História

Evento(s)


Prodocência História

Objetiva o fortalecimento da Pesquisa e do Ensino dos conteúdos de História Local.


Principais Objetivos

  • Articular a educação superior e escolas da educação básica, com o ensino, a pesquisa e a extensão, e com as instâncias que representam e são institucionalmente os responsáveis pelo funcionamento destes níveis de ensino;
  • Produzir material didático que provoque inovações e melhoria nas práticas educacionais e pedagógicas das licenciaturas, inclusive na revisão dos Projeto pedagógicos, enfatizando a inovação curricular e a gestão das licenciaturas;
  • A utilização e criação de novos espaços de formação e produção de material didático e a utilização de novas tecnologias na aprendizagem e na criação e novas metodologias para a formação inicial de professores.


Duração do Projeto
(02 anos) de agosto de 2011 até agosto de 2013


Justificativa

Justifica-se pela necessidade de se fomentar a pesquisa em Ensino de História no curso de licenciatura em História como um elemento de fortalecimento da formação do profissional docente e, do diálogo dessa produção como espaço escolar, em particular com as práticas de ensino da História como componente curricular, e neste caso especificamente com a História local.


Metas do Projeto do curso de História
  • Produzir e manter, durante os dois anos de desenvolvimento do projeto, uma mídia, uma página no site da URCA que dará acesso aos participantes do projeto, e ao público em geral, as  diversas informações sobre a execução do projeto e de subsídios sobre História Local e das práticas teórico-metodológicas em torno das mesmas;
  • Produzir uma mídia virtual com 250 exemplares contendo informações sobre a execução do projeto e subsídios sobre História Local como também das práticas teórico-metodológicas em torno das mesmas.


Etapas do Projeto
  • Planejamento das ações com equipe de professores das disciplinas de Estágio e Introdução a Pratica de Pesquisa em Ensino de História.;
  • Seleção de 50 professores das redes municipais para participarem de grupos de estudos e como campo de estágio das disciplinas, durante os 24 meses do projeto;
  • Realizar entrevistas abertas, com os 50 professores selecionados, sobre o ensino de História em geral, e especificamente com História Local;
  • Realizar reuniões bimestrais com os 50 professores;
  • Realizar um estudo a partir das narrativas orais dos professores nas reuniões bimestrais;
  • Utilizar os resultados do estudo, como subsídios para a reflexão sobre o Ensino de História Local, no NUAPEH em reuniões realizadas mensalmente com os alunos de Estágio I e II, na graduação;
  • Produzir Relatórios ao final de cada semestre, com os resultados das experiências pedagógicas com a história local no ensino fundamental;
  • Oferecer  colóquio e mini-cursos, sobre temas diversos, por especialistas nacionais, sobre a temática de história local, como parte da melhor qualificação das práticas dos professores da rede pública e dos alunos em formação;
  • Realização de um seminário temático para 300 participantes, contando com a participação de alunos do Curso de História e os professores de História da rede pública do Cariri, para a socialização dos resultados da pesquisa sobre as experiências teórico-metodológicas do Ensino de História Local;
  • Apresentação pelos participantes do projeto, no seminário temático dos seus relatórios de estágio (se alunos), e de suas práticas metodológicas (se professores da rede pública);
  • Produzir publicação sobre o ensino de História Local na Região do Cariri, com foco nas questões teórico-pedagógicas e com relatos de experiências pedagógicas, com o objetivo de orientar a formação inicial e continuada dos professores de História;
  • Produzir coletivamente uma publicação sobre o ensino de História Local no Cariri com artigos sobre as questões teórico-metodológicas e as experiências pedagógicas dos participantes;
  • Contratação de pessoa física para Edição, avaliação e impressão do material, sob a responsabilidade da coordenação setorial do projeto;
  • Lançamento da publicação do material impresso, ao final dos vinte e quatro (24) meses de execução do projeto.