Biologia

Prodocência Biologia
O Prodocência Biologia tem por objetivo produzir materiais didáticos inovadores, para uso em sala de aula e em laboratório, com vista a melhoria da qualidade do ensino de Biologia, integrando a formação teórica e prática de alunos e professores nas diversas áreas da Biologia e a valorização da carreira docente.


Objetivos Específicos

  • Estimular e incentivar alunos e professores das diversas áreas das Ciências Biológicas à inclusão e melhoria de aulas práticas em seus programas;
  • Capacitar e divulgar o projeto entre os professores das Ciências Biológicas da região;
  • Fomentar experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador;
  • Estabelecer parcerias entre o Projeto Prodocência Biologia com a educação básica.


Duração do Projeto
(02 anos) de agosto de 2011 até agosto de 2013


Justificativa

No tocante à formação do professor de Biologia, vivenciamos atualmente no sistema de ensino brasileiro um paradoxo. Um consenso entre a comunidade científica e educacional é que o docente carrega a maior parte da responsabilidade em garantir a aprendizagem da biologia pelos alunos. Porém, a formação científica de nossos futuros professores tem deixado muito a desejar, seja por falta de conteúdo teórico ou absoluta falta de preparo científico prático. O resultado é que esse professor carregará consigo em sua prática diária docente a concepção errônea de ciência como conjunto acabado e estático de verdades definitivas. Com o desenvolvimento deste projeto buscaremos, caracterizar o objeto de nosso estudo, o saber científico prático e sua importância, para que possamos enquadrá-lo no amplo espectro das possibilidades para o ensino de biologia, tanto no sentido cognoscível quanto metodológico.


Metas do Projeto Prodocência Biologia

Com a meta de produção de material didático (CD E LIVRO), por meio da consolidação de práticas de Pesquisas e pedagógicas e divulgação do material produzido. Seguiremos as seguintes etapas:
Etapa 01 - Realizar uma reunião com equipe de professores para apresentar a proposta Prodocência e formar a equipe geral
Etapa 02 - Comprar o material de consumo e expediente para a oficina
Etapa 03 - Apresentação do projeto ao grupo gestor e professores de biologia nas Escolas da Rede Pública na cidade de Crato
Etapa 04 - Diagnosticar as aulas práticas nas diversas subáreas das ciências biológicas
Etapa 05 - Realizar entrevista de grupo focal com os professores de biologia da Escola Pública;
Etapa 06 - Promover Oficinas junto aos professores da rede Pública de Ensino
Etapa 07 - Capacitar e divulgar o projeto entre os professores das ciências biológicas da região.
Etapa 08 - Criar ações de intervenções no desenvolvimento de aulas práticas nas diversas subáreas das ciências biológicas durante as oficinas;
Etapa 09 - Construção de materiais didáticos para auxiliar na aprendizagem de conceitos específicos em biologia.
Etapa 10 - Produção de bibliografia especializada para o uso de laboratório e em sala de aula, integrando a formação teórica e prática de alunos e professores nas diversas áreas da biologia;
Etapa 11 - Realizar uma reunião para avaliar as oficinas descritas na etapa 6.
Etapa 12 - Analisar  o material produzido pelo estudo
Etapa 13 - Sistematizar o conhecimento produzido em livro;
Etapa 14 - Confecção do boneco do livro (modelo) para ser apreciado pelo grupo organizador
Etapa 15 - Confecção do boneco do CD (modelo) contendo as aulas práticas em biologia para ser apreciado pelo grupo organizador
Etapa 16 - Contratação de serviços de pessoa jurídica - gráfica, editoração e impressão.
Etapa 17 - Produção do livro e do CD-ROM contendo as aulas práticas em biologia
Etapa 18
- Apresentação do livro e do CD-ROM contendo fundamentação teórico/metodológica nas diversas subáreas da biologia mencionadas anteriormente;
Etapa 19 - Realizar uma reunião com alunos e professores das diversas áreas das ciências biológicas
Etapa 20
- Apresentar o material produzido de estudo/pesquisa
Etapa 21 - Preparar professores para utilização e difusão dos materiais didáticos produzidos
Etapa 22 - Estimular e incentivar alunos e professores das diversas áreas das ciências biológicas  na inclusão e melhoria de aulas práticas em seus programas; Etapa 23 - Avaliar a contribuição do material didático produzido na melhoria do ensino, por meio da identificação da aprendizagem de alunos e professores.