A Assessoria de Mobilidade e Internacionalização – AMI/URCA divulga Edital 002/2018 BRAFITEC

21 de fevereiro de 2018 - 15:37

Encontram-se abertas as inscrições para seleção de estudantes de Engenharia da URCA para intercâmbio na França, por meio do Projeto Brafitec/CAPES, conforme edital lançado pela Assessoria de Mobilidade e Internacionalização (AMI) e Coordenação do Projeto Brafitec na URCA.

As inscrições ocorrem no período de 21 de fevereiro a 09 de março de 2018, das 8:00 às 11:00h, na Coordenação do Curso de Engenharia de Produção Mecânica, Campus Crajubar, Juazeiro do Norte-CE.

Poderão se inscrever estudantes regularmente matriculados no curso de Engenharia de Produção Mecânica da URCA, que atualmente estejam cursando o 7º ou 8º período. Os candidatos devem ter um coeficiente de rendimento igual ou superior a 7,0, obtido nota no ENEM igual ou superior a 600 pontos, em exames realizados a partir do ano de 2009 e proficiência na língua francesa, com nota mínima B1.

O programa BRAFITEC/CAPES consiste no desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisa em parcerias universitárias nas especialidades de Engenharia, em nível de graduação, para fomentar o intercâmbio entre Brasil e França.

O presente projeto engloba a Universidade Regional do Cariri-URCA, a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”- UNESP e a Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, e a Universidade de Lorraine, em Nancy, França.

Os estudantes selecionados farão intercâmbio com duração de um ano na Universidade de Lorraine, se beneficiando dos seguintes auxílios financeiros: Bolsa mensal, Auxílio instalação, Seguro de saúde e Passagens aéreas de ida e volta, com recursos provenientes da CAPES.

Instituições Parceiras com bolsa BRAFITEC:

– Grenoble INP

– Institut National Polytechnique de Toulouse – INPT

– ENI Tarbes, ENI Saint Etienne, ENI Metz e ENI Brest

– INSA (Lyon, Rennes, Rouen, Strasbourg, Toulouse e Val de Loire)

– IngéFrance – (EIGSI La Rochelle, EPF Sceau e HEI Lille)

– Rede POLYTECH’ – Grenoble, Marseille e Orleans

Mais informações podem ser obtidas no edital de seleção, e com a Coordenação do projeto Brafitec na URCAAssessoria de Mobilidade e Internacionalização (AMI).

Assessoria de Mobilidade e Internacionalização (AMI):

– Assessora: Profa. Aline Rodrigues Nogueira

Coordenação do Projeto Brafitec na URCA:

– Coordenador: Prof. Carlos Kleber Nascimento de Oliveira.

– Vice-coordenadora: Profa. Rosa Maria de Medeiros Marinho Dias

e-mail: internationalrelations@urca.br

 

::.EDITAL

::.Ficha de Inscrição