Pedagogia

Objetivo Geral
  • Dotar as licenciaturas de um aparato científico – tecnológico através da produção e edição de materiais didáticos – pedagógicos e aquisição de recursos tecnológicos, visando à integração da educação superior com a educação básica.

Objetivos Específicos
  • Consolidar o Laboratório de Pesquisas e Práticas Pedagógicas do Curso de Licenciatura em Pedagogia da URCA, em âmbito institucional e social como espaço de elaboração e incentivo à produção didático-pedagógica e a pesquisa no âmbito do Ensino Infantil e Fundamental;
  • Incentivar a prática da pesquisa em metodologias de ensino fundamental no curso de Pedagogia da URCA;
  • Contribuir para a formação do professor-pesquisador, no contexto da formação inicial;
  • Possibilitar aos licenciandos do curso de Pedagogia em formação inicial, produzir instrumentos pedagógicos para o ensino infantil e fundamental;
  • Organizar um acervo bibliográfico que sirva de suporte para as atividades curriculares do curso, bem como, para as pesquisas de iniciação científica no campo da relação teoria-prática pedagógicas.

Duração do Projeto
Agosto de 2011 até agosto de 2013 (02 anos)


Principais Ações

Pautamos a nossa proposta inicialmente na realização de uma "oficina de histórias em quadrinhos" em que os professores do curso de Pedagogia possam aprender e ser multiplicadores dessa prática com os alunos da Licenciatura de Pedagogia.

As Histórias em Quadrinhos (HQs), produtos dessa oficina, passarão a compor os materiais/recursos didáticos pedagógicos do Laboratório de Pesquisa e Práticas e terão como temas as áreas de estudo das metodologias da Educação infantil e Ensino Fundamental e os Estágios: Matemática e Ciências Naturais; História e Geografia; Língua Portuguesa e Ética; Meio-ambiente, Orientação Sexual e Relações Étnico-Raciais.

A segunda ação é a publicação de livro nas áreas de Metodologias do ensino da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e dos Estágios supervisionados.
O terceiro momento tratará da organização de um Laboratório de Pesquisa e Práticas da Pedagogia com os seguintes objetivos:

  1. Incentivar a articulação teoria/prática numa relação dialética entre ensino, pesquisa e extensão no curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri/URCA;
  2. Contribuir para a formação do pedagogo-professor com enfoque nas ações de ensino, no contexto da formação inicial;
  3. Possibilitar aos licenciandos do curso de Pedagogia em formação inicial, produzir instrumentos pedagógicos para o ensino básico;
  4. Organizar um acervo bibliográfico e audiovisual que sirva de suporte para as atividades curriculares do curso bem como, para as atividades didático-pedagógicas das Metodologias de Ensino (educação infantil e ensino fundamental) e estágios supervisionados;
  5. Fortalecer a qualificação da formação docente nas diferentes modalidades de ensino da educação básica: Educação Infantil e Ensino Fundamental e Médio;
  6. Promover atividades de estudos teórico-práticos, investigação e reflexão crítica;
  7. Apoiar as atividades das disciplinas regulares de metodologias e os projetos de pesquisas;
  8. Contribuir para construção de saberes didático-pedagógicos ligados as áreas de estudos do ensino fundamental: ciências naturais e matemática, língua portuguesa e literatura infanto-juvenil, história e geografia, arte, educação física, ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual e pluralidade cultural;
  9. Possibilitar o desenvolvimento/divulgação de pesquisas nos seguintes eixos:
    • Livro didático;
    • Jogos e materiais pedagógicos;
    • Práticas educativas em espaços formais e não-formais de educação;
    • Currículo do Ensino Fundamental. Com previsão de implantação em duas principais etapas.


Atividades Desenvolvidas
1. Realização de Oficina de Construção de HQs no período de 06 a 10 de fevereiro de 2012. O local escolhido para tal oficina foi a Fundação Casa Grande em Nova Olinda, sob as instruções do oficineiro:

Sonia Maria Bibe Luyten, que possui Graduação em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero (1971), Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1974) e Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1987). Foi professora da ECA/USP e diversas faculdades de Comunicação. Foi docente e coordenadora do Curso de Mestrado em Comunicação da Universidade Católica de Santos. No Japão, foi professora convidada da Osaka University of Foreign Studies, Tokyo University of Foreign Studies e University of Tsukuba. Na Holanda, professora da Utrecht University e na França da Université de Poitiers. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Comunicação, Histórias em Quadrinhos, Charge, Cartum e Cultura Pop Japonesa. Foi pioneira nos estudos acadêmicos das Histórias em Quadrinhos japonesas (mangá) no Brasil. Tem diversos livros sobre Histórias em Quadrinhos e centenas de artigos em revistas e periódicos sobre o assunto. Recebeu diversos prêmios no Brasil e no exterior pela atuação na área das Histórias em Quadrinhos. É pesquisadora com ênfase no uso de quadrinhos na sala de aula com apoio da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Continua atuante como membro de banca de teses de Graduação, Mestrado e Doutorado. Atualmente é professora titular do Programa de Pós Graduação da UNIPAC - Universidade Presidente Antonio Carlos, em Juiz de Fora, Minas Gerais. No biênio 2008/2009 foi escolhida como Presidente do Troféu HQMIX, entidade que faz a premiação dos melhores artistas e acadêmicos na área de Histórias em Quadrinhos e Humor Gráfico.

2. Construção dos gibis educativos pelos docentes das disciplinas de Didática, Metodologia da Educação Infantil, Metodologia do Ensino Fundamental I e Estágios. Os gibis foram construídos durante a oficina. Participaram desta etapa do trabalho os professores/as do Departamento de Educação: Cicera Nunes, Isabelle Luna, Marcos Aurélio, Eliacy Saboya, Neuma Galvão, Verônica Carneiro e George Pimentel.

3. No momento estamos trabalhando na organização de livro na área de Metodologias da Educação Infantil e Ensino Fundamental que servirá como recurso pedagógico e de orientação para os trabalhos com os discentes do curso de Pedagogia e professores da educação básica.


Próximas Etapas
3. Edição e impressão dos gibis.
4. Uso dos gibis na formação inicial dos pedagogos.
5. Multiplicação dos conhecimentos adquiridos na oficina de HQs através de cursos oferecidos pelos docentes que participaram da oficina para os licenciados em Pedagogia.4. Finalização do livro na área de Metodologias da Educação Infantil e Ensino Fundamental.