de 2.779,00m².

O prédio apresenta 15 salas, baterias de banheiros (térreo e superior); prédio suporte por trás; prédio da rádio, mais 5 salas de suporte e auditório. O curso de Medicina dispõe de 30 vagas. As inscrições para o vestibular acontecem até o dia 20 de setembro. As provas serão aplicadas nos dias 16 e 17 de outubro.

Em seguida, foi realizada visita as obras do Centro Cultural do Cariri, onde está sendo construído o primeiro Planetário da região, que será utilizado pelos alunos do curso de Física e está previsto para ser inaugurado em dezembro deste ano. A comitiva também acompanhou a atualização da reforma do Centro de Ciências e Tecnologia da URCA.  O projeto é uma proposta decorrente do curso de Arquitetura e Urbanismo, o qual funcionará no campus Crajubar.

O Reitor ainda informou ao Secretário sobre a candidatura do Araripe Geopark como sede da próxima Conferência Internacional de Geoparks, prevista para acontecer em 2023. Os secretários também conheceram a cartilha sobre os fósseis da Bacia do Araripe – Série peixes, elaborada pelos autores Rafael Celestino Soares, Osmanda de Moura Souza e Damares Ribeiro Alencar. A cartilha faz parte dos projetos desenvolvidos pelo Setor de Geoconservação e possui o intuito de popularizar as geociências.