Nossa Equipe

 

Edson Soares Martins
Pró-Reitor

Possui graduação (1996), mestrado (2001) e doutorado (2010) em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (PPGL). Concluiu estágio pós-doutoral junto ao PROLING-UFPB. Atualmente é Professor Associado (Referência O) de Literatura Brasileira, na Universidade Regional do Cariri (URCA) e professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Letras, na mesma IES. Tem experiência na área de Literatura, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, poesia, conto oral popular, além de estudar, à luz da contribuição teórica bakhtiniana, a narrativa curta moderna e contemporânea e as formas da estética oral popular. Também manifesta crescente interesse pelas literaturas africanas. Editor-geral de Macabéa – Revista Eletrônica do Netll e Editor-Adjunto de Miguilim – Revista Eletrônica do Netlli.

 

 

Alexsandro Coelho Alencar
Pró-Reitor Adjunto

        

Doutor em Educação Matemática (2019) pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus Rio Claro (SP); Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (2014) pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Graduado em Licenciatura em Ciências com Habilitação em Matemática (2006) pela Universidade Regional do Cariri (Urca); Docente do Departamento de Matemática da Urca na área de Educação Matemática e docente do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat – Polo Urca). Integrante do Grupo de História Oral e Educação Matemática (Ghoem) e do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática da Urca (GPEMU). Recebeu, em 2020, o Prêmio Capes de Tese, na área de Ensino, pela tese intitulada: “Vozes do Cariri: monólogos e diálogos sobre a história da formação de professores de Matemática no interior do Ceará”. Atua na área de Educação Matemática e tem interesse em temáticas como histórias de formação de professores, história das instituições, aspectos históricos, filosóficos e sociológicos da Matemática e da Educação Matemática.

 

Fábio Hideki Yamada
Coordenador da Pós-graduação Stricto-Sensu

        

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá/UEM (2004), Especialista em Biologia Aquática (2005), Mestre (2008) e Doutor (2012) em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Estadual de Maringá/UEM. Pós-doutorado FAPESP pela Universidade Estadual Paulista/UNESP (2012 – 2016), com um período de estágio no Parasite Ecology Group, Marine Science Institute of University of California, Santa Barbara/UCSB (2014 – 2015) através do programa de Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE) da FAPESP. Professor Assistente do curso de Ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri/URCA. Coordenador e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Diversidade Biológica e Recursos Naturais/PPGDR da URCA. Coordenador dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu junto a Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa/PRPGP da URCA. Representante do Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Ceará junto a Secretaria da Ciência e Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará/SECITECE. Pesquisador Produtividade em Pesquisa da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico/FUNCAP (2018-2020). Tem experiência na área de ecologia parasitária de peixes dulcícolas da região Neotropical, atuando principalmente nos seguintes temas: systematic, taxonomy, environmental parasitology, biological invasions and host-parasite networks. Líder do grupo de pesquisa Biodiversidade Animal – dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6457157376561911.

 

Shalatiel Bernardo Martins
Coordenador da Pós-Graduação Lato-Sensu

        

Possui graduação em Letras Inglês-Português pela Universidade Regional do Cariri (2012), Especialização “Lato Sensu” em Ensino da língua inglesa (2012) e Mestrado em Linguagem e Ensino com foco no ensino de Língua Inglesa e Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande UFCG. Atualmente é Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Professor Efetivo da Universidade Regional do Cariri- URCA, Coordenador do Subprojeto de Língua Portuguesa do Programa de Bolsas de Iniciação a Docência-PIBID (2018-2019), Coordenador do núcleo de línguas da URCA (NUCLIN), membro titular de avaliação de projetos de extensão da pró-reitoria de extensão da URCA e desenvolve dois projetos de extensão com foco no ensino de línguas e no processo tradutório. Áreas de interesse: Ensino de língua inglesa, portuguesa e tradução.

 

Sidney de Lima Pinto
Presidente do Comitê Cientifico de Pesquisa (CCP)

        

Graduado em Processamento de Dados pela Universidade Potiguar, UnP (1997). Especialista em Administração de Sistemas para Internet pela Universidade Estadual do Ceará, UECE (2002). Mestre em Computação Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará, UECE (2010), área de concentração: Redes de Computadores. Doutor em Engenharia Mecânica (2017), área de concentração: Gestão e Otimização. Atualmente é professor efetivo da Universidade Regional do Cariri (URCA) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Ministra as disciplinas: Programação I, Programação II e Fundamentos de Sistemas de Informação.

 

Cleide Correia de Oliveira
Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)

 

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade de Fortaleza-UNIFOR com Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional do Cariri, tema da dissertação : Delírios da razão: da liberdade á exclusão social, área saúde mental, premio nacional de Honra ao Mérito “Jane da Fonseca Proença”. Doutorado em Bioquimica Toxicológica pela Universidade Federal de Santa Maria RS, com tese: AVALIAÇÃO DO POTENCIAL ANTICONVULSIVANTE DO CARYOCAR coriaceum WITTM . Pós-doutorado pela Universidade Federal do Cariri-UFCA. Estágio Pós Doutoral, intitulado ECONOMIA SOLIDÁRIA: ESTRATÉGIA PARA O EMPODERAMENTO NA ATENÇÃO PSICOSSOCIAL. Professora Associada da Universidade Regional do Cariri -UCA. Com experiência nas áreas de Enfermagem Saúde Mental, Assistencial, Centro Cirúrgico e Centro de Materiais , UTI , Gestão. Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde Publica e Privado. Atuando em linha de pesquisa, principalmente nos seguintes temas: Saúde Mental, Gestão Hospitalar, Epilepsia, História da Enfermagem. Coordenadora da Pós-graduação em Saúde Mental da URCA e Enfermagem em Oncologia. Lider do Grupo de Pesquisa Saúde e Trabalho. Coordenadora de LiSaMe Liga de ensino, Pesquisa e Extensão em Saúde Mental da URCA.

 

Cristiane Rodrigues Vieira
Vice Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)

 

Professora do Curso de Letras da Universidade Regional do Cariri. Sou graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1999), fiz curso de Especialização em Ensino da Língua Inglesa na Universidade Regional do Cariri (2002), mestrado em Linguística Aplicada na Universidade Estadual do Ceará (2009) e Doutorado em Linguística na Universidade Federal do Ceará (2019). Tenho experiência na área de formação de professor de língua inglesa e me interesso pela Linguística Aplicada, especialmente pelas crenças de professores e pela formação de professor de língua inglesa. Também tenho interesse pelo desenvolvimento de interlíngua escrita e pelos estudos de avaliatividade na perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional. Atualmente sou líder do Núcleo de Pesquisas em Linguística Aplicada, vinculado ao CNPQ.

 

 

 

Luis Rafael Leite Sampaio
Coordenador da Comissão de Experimentação e Uso de Animais (CEUA)

Enfermeiro Estomaterapeuta – TiSOBEST. Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade de Fortaleza (2007); Especialização em Enfermagem Clínica (2008) e Estomaterapia pela Universidade Estadual do Ceará (2014); Mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (2011); Doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (2016). Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (URCA) e do Mestrado Profissional Tecnologia e Inovação em Enfermagem da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Lider do grupo de pesquisa multidisciplinar e interinstitucional TECNOLOGIAS E INOVAÇÕES FARMACOLÓGICAS, cadastrado no CNPq e certificado pela URCA.Coordenador do Laboratório de Tecnologias e Inovações Farmacológicas (LATIF) da URCA. Bolsista de produtividade pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (BPI/FUNCAP). Membro do Grupo de Pesquisa: Neuropsicofarmacologia – UFC/CNPq. É avaliador Ad Hoc do Brazilian Journal Enterostomal Therapy ? Revista Estima e membro do Conselho Científico da Associação Brasileira de Estomaterapia. Desenvolve estudos na área de Enfermagem, Estomaterapia e Farmacologia.Tem experiência na área da Assistência, Docência e Pesquisa em Enfermagem com enfoque em Pesquisa Experimental (pré-clínica e clínica), atuando principalmente nos seguintes temas: Fundamentos de Enfermagem, Estomaterapia, Produtos Naturais e Farmacologia.

