Educação Física

Justificativa
Brincar é uma forma lúdica de explorar a transformação e os significados que o brinquedo e as brincadeiras enquanto objeto cultural do cotidiano adquiriu em diferentes contextos históricos, contribuindo para a redescoberta da realidade cultural, que cerca os envolvidos neste exercício de conhecimento.

Relevância
A relevância desse estudo está direcionada, especificamente, aos alunos da escola pública e aos graduandos do Curso de Educação Física da URCA na busca da compreensão e re-leitura do passado do divertimento nesta região. Este trabalho abre uma nova possibilidade de ampliar o olhar sobre um bem cultural, por mais simples e universal que seja.

Principais Objetivos

  • Explorar as brincadeiras e os brinquedos de outras épocas em concomitância com a confecção desse material como recurso lúdico e didático de baixo custo;
  • Contribuir para a formação do aluno de graduação do Curso de Educação Física, estabelecendo ligações dos aspectos sociais, culturais e históricos do passado, presente e futuro das brincadeiras, jogos e esporte na sociedade caririrense;
  • Disponibilizar o material pesquisado aos estudantes dos cursos de Educação Física e demais interessado;
  • Ampliar a participação da universidade no âmbito de suas ações integradoras com a comunidade, em especial, os alunos da escola pública.
    DURAÇÃO DO PROJETO -(02 anos) de agosto de 2011 até agosto de 2013.

Metas
Produzir livro com 1000 exemplares e produto Audiovisual-Vídeo com 500 cópias para serem distribuídos gratuitamente aos professores da rede pública de ensino municipal e estadual.

Etapas Específicas do Curso de Educação Física
Etapa 1 - Realizar uma reunião com equipe de professores para apresentar a proposta Prodocência;
Etapa 2 - Preparar a equipe com revisão de Literatura e Aprofundamento teórico- metodológico
Etapa 3 - Planejar o programa de execução
Etapa 4 - Preparar o material coletado na pesquisa anterior para trabalhar com alunos da escola pública
Etapa 5 - Comprar o material de consumo e expediente para as oficinas
Etapa 6 - Entrar em contato com os palestrantes
Etapa 7 - Preparar a equipe através de palestras com dois estudiosos de brinquedos e brincadeiras
Etapa 8 - Comprar passagens para os palestrantes
Etapa 9 - Planejar o período das oficinas
Etapa 10 - Divulgar as palestras aos alunos do Curso de Educação Física na URCA
Etapa 11 - Apresentação do projeto ao grupo gestor e professores de Educação Física nas Escolas da Rede Pública na cidade de Crato
Etapa 12 - Planejar a exposição e a aula prática para confeccionar brinquedos e brincadeiras populares
Etapa 13 - Apresentar textos informativos, curiosidades e ilustrações complementares sobre o tema.
Etapa 14 - Realizar o deslocamento dos materiais das oficinas as Escolas Públicas em Crato;
Etapa 15 - Construir durante as oficinas a confecção dos brinquedos do passado
Etapa 16 - Expor o material produzido pelos alunos na Escola Pública
Etapa 17 - Expor o material produzido aos alunos do Curso de Educação Física da URCA
Etapa 18 - Realizar uma reunião com alunos e professores do Curso de Educação Física
Etapa 19 - Apresentar o material produzido de estudo/pesquisa
Etapa 20 - Preparar professores para utilização e difusão dos materiais didáticos produzidos
Etapa 21 - Avaliar a contribuição do material didático produzido
Etapa 22 - Analisar todo o material produzido pelo estudo
Etapa 23 - Sistematizar o conhecimento produzido em livro;
Etapa 24 - Confecção do boneco do livro (modelo) para ser apreciado pelo grupo organizador
Etapa 25 - Confecção do boneco de DVD (modelo) contendo as palestras, aulas práticas e a exposição temática pelo grupo organizador
Etapa 26 - Contratação de serviços de pessoa jurídica - gráficos, editoração e impressão
Etapa 27 - Produção do livro e do DVD
Etapa 28 - Apresentação do livro e do DVD contendo fundamentação teórico/metodológica, aulas práticas e a exposição temática mencionada anteriormente