PROEX apoia o I Festejo da Memória Afro-Brasileira

22 de novembro de 2016 - 14:57

Na manhã desta última sexta-feira, dia 18/11, a comunidade quilombola dos Souza, situada no sítio Vassourinha, zona rural do município de Porteiras, celebrou de forma dinâmica e afetuosa suas identidades afrodescendentes.
Isso ocorreu durante o I Festejo da Memória Afro-Brasileira, evento promovido pela Associação REMOP e Casa da Memória, e que contou com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da URCA, do Grupo de Valorização Negra do Cariri (GRUNEC), da Associação Porteirenses de Assistência à Família (APAF) e da Prefeitura Municipal de Porteiras.
Na ocasião, ocorreram oficinas com crianças, adolescentes, adultos e idosos da comunidade dos Souza, bem como apresentações artístico-culturais.
A Casa da Memória de Porteiras é um museu comunitário que foi fundado aos 21 de setembro de 2007. Sendo Administrado pela Associação REMOP, ele desenvolve ações educativas voltadas à promoção da cidadania cultural.
Atualmente, é um dos Pontos de Memória do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), órgão do Ministério da Cultura responsável por políticas museais. O certame nacional do Prêmio Pontos de Memória reconhece e premia experiências exitosas na área da museologia no Brasil.
Em sua terceira edição, em 2014, a Associação REMOP foi premiada em virtude das ações da Casa da Memória.
# Fotos