 

Roseli Barbosa 
Vice Coordenadora da Comissão de Experimentação e Uso de Animais (CEUA)

Possui graduação em Biologia pela Faculdade de Adamantina-São Paulo- (1997), Mestrado em Fisiologia Humana pela Universidade de São Paulo-USP (2000) e Doutorado em Fisiologia Humana pela Universidade de São Paulo-USP (2004), a pesquisa do doutorado foi desenvolvida em colaboração com o Instituto Butantan e Université Louis Pasteur-Strasbourg . Em 2001, recebeu bolsa de doutorado sanduíche da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo-FAPESP para aprender novas técnicas e coletar dados referente a sua tese na Université Louis Pasteur-Strasbourg. Em 2005 fez o Pós-Doutorado em Fisiologia Comparativa pelo Instituto de Biociência-USP. No ano de 2006 teve inicio ao trabalho de Pesquisadora e Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas do Instituto Superior de Ciências Biomédicas da Universidade Estadual do Ceará-UECE onde permanece orientando alunos de pós-graduação. Hoje Professora Pesquisadora efetiva da Universidade Regional do Cariri-URCA, orienta alunos de mestrado e doutorado no curso de Pós-graduação em Quimica Biológica-URCA. Tem como linha de pesquisa estudar o efeito dos óleos essenciais das plantas medicinais e seus constituintes sobre a excitabilidade celular.

 

Francisco Elizaudo de Brito Junior
Coordenador da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (COREMU)

Foto

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual da Paraíba (1996), mestrado em Bioprospecção Molecular pela Universidade Regional do Cariri (2010) e doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica Toxicológica) pela Universidade Federal de Santa Maria (2015). Atualmente é pesquisador (aluno de doutorado) da Universidade Federal de Santa Maria, coordenador da Universidade Regional do Cariri, representante no comitê intersetorial da Universidade Regional do Cariri, professor efetivo adjunto j da Universidade Regional do Cariri e coordenador da Universidade Regional do Cariri. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia e Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde coletiva, enfermagem, plantas medicinais, farmacologia e vigilância ambiental.

 

Sandra Mara Pimentel Duavy
Vice Coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (COREMU)

 

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999) e mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002). Atualmente é professora adjunto L do curso de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri e Doutoranda em Bioquímica Toxicológica do DINTER (URCA/UFSM). Tem experiência na área de Nutrição e Bioquímica, com orientação de trabalhos ligados a promoção da saúde, através da nutrição. Atua principalmente nos seguintes temas: Nutrição e Bioquímica, Doenças Crônicas.

 

Dayanne Rakelly de Oliveira
Coordenadora da Residência Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica (RESENFO)

Enfermeira obstetra, Doula e Educadora Perinatal. Possui Capacitação em Amamentação (90h). Graduada em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri (2003); Mestre em Bioprospecção Molecular pela Universidade Regional do Cariri (2010) e Doutora em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica pela Universidade Federal de Santa Maria (2015). Possui PhD em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2018). Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri; Docente do Mestrado Acadêmico em Enfermagem (URCA); Docente do Mestrado em Saúde da Família – RENASF (URCA) e docente colaboradora do Mestrado profissional em Saúde da Criança (UECE/URCA). Coordenadora do Programa de Residência Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica (URCA). Possui formação complementar em: Princípios da Resolução de Distocias com Spinning Babies; Cuidado perineal; Avaliação da progressão do trabalho de parto; Predição, prevenção e manejo clínico da pré-eclampsia; Indução do trabalho de parto; Apojadura, ingurgitamento mamário e mama cheia; Reanimação cardiopulmonar na gestação; Assistência ao Parto em Tempos de Covid-19; Hemorragia Pós-parto; Universo fisiológico da placenta; Obstetrícia e Ginecologia. Tem experiência no ensino, pesquisa e assistência em Enfermagem obstétrica, saúde sexual e reprodutiva.

 

Izabel Cristina Santiago Lemos de Beltrão
Coordenadora da Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva (PRMSC)

 

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri (URCA, 2012); Mestre em Bioprospecção Molecular (PPBM/URCA, 2015). Doutoranda pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (URCA); Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva (PRMSC/URCA); Tutora do Programa PET Saúde Interprofissionalidade. Coordenadora do Projeto de Extensão PRÓSS-Quilombolas (PROEX/URCA). Coordenadora do Projeto de Extensão Mais Chá, por favor! (PROEX/URCA). Tem experiência na área de Cuidados Clínicos em Enfermagem, Farmacologia dos Produtos Naturais, Uso de Recursos Naturais e Saúde das Populações e Sistemas de cuidados em saúde baseados no Etnoconhecimento.

 

Secretariado

 

Ana Emília Muniz Soares

Ana Felícia Barreto de Brito

Angélica Perpetua Bastos Donato

Lúcia de Fatima Gomes

Maria de Fatima Romão

Simone Barros do Nascimento