I Seminário de Mobilidade e Internacionalização – SEMIURCA

1 de novembro de 2018 - 13:29

I Seminário de Mobilidade e Internacionalização da URCA: Internacionalização do Cariri

A internacionalização já se tornou um ponto dado das universidades ao redor do globo, tendo o Brasil participado ativamente de um processo intensificado de internacionalização durante os anos de 2004 à 2014, com o financiamento de vários programas de mobilidade, dentre estes os programas Ciência sem Fronteiras e Doutorado Sanduíche no Exterior. Isso resultou em um aumento exponencial nos acordos de cooperação com universidades estrangeiras, assim como na formação parcial de universitários e pesquisadores brasileiros no exterior, resultando em maior visibilidade das IES e em uma experiência de formação profissional global destes alunos e professores. No entanto, por conta da nova política de cortes orçamentários, tais projetos sofreram grandes cortes e a atuação efetiva dos acordos não está se realizando. Ou seja, sem o suporte governamental, a mobilidade física foi seriamente comprometida.

Mas há problemas externos ao fomento para mobilidade. No caso das IES brasileiras uma das maiores dificuldades em torno da realização da mobilidade e internacionalização é a barreira linguística. Com a criação do núcleo de línguas pelo DLL, assim como pela implementação em 2018 do Idioma Sem Fronteiras, na URCA espera-se sanar parcialmente essa dificuldade, mas ainda se faz necessária uma discussão mais aprofundada sobre o tema no âmbito específico da internacionalização em casa (IC).

Como a ausência de fomento é um problema estrutural para a realização da mobilidade, uma das alternativas buscadas é a estruturação de uma “mobilidade digital”. Dessa forma, cabe pensar, dentro das discussões do seminário, as alternativas viáveis no âmbito da educação a distância, tanto completa, quanto semi-presencial.

Pensando nestas questões como base para o início de uma discussão, fundamenta-se a elaboração do I Seminário de Internacionalização para elucidar o papel da Assessoria na instituição, assim como os meios possíveis de iniciar uma internacionalização ou mobilidade estudantil interna no cenário atual, assim como viabilizar um planejamento inicial de ações futuras.

 

MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES